quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O FERROVIÁRIO de Maputo sagrou-se sábado, no pavilhão anexo do Estrela Vermelha, campeão de boxe da cidade de Maputo à frente do poderoso Matchedje e da “caloira” Academia Continuadores.

O FERROVIÁRIO de Maputo sagrou-se sábado, no pavilhão anexo do Estrela Vermelha, campeão de boxe da cidade de Maputo(S. Costa)
Os “locomotivas” terminaram a prova com 14 medalhas, das quais cinco de ouro, sete de prata e duas de bronze. Os “militares”, por seu turno, amealharam 10, sendo quatro de ouro, duas de prata e quatro de bronze. A Academia Continuadores foi última com três medalhas no total: uma de ouro, outra de prata e mais uma de bronze.

O Ferroviário chegou à final com alguma vantagem, pois levava consigo 12 pugilistas contra metade do Matchedje e dois da Continuadores.

Ao longo dos três dias da competição foram realizados 34 combates nas categorias de 48 kg a mais de 91.

No dia da final, ainda houve combates de demonstração de femininos, envolvendo atletas da Academia Lucas Sinoia. Nos 57 kg, Elisa António perdeu com Maria Manuela, enquanto Tonelga Juga derrotava Rofina Cossa.

Vejamos os medalhados por divisão:

48Kg

1º Julião Fernando, da Academia Continuadores.

2º Sérgio Domingos, CFM

3º António Taímo, Academia Continuadores

51 Kg

1º Valdo António, CFM

2º Álvaro Germano, Matchedje

3º Abel Figueiredo, Matchedje

54 Kg

1º Cremildo Artur, CFM

2º Vasco Francisco, Matchedje

3º Ahecar Alexandre, Matchedje

57 Kg

1º Sande Raposo, Matchedje

2º Regan José, CFM

3º Jaime Magaia, Matchedje

60 Kg

1º Watch António, do Matchedje

2º Paulo Lourenço, CFM

3º Félix José, Matchedje

64 Kg

1º Herbert Plíneo, Matchedje

2º Elcídio Fernando, CFM

3º Adércio Djedje, CFM

69 Kg

1º Alfredo Arnaldo, CFM

2º Genito Máquina, Academia Continuadores

3º Aminério Alfeu, Matchedje

75 Kg

1º Elton Eduardo, Matchedje

2º Jorge Manjate, CFM

3º Binda Caetano, Academia Continuadores

75 Kg

1º Sérgio Hassane, CFM

2º Silvino Daniel, CFM

3º Alberto Zita, CFM

Mais de 91 Kg

1º Isac Dimande, CFM

2º Almeida Duvane, CFM

“Nacional” de ténis de seniores: Veterana Laura na final com a “pequena” Kiara

A VETERANA Laura Nhavene vai disputar a final feminina do Campeonato Nacional de Ténis de seniores com a “pequena” Kiara Maher, no sábado, nos “courts” do Centro Cultural do Banco de Moçambique, na Matola.

Eldorado Dabula (primeiro plano) eliminou António Sábado (A. Marengula)
A conceituada tenista dos últimos tempos, Laura Nhavene, confirmou a sua grandeza na meia-final de ontem, realizada nos “courts” do Jardim Tunduru, na cidade de Maputo, na qual “despachou” a inexperiente Geórgia Marshal pelo duplo 6/0. As meias-finais estavam projectadas para amanhã, mas o apuramento automático de Kiara Maher para a final, face à desistência de algumas tenistas inicialmente inscritas para a competição, forçou para que a meia-final entre Laura Nhavene e Geórgia Marshal se realizasse ontem para evitar paragens.

Aliás, o dia de ontem estava apenas reservado para a partida dos quartos-de-final entre Geórgia Marshal e Ercília Edmundo, que terminou com a vitória da primeira pelos parciais de 7/6 e 6/4.

MEIAS-FINAIS DE HOMENS ATRAEM ATENÇÕES HOJE

As meias-finais de homens, que se realizam esta tarde (14.00 horas) nos “courts” do Jardim Tunduru, prometem muita competitividade e espectáculo a ter em conta o valor de cada um dos tenistas envolvidos, nomeadamente Jonas Alberto, Feliciano dos Santos, Isac Jorge e Eldorado Dabula, que já se notabilizaram nas outras edições do “Nacional”.

Contudo, a partida que merecerá maior atenção será entre Feliciano dos Santos e Jonas Alberto. Trata-se de tenistas que já acumularam experiência suficiente como finalistas assíduos, mas que andaram fora das competições durante algum tempo, por razões diferentes. Jonas Alberto esteve durante alguns anos a estudar na vizinha África do Sul, enquanto Feliciano dos Santos limitava-se aos torneios mais cotados organizados pelo Clube de Ténis de Maputo, como é o caso do Torneio mCel.

A outra meia-final, que colocará frente-a-frente Isac Jorge e Eldorado Dabula (Baby), será um cruzamento entre uma das novas sensações da modalidade e um dos reaparecidos, respectivamente. Dabula, que ontem afastou da corrida António Sábado por 6/4 e 6/3, na única meia-final que sobrava em singulares homens, surpreendeu a muitos, pois há bastante tempo que não se faz ao “Nacional”.

Entretanto, iniciou-se ontem a disputa das meias-finais de pares homens, que serão concluídas hoje. A final de pares realiza-se amanhã, nos “courts” do Jardim Tunduru.

O pior pugilista do mundo vai pendurar as luvas

NA sexta-feira (amanhã), Peter Buckley vai deixar de levar pancada. O “perdedor mais espectacular do desporto britânico”, o pior pugilista do mundo, fará o seu 300º e último combate. Será a sua 257ª derrota?

Peter Buckley no tapete
Aos 39 anos, Buckley tem uma longa carreira de derrotas. Não foi sempre assim, em tempos era um promissor peso-pluma e chegou a ganhar um título regional em Inglaterra. Mas depois descobriu uma carreira mais lucrativa, como uma espécie de saco de pancada humano de pugilistas mais cotados.

Defrontou 42 futuros campeões do mundo, da Europa ou do Reino Unido, conta o jornal “Times”. Com o tempo, foi perdendo reflexos e “rounds”. Foram 256 derrotas ao todo, mais um recorde recente: nos últimos cinco anos perdeu 88 combates consecutivos.

Já houve quem tentasse pará-lo. Seguindo uma corrente defendida nos Estados Unidos, a qual defende que um pugilista que perca dez combates seguidos deve perder a sua licença, o Comité Britânico de Controlo do Boxe fez-lhe recorrentemente exames médicos, mas Buckley passou sempre.

E se um pugilista está medicamente apto, não se pode impedi-lo de competir. Nem que ele apareça com um olho negro mesmo antes do combate seguinte, como já aconteceu a Buckley.

O pugilista explica que parte da questão é a sua incapacidade em dizer que não. Basta convidarem-no, mesmo que seja para um combate no próprio dia, e ele vai. “Estou sempre no ginásio, e se me chamarem com duas horas de antecedência, digo que sim”, conta.

Também nega que a sua “opção” de vida tenha tido a ver com dinheiro. Foi mais uma questão de sobrevivência, diz: “O boxe deu-me boas férias, uma casa, um carro. A minha mulher e a minha filha vivem bem. Mas não lutei por dinheiro. O boxe evitou que fosse para a prisão.

O meu irmão Johnny, que morreu, entrava e saía constantemente da prisão. Dois sobrinhos meus cumprem pena. Muitos dos meus amigos de infância também estão presos. O boxe serviu-me para respeitar os outros e a mim mesmo”.

Salvado suspenso

O CONSELHO de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol decidiu suspender o técnico do Atlético Muçulmano, Arnaldo Salvado, por três meses, na sequência das declarações proferidas por este contra a Direcção do Clube Ferroviário de Maputo, no final do jogo frente à Liga Muçulmana a contar para o Moçambola.

O técnico do Atlético Muçulmano, Arnaldo Salvado
O Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol, na altura, abriu um inquérito para averiguar as declarações do técnico, tendo chegado à conclusão que este não tinha razão, pelo que acabou por lhe aplicar tal castigo que se junta a uma multa de quatro mil meticais.

Arnaldo Salvado não voltará, pelo menos esta época, a sentar-se no banco, algo que vinha acontecendo nas últimas jornadas, enquanto decorria o inquérito.

Para melhor do Mundo: Messi não vota em Ronaldo

LIONEL Messi está na corrida a melhor jogador do mundo. O craque argentino antecipa “uma bela luta” com Cristiano Ronaldo, mas diz que o seu voto não iria para o português. O seu favorito é Sergio Aguero.

LIONEL Messi está na corrida a melhor jogador do mundo.
“Dava os prémios (Bola de Ouro e FIFA World Player) a Aguero. O Torres e o Xavi também merecem. De Cristiano Ronaldo a Kaká, de Ibrahimovic a Rooney, estão todos na corrida”, analisa Messi, em entrevista ao jornal italiano “Gazzetta dello Sport.”

Quando lhe perguntam se Cristiano Ronaldo é favorito, Messi contorna a resposta: “É enorme, no ano passado ficou à minha frente na “Bola de Ouro” e atrás no Wolrd Player. Será uma bela luta”.

Na entrevista, Messi fala do passado e do presente e diz que o agora benfiquista Aimar era o seu ídolo de criança. “Aimar, mais que todos, quando jogava no River. Depois o DAlessandro e o colombiano Angel”, conta Messi, que desvaloriza a recente troca de palavras com Diego Maradona, que foi nomeado seleccionador argentino: “São coisas que se dizem no momento. Sei que o Diego me aprecia e não guardo rancor”.

Messi fala ainda do que mudou esta época no Barcelona, com uma ideia curiosa: as saídas de Ronaldinho e Deco foram benéficas. “Sem eles o jogo do Barcelona mudou e todos ganhámos: jogamos mais a bola”, constata.

Maradona treina Argentina

DIEGO Armando Maradona é o novo seleccionador argentino, sucedendo a Alfio Basile.

Riquelme
Segundo a agência noticiosa “Efe”, o antigo internacional, campeão do mundo em 1986, reuniu-se ontem com o presidente da federação local, Julio Grondona, confirmando o acordo no final do encontro. Para além de Maradona, da equipa técnica farão também parte Sergio Troglio e Carlos Bilardo.

“Estou mais que bem, satisfeito e muito tranquilo”, disse Maradona sobre a reunião com Grondona, na qual marcou presença o antigo seleccionador Carlos Bilardo, que será director-geral da selecção albiceleste.

O eterno “número 10” da Argentina adiantou que lhe caberá a si escolher e treinar os jogadores, embora sob supervisão de Bilardo, com a ajuda de um grupo de outros treinadores e do preparador físico Fernando Signorini.

Bilardo treinou “El Pibe” nas campanhas que levaram os argentinos ao título mundial no México-86 e à final perdida no Itália-90, em ambos os casos defrontando a Alemanha no jogo decisivo.

“A responsabilidade não pode ser de uma só pessoa e estamos a estudar se continua o sistema de um só técnico ou se o alteramos”, tinha declarado Grondona, sublinhando que os treinadores não podem durar dois ou três jogos, conforme os resultados.

Maradona admitiu que o líder da AFA manteve conversações com Bilardo antes de o contactar directamente e que terá sido o seu antigo treinador a “abrir o caminho” para a sua designação.

Alfio Basile abandonou o comando técnico da selecção a 17 de Outubro devido a “razões pessoais”, disse na altura Ernesto Cherquis Bialo, porta-voz da federação. Dieguito não demorou muitas horas a oferecer-se para o posto: “Não se esqueçam de mim”, gritava na manchete online do diário “Olé” no mesmo dia. “Chegou a hora de aqueles que em 1986 deram uma alegria a toda a Argentina terem uma oportunidade”, clamou o astro.

Basile, de 64 anos, tornou-se alvo das críticas na Argentina após a derrota na qualificação rumo ao Mundial-2010, frente ao Chile (0-1). O desaire colocou os argentinos em dificuldades para aceder ao “Mundial” da África do Sul, apesar de ainda faltar muito para jogar.

A equipa de Di María está em terceiro lugar com 16 pontos (4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas), atrás de Paraguai (23) e Brasil (17).

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Hóquei em patins:Prepara-se Torneio Fernando Adrião

Prepara-se Torneio Fernando Adrião
FERNANDO Adrião é o nome do torneio internacional que, em princípio, na próxima semana deverá fazer vibrar os corações de centenas de adeptos de hóquei em patins espalhados pela capital do país.

Perspectiva-se o reviver dos grandes momentos de hóquei, que na decáda oitenta colocaram a modalidade na ribalta com a vinda a Maputo de grandes equipas portuguesas, nomeadamente o Benfica e Sporting, e ainda as selecções de Portugal e Itália, aquando da preparação da Selecção Nacional para o “Mundial” no México em 1986.

Maputo, Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2008:: Notícias

Para o torneio em alusão, que levará o nome do melhor jogador de todos os tempos, Fernando Adrião, cinco vezes campeão do mundo e quatro da Europa, entre outros títulos, espera-se a participação de seis selecções, nomeadamente Moçambique, Angola, Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Colômbia, sendo que esta última é a única que confirmou a sua presença.

Os restantes países poderão confirmar ainda esta semana o convite formulado pela Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), até porque Nicolau Manjate, recentemente eleito vice-presidente para relaçòes públicas e porta-voz da FMP, viajou ontem para África do Sul, onde voltará a repisar o desejo de ver as referidas selecções tomarem parte na prestigiosa prova. Sublinhe-se que esta semana arrancou o “Mundial” do Grupo “B”, em Joanesburgo, África do Sul, onde à excepção de Moçambique e Angola (no Grupo “A”) estarão presentes as outras selecções, pelo que esta é uma boa oportunidade para a cidade de Maputo voltar a albergar uma competição internacional.

PAVILHÀO DO ESTRELA EM REABILITAÇÃO

No sentido de garantir uma prova sem sobressaltos, o Comité Organizador da Prova, que tem como chefe, Abel Guita, afiançou que ainda esta semana o pavilhão do Estrela Vermelha será alvo de obras de reabilitação do parquet, que segundo o dirigente, necessita de alguns retoques.

“Ainda esta semana os técnicos estarão a fazer algumas obras de renovação do parquet nas áreas mais critícas. Este é um pavilhão que não é necessário aprimorar muito, visto que as tabelas e o tecto, algo que nos preocupava, está em boas condições”, disse.

No que diz respeito ao alojamento, Guita referiu que os contactos com algumas unidades hoteleiras já se iniciaram, devendo esta situação ficar resolvida no decorrer desta semana.

Com todos os condimentos a serem trabalhados ao pormenor, Guita mostrou-se muito animado e confiante no seucesso do torneio, que de acordo com ele, servirá para testar o poder organziativo do país, que recentemente foi o escolhido para acolher o “Mundial” do Grupo “A” em 2011, bem como de preparação da Selecção Nacional para o Campeonato do Mundo, que se realizará na Espanha. Aliás, os trabalhos de preparação da selecção iniciaram-se na semana passada, e da melhor maneira, já que conquistaram o Torneio de Pretória.

LISTA DOS CONVOCADOS

DESPORTIVO - Arnaldo Queiroz, Bruno Pimentel, David Pimentel, Nuno Tavares, Bernardino Bettencourt, Wilson Sigalette e Nelson Costa

FERROVIÁRIO - Hélio Canda, Spiros Esculudes, Ivan Esculudes, Nelson Miquessene, Dário Mascarenhas, Ilidio Canda e Hélder Costa

ESTRELA - Nuno Canaveira e Hélder Mateus

DO ESTRANGEIRO (PORTUGAL): Nuno Adrião, Paulo Pereira, Júlio Soares e Bruno Adrião

“Nacional” de ténis de seniores: Apurados primeiros semifinalistas

OS tenistas Isac Jorge, de Maputo/província e vice-campeão de singulares homens, Feliciano dos Santos e Jonas Alberto, ambos de Maputo/cidade, asseguraram, segunda-feira, a presença nas meias-finais do Campeonato Nacional de Ténis de Seniores, isto em masculinos, que é disputado desde sábado último nos “courts” do Jardim Tunduru, na capital do país

Jonas Alberto e Eldorado Dabula num frente-a-frente
Em femininos, destaque vai para a regressada veterana Laura Nhavene, que é a melhor tenista que Moçambique já teve e que se exprimiu fora de portas. Pelos préstimos conseguidos nas últimas edições do Torneio mCel do Clube de Ténis de Maputo, Laura Nhavene apresenta-se como forte candidata ao título. Aliás, já venceu nesta prova algumas das melhores tenistas e com margens esmagadoras.

As meias-finais de masculinos realizam-se esta sexta-feira nos “courts” do Centro Cultural do Banco de Moçambique, na cidade da Matola. O grande ausente em singulares homens é o campeão em título, Ataíde Sucá, que se encontra nos Estados Unidos de América.

Em singulares senhoras, destaca-se a transição automática de Kiara Maher para a final, face à ausência de algumas tenistas inicialmente inscritas, casos de Narcisa Nhamitambo, que se encontra doente.

Kiara Maher foi assim bafejada pela sorte e, em consequência disso, disputará pela primeira vez a final da mais importante prova do ténis nacional, e é provável que se cruze com a veterana Laura Nhavene.

Nhavene defrontará, nas meias-finais de amanhã, a vencedora da partida de ontem entre Geórgia Marshal e Ercília Edmundo.

Grandes ausentes em singulares senhoras desta edição são a campeã e vice-campeã, nomeadamente Palmira Intipa, de Nampula, e Teresa Viana, da cidade de Maputo, o que pressupõe o surgimento de uma nova campeã nacional. Palmira Intipa não viajou para Maputo, por razões desconhecidas, enquanto Teresa Viana foi eliminada nos quartos-de-final por Kiara Maher. Narcisa Nhamitambo, finalista de há dois anos, é também uma das ausências mais notáveis.

“NACIONAL” SEM DETENTORES DE TÍTULOS E COM UM FINALISTA

A ausência dos campeões em títulos em ambos sexos já é motivo para atiçar a vontade que paira entre os tenistas que já deram passos no campeonato e se vêem na possibilidade de ganhar as provas nas quais participam, casos de Isac Jorge, que tem sido um finalista assíduo.

Mas pode ver a sua sorte gorada, pois na disputa do título estão tenistas como Jonas Alberto, o tenista que se destacou em princípios de 2000, que também já se encontra nas meias-finais. Jonas Alberto esteve muito tempo na vizinha África do Sul a estudar.

António Sábado, outro mais destacado tenista dos últimos tempos, está igualmente à espreita e disputa esta tarde (14.00 horas) a transição para as “meias” com Eldorado Dabula. Feliciano dos Santos é outro tenista a contar com ele na luta pelo título de homens.

Campeonato de Karts da Cidade de Maputo: Norberto Varinde virtual campeão

Pilotos partem para a posição de arranque
O PILOTO Norberto Varinde Júnior, dos Max Júnior, confirmou sábado a supremacia na categoria, destacando-se pela sexta vez consecutiva no Campeonato de Karts mcel da cidade de Maputo, numa prova em que foi igualmente detentor da “pole position”, com o melhor tempo cronometrado nos treinos, deixando novamente atrás o campeão em título, Cristian Bouché.

Norberto Varinde tornava-se assim virtual campeão, relegando definitivamente os seus opositores ao segundo plano, casos de Manuel Brazuna, seu mais directo perseguidor, e que nesta última prova teve um mau arranque que lhe comprometeu ao longo do restante percurso da prova.

Tudo indicava que Varinde podia fazer a festa de campeão do escalão na última prova, face à vantagem que detinha sobre Brazuna, e foi apenas uma questão de confirmação, pois o seu sério opositor vacilou de início, facilitando que o talentoso piloto chegasse outra vez ao pódio.

A hegemonia de Norberto Varinde foi se notabilizando com o andar do tempo, o que é justificado pelo facto de ter estado sempre melhor nos treinos cronometrados ocupando sucessivamente a “pole position”.

A grandeza de Norberto Varinde torna-se mais evidente quando se tiver em conta que o célebre piloto não deixou espaço para que os seus rivais apresentassem argumentos, com mais incidência para o então campeão em título, Cristian Bouché, que tentou redimir-se na última prova, mas em vão. Cristian Bouché obteve o segundo melhor tempo cronometrado nos treinos, mas não conseguiu impor-se na competição.

Enquanto isso, continua em aberto a disputa do título nos Max Challenge e GP Júnior, onde a luta pelo título foi submetida à última prova, que se realizará a 9 de Novembro. Nesta prova, o título poderá ficar nas mãos de Conor Hughes, que vem evidenciando maior poderio nesta classe, em que tem sofrido grande rivalidade de Luís Moreira, apesar da considerável vantagem que detém. Redimiu-se da queda na anterior prova, vincando a sua supremacia.

Acontece o mesmo nos GP Júnior, onde Aidan Hughes e Fredie Nunes são candidatos, apesar da significativa margem de vantagem com que o actual líder conta.

Torneio Internacional Eduardo dos Santos: Vinte e quatro na pré-selecção de Sub-20

VINTE e quatro jogadores fazem parte da pré-selecção de futebol de Sub-20 que, na próxima segunda-feira, 3 de Novembro, iniciará a preparação com vista a sua participação no Torneio Internacional Eduardo dos Santos, promovido pela fundação que ostenta o nome do presidente angolano (FESA) e que se realizará de 14 a 17 do mesmo mês.

Torneio da COSAFA : Sub-20 a caminho da RAS(C.Bila)
Deste número de pré-convocados, o Clube Estrela Vermelha de Maputo é que conta com mais jogadores (4), seguido do Desportivo e do Maxaquene, ambos com três.

O técnico dos “Mambinhas”, Amade Chababe Amade, disse que o evento calha num momento oportuno, sendo que os Sub-20 disputarão, em Dezembro, o Torneio da Confederação de Futebol da Zona Austral (Cosafa), na vizinha África do Sul.

O TÉCNICO da Selecção Nacional de Futebol de Sub-20, Chababe Amade Chababe
Os “Mambinhas” estão a preparar-se para as futuras competições internacionais de carácter oficial, como é o caso do Campeonato Africano da categoria, para o qual tem concorrido sem sucesso.

De referir que os “Mambinhas” participaram recentemente num torneio internacional na Malásia, para o qual foram convidadas seis selecções, maior parte das quais asiáticas. As selecções de Moçambique e Serra Leoa foram as únicas africanas convidadas para o evento, no qual o combinado nacional foi eliminado nos quartos-de-final.

EIS A PRÉ-CONVOCATÓRIA

Estrela Vermelha de Maputo – Sozinho, Dércio, António Celina e António Júnior

Desportivo de Maputo – Inocêncio, Ibraimo e Isac

Maxaquene – Armando, Vicente e Rodrigues

Costa do Sol – Ilísio e Jerry

Ferroviário de Maputo – Inácio e Fábio

Atlético Muçulmano – Manuelito e Gildo

Académica – Francisco e Xavier

Chingale – João Mazive e Lindo

Liga Muçulmana – Maninho

Excelence School Academy da África do Sul – Énio e Hilário

Baladyet El Mahala Club do Egipto – Luís Pereira

Rio Matola surpreende no “India Cup” de cricket

A EQUIPA do Rio Matola, que emergiu recentemente na prática de cricket, surpreendeu a muitos no Torneio India Cup, que é disputado desde sábado último na cidade de Maputo, garantindo a presença nas semifinais da competição, promovida pela Embaixada daquele país asiático em Maputo.

“Inter-escolar” de cricket movimenta centenas de jovens
Rio Matola conseguiu 12 pontos em três jornadas correspondentes à fase preliminar da competição, isto na série B, fruto de duas vitórias e um empate, superando deste modo Paradise, que contabilizou nove (duas vitórias e uma derrota).

Paradise transitou igualmente para as meias-finais, como segunda melhor equipa do grupo.

Na série A, a sorte coube a Moz Gujarat, que foi imbatível durante a disputa da transição para as “meias”, o que lhe conferiu os 15 pontos possíveis à frente do Grupo Desportivo Ismail, que somou sete.

Assim sendo, Rio Matola defrontará o Grupo Desportivo Ismail para a final, às 14.30 horas de sábado, no campo da antiga Cometal Mometal. Por seu turno, Moz Gujarat cruzar-se-á com Paradise, no mesmo dia e às mesmas horas, no Parque dos Continuadores. A final realiza-se no domingo, no Parque dos Continuadores.

Na cidade de Maputo: Técnico tunisino forma árbitros

DEZENAS de árbitros de voleibol da cidade de Maputo participam de hoje a 5 de Novembro num curso, a realizar-se na Faculdade de Ciências de Educação Fisíca e Desportos, Escola da Polana, praia da Costa do Sol (zona da Miramar) e Kaya Kwanga, sob a orientação do tunisino, Abdelmajid Jerad, instrutor da Federação Internacional da modalidade (FIVB).

No decurso da formação serão leccionados temas ligados às técnicas de arbitragem, como uso de novos equipamentos, acções de jogos e gestos oficiais. Serão ainda ministrados os métodos disciplinares que têm a ver com a correcção da movimentação do libero, bem como as novas regras para sancionar as demoras na reposição da bola em jogo.

Esta é uma iniciativa da Federação Moçambicana de Voleibol, inserido na capacitação dos árbitros nacionais, com vista a melhorarem a sua prestação nas variadas tarefas, bem como criarem bases para concorrerem ao cargo de árbitros internacionais.

Mourinho “corre” com Adriano e Cruz

JOSÉ Mourinho continua a “puxar as orelhas” aos seus jogadores, após o empate caseiro com o Génova (0-0). Na conferência de Imprensa de antevisão do encontro com a Fiorentina, o técnico português colocou alguma água na fervura, mas ainda assim voltou a deixar recados internos.

José Mourinho
Depois de ter prometido algumas “surpresas” na convocatória, Mourinho deixou Adriano e Júlio Cruz de fora.


“Nunca vou criticar um jogador por não jogar bem. Mas quando alguém não joga para a equipa é outra história. Quando assim é, por que não devo criticar?”, questionou o técnico luso. “Empatia não é só deixar beijinhos”, disse ainda.

O discurso conciliador foi alternando com algumas mensagens com destino certo. Exemplo disso o momento em que perguntaram a Mourinho qual o caminho que um jogador teria de fazer, depois de o técnico se sentir traído por esse elemento. “Um caminho longo”, foi a resposta.

Mourinho cumpriu a promessa e deixou Adriano e Júlio Cruz de fora da lista de convocados. O internacional brasileiro foi penalizado por ter chegado atrasado ao último treino antes do encontro, embora o treinador tenha contornado o assunto. “Como sabem que não treinou? Pode ter treinado depois”. Em relação a Cruz, a Imprensa italiana deu conta de um desentendimento entre Mourinho e o avançado argentino, durante o jogo com o Génova.

Ballack pede desculpas ao técnico da Alemanha

AMEAÇADO de afastamento da selecção da Alemanha, o médio-ofensivo Ballack pediu desculpas ao técnico Joachim Low, através de um comunicado oficial.


o médio-ofensivo Ballack
Na última semana, o “capitão” da equipa germânica criticou alguns métodos do treinador, que havia se desentendido com o também médio Frings e com o atacante Kuranyi, que acabou banido da equipa.

“Vou-me reunir com Joachim Low assim que eu estiver bem de saúde (passou por uma cirurgia nos dois pés). Vou-me desculpar pelo meu comportamento. Devo reconhecer que foi um erro fazer as coisas desta forma “, explicou o alemão.

Com 89 convocações no currículo, Ballack havia dito que faltava respeito e lealdade de Low em relação aos atletas.

Mundial de Sub-17 em futebol : Nigéria indisponível para organizar a prova

O GOVERNO nigeriano dissolveu o seu Comité Local de Organização (LOC) do “Mundial” de Futebol de Sub-17 (em juniores) em 2009, alegando falta de meios para suportar os encargos financeiros desta competição, soube a PANA segunda-feira em Lagos.


Presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou,
Os membros do LOC foram informados, no fim-de-semana passado, da decisão do Governo de que o país não estava disposto a suportar as despesas de organização da prova.

Com efeito, o Governo nigeriano considera que a organização deste torneio “não é uma prioridade”.

Esta decisão suscitou reacções de fúria, nomeadamente, por parte do presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, que a qualificou de “embaraçosa” para a CAF e para todo o Continente Africano, e pediu à Nigéria que reconsiderasse a sua posição.

Em caso de retirada definitiva da Nigéria, que organizou com êxito o “Mundial” júnior de 1999, o México estaria pronto para acolher a próxima competição.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Liga Nacional de Basquetebol: Ferroviário no topo

O FERROVIÁRIO de Maputo assumiu a liderança do Campeonato Nacional de Basquetebol Vodacom agora com 16 pontos, depois de conseguir uma dupla vitória (sexta e sábado) e beneficiado da derrota do Maxaquene e do desaire do Desportivo.

Lance do jogo Ferroviário-Maxaquene
Os “tricolores” seguem em segundo com 15 pontos, os mesmos pontos dos “alvi-negros”.

Pode-se dizer que foi um arranque de segunda volta dourado para os “locomotivas”. No primeiro embate venceram o seu velho rival, o Desportivo, por 90-66, um triunfo convincente dos “locomotivas” que começam a evidenciar o estatuto de tri-campeão, após um mau início de campeonato.

O Ferroviário de Maputo cumpriu na integra a sua dupla missão ao vencer, no sábado, o Costa do Sol, por 73-64.

Já o Maxaquene não conseguiu passar num dos dois testes, tendo baqueado frente ao Costa do Sol, por 64-71, e ganho ao seu rival, o Desportivo, por 71-61.

O confronto entre os “alvi-negros” e “tricolores” foi muito bem disputado, mas já na ponta final, do quarto e último período, os “tricolores” arrancaram para uma vitória por 71-61, uma margem de dez pontos, que acaba sendo pesada para os “alvi-negros”, a julgar por aquilo que foi a sua exibição.

No balanço desta ronda, em que no centro não se jogou devido a problemas organizacionais, pode-se dizer que o Ferroviário demonstrou ser o mais sério candidato a lutar pelo troféu.

Maxaquene e Costa do Sol terão alguma palavra a dizer, enquanto o Desportivo, depois de um arranque brilhante, parece começar a faltar pernas para aguentar a “pedalada” dos mais directos concorrentes.

Campeonato Africano-sub-18: Moçambique ficou na décima posição

A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol Masculino de Sub-18 ocupou a décima posição no Campeonato Africano, que decorreu em Alexandria, Egipto, após perder frente à República Centro-Africana, por 59-80.

A festa foi dos “Faraós”
Este desafio contava para o apuramento do nono classificado, tendo a R.C. Africana, conforme reflecte o resultado, acabando por ser muito mais forte que a equipa moçambicana.

No entanto, pode-se dizer que a turma moçambicana cumpriu com aquilo que era o seu papel na ponta final da prova ao evitar a última posição, já que a anteceder a este desafio, tinha vencido o Quénia, por 69-67, relegando os quenianos à disputa do 11º lugar frente ao Congo. Neste despique, o Quénia saiu derrotado, por 68-83, ocupando desta feita a última posição.

EGIPTO CAMPEÃO

Entretanto, numa final electrizante, o Egipto, a jogar em casa, ganhou a Angola, por 85-84. Um triunfo dos egípcios à tangente naquela que foi uma verdadeira propaganda de bola-ao-cesto. Um jogo digno de uma final com muitos pontos e emoção à mistura até à final. A vitória coube aos “Faraós”, mas se se pudesse repartir, não ficaria mal, já que os angolanos foram igualmente espectaculares.

No jogo de qualificação do terceiro, a Nigéria venceu o Senegal, por 68-57.

A quinta posição foi ocupada pela Argélia que derrotou o Marrocos, por 65-34, enquanto o Mali ficou em sétimo lugar, após derrotar a Costa do Marfim, por 36 – 54.

“Poule” da Zona Norte: Desportivo de Nacala solto na liderança

O DESPORTIVO de Nacala tornou-se, domingo último, líder isolado da “poule” da Zona Norte de apuramento para o Moçambola-2009, com a preciosa vitória, em casa, sobre o seu rival e conterrâneo Ferroviário (1-0), no decurso da segunda jornada da primeira volta.

imagem corporativa do moçambola
O Desportivo, que se estreou ao golear os “alvi-negros” de Chikweti de Lichinga (4-0), campeão provincial do Niassa, comandava a prova graças à vantagem no “goal-average” sobre o Ferroviário, que igualmente entrou a vencer o Sporting de Nampula, por 2-0.

O Sporting foi à Lichinga derrotar o Desportivo de Chikweti (2-0), no sábado, e passa a partilhar o segundo lugar com o Ferroviário de Nacala.

A próxima jornada, que encerra a primeira volta, será igualmente marcada por um duelo, desta vez envolvendo o líder Desportivo e o Sporting.

O Ferroviário de Nacala parte, por seu turno, para o reduto do Desportivo de Chikweti e com a vitória quase garantida.

Desp. de Nacala, 1 - Fer. de Nacala, 0: Vitória de querer


ESTAVAM criadas todas as condições e condimentos para que fosse uma grande partida de futebol e quem foi ao campo da Bela Vista, na cidade de Nacala, não se terá arrependido. Aliás, quando estas equipas se confrontam assiste-se a um duelo interessante e foi isso que aconteceu. Foi um grande jogo de futebol e o Desportivo ganhou pelo querer ao seu rival e conterrâneo Ferroviário.

Foi uma vitória de querer, com o campo completamente cheio e com espectadores de luxo, casos de Nacir Armando e João Chissano, treinadores do Ferroviário de Nampula e Costa do Sol, respectivamente, mais João Raul, dirigente sénior do clube “canarinho”.

Mas vamos ao jogo: o Desportivo entrou para a partida mais pressionante, resultado de um domínio territorial que exercia sobre o seu rival que, mesmo assim, não se deixou intimidar com a avalanche atacante dos donos da casa, tendo por conseguinte sido o primeiro a desfrutar de uma soberba ocasião de inaugurar o marcador por intermédio de Henriques, quando estavam ainda jogados cinco minutos.

Com o jogo a ser disputado com alguma intensidade, com os donos da casa a serem mais criativos, o Ferroviário ia surpreendendo o Desportivo com jogadas de contra-ataque que não encontravam enquadramento por parte de Mauro e Henriques, este último que voltou a falhar um golo, cara-a-cara com o guarda-redes David.

No entanto, o Desportivo, se que afigurava melhor equipa em campo e jogando a favor do vento intenso que se fazia sentir naquela tarde, poderia ter chegado ao golo quando, aos 43 minutos, Issufo não foi capaz de desfeitear Babay que, desamparado pelos seus colegas da defensiva, fez das tripas o coração defendendo com galhardia o portentoso remate para canto.

Pouco antes do intervalo, Henriques isolado teve mais uma perdida novamente.

O Desportivo veio do intervalo transfigurado e permitiu que o adversário criasse jogadas de ataque, falhando apenas na finalização. Um desses lances surgiu na sequência de um livre, mas o remate saiu ligeiramente alto, aos 61 minutos. O Desportivo respondeu no minuto seguinte num lance de contra-ataque, que termina com o cabeceamento de César, que passou a escassos centímetros da baliza defendida por Babay.

Estes dois lances espevitaram os ânimos das duas equipas e passou-se a assistir a uma partida bastante intensa, com jogadores de ambas as partes a darem o seu máximo à procura do golo, mas que apenas viria a acontecer aos 85 minutos. Há um livre indirecto do lado direito do ataque do Desportivo. Gulamo, que acabava de entrar e na primeira vez em contacto com o esférico, executa com alguma mestria e em arco para o interior da área, onde surge Félix a cabecear vitoriosamente para o 1-0.

Ferroviário, que não contava sair de Bela Vista a perder os três pontos, correu atrás do prejuízo mas debalde e já era tarde.

Dionísio Dongaze e seus auxiliares, nomeadamente Mário Albino e José Mucarara, realizaram um bom trabalho.

FICHA TÉCNICA

ÁRBITRO: Dionísio Dongaze, auxiliado por Mário Albino e José Mucarara.

DESPORTIVO – David; Joa, Asmo (Ramalho), Tung e Fenda; Sanito, Jampawe (Basílio) e César (Gulamo); Ibraimo, Issa e Issufo.

FERROVIÁRIO – Babay; Ussene, Chivambo, Magido e Saudinho; Pacha (Wazir), Laurindo (Joaquim), Kanmado e Henriques; Mambo e Mauro.

ACÇÃO DISCIPLINAR: amarelos a Issufo, Saudinho e Issa.

LUÍS NORBERTO

“Nacional” de Futebol da Divisão de Honra: HCB celebra transição de forma brilhante

O GRUPO Desportivo HCB de Songo celebrou, sábado, e de forma brilhante a transição para Moçambola-2009, vencendo em casa o Desportivo de Chimoio, por 1-0, em partida da 22ª jornada e última do Campeonato de Futebol da Zona Centro da Divisão de Honra.

A jornada de fecho foi marcada pelas vitórias esmagadoras conseguidas pelo Têxtil do Púnguè e Sporting da Beira. Os “fabris” da Manga golearam, fora de portas, Vespas do Dondo, por 3-0, enquanto os “leões” da cidade da Beira cilindraram, em casa, Leões de Vumba, por 4-1.

O Ferroviário de Quelimane, que empreendeu uma dura perseguição ao HCB, mas sem sucesso, também despediu-se bem ao derrotar, no seu reduto, o Desportivo de Tete, por 1-0, e é a segunda melhor equipa do campeonato.

O outro jogo da ronda, que deveria envolver as equipas do Desportivo de Báruè e Sporting de Quelimane, não se realizou devido à falta de comparência da segunda equipa.

Campeonato de Futsal da Cidade: “Muçulmanos” em teste de fogo frente ao Al-Mahid

A LIGA Muçulmana terá hoje, mais um duro teste na liderança, quando defrontar, a partir das 21.30 horas, no seu campo, o Al Mahid, em partida da 13ª jornada do Campeonato de Futsal da Cidade de Maputo.

A COMISSÃO de Futebol de Cinco, vulgo futsal, da cidade de Maputo é acusada de arrogância.
Ainda hoje, o Desportivo mede forças com a Liga Muçulmana B, a partir das 20.30 horas, enquanto MG e UEM ombreiam às 19:30.

Quando faltam três jornadas para o fim da prova, os “muçulmanos” comandam com 30 pontos, mais um que o Desportivo, e em caso de vitória darão um passo gigantesco rumo à conquista do título, visto que nas duas últimas jornadas defrontam adversários de menor gabarito.

A Liga é a única equipa que ainda não perdeu nesta prova, tendo na jornada anterior, realizada sexta-feira, no pavilhão da UEM, conseguido um precioso ponto, ao empatar com o Desportivo a três golos, naquele que era o confronto mais apetecível da ronda.

Aos pupilos de Roberval Ramos um empate era bem-vindo, visto que se mantinham na liderança, e teriam pela frente adversários “a priori”, bem acessíveis do que os “alvi-negros”. Já os comandados de Inácio Sambo precisam de vencer para não dependerem de terceiros.

Como era de esperar, um bom espectáculo de futsal, com muitos golos, diga-se de passagem. Os “alvi-negros” adiantaram-se no marcador com um auto-golo de Dino. Na resposta a Liga chegou à igualdade por Russo.

minutos depois, Kapa, e outra vez, Russo colocaram os “muçulmanos” a vencerem, por 3-1.

O Desportivo chegou à igualdade (3-3) por intermédio de Carlão.

Noutro desafio, o Paradise regressou às vitórias, ao ganhar a Procampo Kanes, por 6-2.

Futebol feminino: Paradise campeão da cidade de Maputo

O PARADISE sagrou-se domingo, campeão da cidade de Maputo de futebol feminino, ao vencer, no campo do Maxaquene, o Porto da Matola, por 3-0, na derradeira jornada da prova.

O Paradise partiu para esta ronda com 28 pontos, os mesmos que o Porto da Matola, pelo que este desafio tinha um cariz muito importante para ambas as equipas. No entanto, as atletas do Paradise, na sua maioria campeãs noutros anos pela formação do Rock 7, souberam se impor para detonarem o adversário.

O Paradise terminou o campeonato como líder isolado com 31 pontos e será o representante da capital do país no Campeonato Nacional.

Futebol português : Benfica em vantagem sobre os “rivais”

A SEXTA jornada da Liga 2008/09 ainda não está completa (faltava o Sp. Braga-E. Amadora, de ontem à noite), mas o Benfica já tem motivos para sorrir. Pela primeira vez desde que celebraram o último título do palmarés, em 2004/05, as “águias” têm vantagem pontual sobre os dois eternos rivais, FC Porto e Sporting.

O Benfica venceu com alguma
À entrada para a sexta ronda, o Benfica tinha dois pontos de atraso em relação ao FC Porto, e estava em igualdade pontual com o Sporting.

Ao vencer a Naval (2-1), e aproveitando-se da derrota caseira dos “dragões” frente ao Leixões (2-3) e o empate dos “leões” em Paços de Ferreira, a equipa de Quique Flores ganhou avança aos rivais: um ponto mais do que o FC Porto, e mais dois que o Sporting. Tal cenário não era verificado desde a última jornada de 2004/05, época em que o Benfica comemorou o último título do seu historial, comandado pelo italiano Giovanni Trapattoni.

Na época 2006/07 o Benfica esteve, em duas ocasiões, melhor posicionado que o FC Porto e o Sporting, mas com os mesmos pontos. Na primeira jornada dessa temporada os três “grandes” somavam três pontos, e na sétima ronda o trio tinha 16 pontos. Vantagem pontual, isso não acontecia mesmo desde a festa do título, no Bessa.

VITÓRIA EM TRÊS CAMPOS, 26 JORNADAS DEPOIS

Para ganhar vantagem sobre os dois rivais, o Benfica beneficiou do facto de ter “ganho em três campos”. A vitória sobre a Naval permitiu ganhar dois pontos ao Sporting (que empatou em Paços de Ferreira), e três ao FC Porto (derrotado em casa pelo Leixões).

A última vez que o Benfica tinha ganho pontos aos outros dois “grandes”, tinha sido na 10ª jornada da época 2007/08.
Nessa ronda, as “águias” golearam na Luz o Boavista, por 6-1, com José António Camacho no comando. O FC Porto empatou na Amadora a duas bolas, enquanto que o Sporting foi derrotado na visita a Braga (3-0).

Ronaldo melhor jogador para FIFPro

O INTERNACIONAL português Cristiano Ronaldo foi distinguido ontem como o melhor jogador da época 2007/2008 na eleição feita pela Federação Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro), com 57 500 votantes.

Ronaldo melhor jogador para FIFPro
Desta forma, o futebolista do Manchester United sucede a Kaká e Ronaldinho Gaúcho. “É fantástico ser premiado pelos colegas. Agradeço a colegas de equipa, treinadores e todos do Manchester United e da Selecção Nacional”, revelou o futebolista madeirense, citado pelo site da FIFPro.

Antes disso, já tinha sido anunciado que integrava o onze ideal. Este é o segundo ano consecutivo que Ronaldo integra o “onze ideal”, mas desta vez como avançado, sendo o único português nomeado pelos cerca de 57 500 jogadores profissionais.

Outros jogadores que integram, tal como no ano passado, a equipa da FIFPro: o espanhol Carlos Puyol (FC Barcelona); os ingleses John Terry (Chelsea) e Steven Gerrard (Liverpool); o brasileiro Kaká (AC Milan); e o argentino Lionel Messi (FC Barcelona).

As novidades deste “onze” são os campeões espanhóis Iker Casillas e Sérgio Ramos (ambos do Real Madrid), Xavi (FC Barcelona) e Fernando Torres (Liverpool); e, ainda, o jogador inglês Rio Ferdinand (Manchester United).

Ibrahimovic: o mais bem pago do mundo

ZLATAN Ibrahimovic já é o jogador mais bem pago do mundo. Segundo avança o Corriere dello Sport, Ibrahimovic renovou nos últimos dias o seu acordo com o Inter de Milão até 2013 e passará a receber 12 milhões de euros por temporada (mais três milhões do que estava previsto no anterior contrato)

ZLATAN Ibrahimovic já é o jogador mais bem pago do mundo
O internacional sueco desaloja assim Lionel Messi do primeiro lugar desta tabela. Irahimovic terá 32 anos quando terminar a sua ligação ao Inter de Milão, onde atravessa um excelente momento às ordens de José Mourinho.

Cristiano poderia ter-se tornado o segundo mais bem pago do mundo, caso o Manchester United tivesse aceite a proposta do Real Madrid pelo português. Os merengues estavam na disposição de pagar cerca de dez milhões de euros por ano ao madeirense.

Mourinho detona selecção francesa

A LÍNGUA do técnico do Inter de Milão, José Mourinho, permanece afiada. No último sábado, o português criticou a selecção francesa, uma vez que o médio Vieira lesionou-se após o jogo contra a Roménia, no último dia 11 de Outubro, de apuramento para a Copa do Mundo de 2010.

Mourinho: «Sentia mais pressão quando treinava o FC Porto»
“Ele está um pouco melhor, mas ainda não pode jogar. Quando eu treinava o Chelsea, tinha jogadores franceses e a história era sempre a mesma. Ou eles voltavam lesionados, ou ficavam mal alguns dias depois”, afirmou Mourinho que, não satisfeito, ainda continuou:

“Estou inquieto por perder Vieira por algumas semanas. O próximo jogo oficial da França é em 2009 e seria mais lógico deixá-lo trabalhar com o clube e convocá-lo em 2009. Mas tenho certeza de que ele será convocado para o amistoso de Novembro. Quando cheguei aqui (na Inter), ele havia se lesionado na selecção. Depois, ele voltou bem, fez quatro jogos consecutivos pela primeira vez depois de tempos e jogou muito bem. Agora, ele machucou-se de novo...”.

Certamente, as declarações chegarão aos ouvidos do técnico da França, Raymond Domenech, outro que é famoso por bater boca através da Imprensa. Promessa de guerra verbal nos próximos dias.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Taça Maputo para Maxaquene

NEM de longe, nem de perto pode-se dizer que o desafio entre Maxaquene e Ferroviário, realizado ontem, no campo da primeira equipa, a contar para a final da Taça Maputo, foi uma boa propaganda de futebol.

Maxaquene, em festa, exibe o “canecão”
Os jogadores de ambas as equipas andaram “atarantados”, sobretudo na primeira parte, período em que denotaram uma notável falta de discernimento na construção de uma jogada de ataque com cabeça, tronco e membros. Diga-se de passagem, que a maltratada relva do campo do Maxaquene também não ajudou para que as equipas pudessem brindar os adeptos, que até acorreram em número considerável, com uma partida à altura dum Maxaquene-Ferroviário.

A lei da eficácia foi o que acabou por prevalecer neste clássico com a equipa “tricolor” a demonstrar tais atributos quando à passagem dos cinco minutos da segunda parte (50 minutos), Maló galgou terreno na direita, e centrou para Macamito, que livre de marcação, cabeceou para o fundo da baliza defendida por Rodriguez, uma preciosa vantagem (1-0), que não mais se alterou, facto que permitiu ao Maxaquene festejar a conquista da Taça Maputo.

A vitória dos comandados de Zainadine Mulungo, acabou por ser muito sofrida, e até algo injusta, avaliando por aquilo que foram as oportunidades criadas ao longo dos noventa minutos. Mussá Osman não fez alinhar uma equipa de “segunda” como era de esperar, se se atender que tem compromissos muito mais sérios no Moçambola, prova em que segue isolado na liderança. Momed Hagy, Whisky, Jerry, Tony e Maurício, alguns dos habituais titulares não foram poupados, facto que deixou evidente que a turma “locomotiva” vinha à busca do “canecão”.

Reflexo disso mesmo, foi a sua entrada fulgurante. Ainda não estavam jogados dez minutos e Jerry já tinha feito estremecer a trave. Era um alerta para a defesa “tricolor”, que minutos depois foi outra vez posta à prova quando Butana bem enquadrado com a baliza rematou para uma boa intervenção de Nelinho, uma das melhores unidades em campo. Foram duas oportunidades em que o Ferroviário poderia ter chegado à vantagem, no entanto, faltava maior frieza na hora de atirar a “matar”. Estes lances foram, aliás, a nota dominante de uma primeira parte “acinzentada”, em que os “tricolores” não conseguiram chegar com perigo à área adversária.

Contudo, contra todas as expectativas, o Maxaquene começou a segunda parte a vencer. Fazendo valer aquele velho ditado “quem não marca sofre”. O golo do “capitão” Macamito foi um autêntico balde de água fria para os “locomotivas”, já que eram a melhor equipa em campo. O certo, porém, é que o golo, trouxe brilho ao jogo, visto que o Ferroviário passou a jogar claramente ao ataque abrindo, por via disso, espaços para o Maxaquene contra-atacar e numa dessas jogadas Eusébio podia ter dilatado o “score” mas permitiu a intervenção de Rodriguez.

Mas a anteceder a este lance, Maurício, por duas vezes, obrigou Nelinho a duas excelentes defesas. Nelinho foi um gigante entre os postes, já que à passagem dos 70 minutos voltou a parar um portentoso remate de Whisky.

O Ferroviário tudo fazia para chegar à igualdade, mas estava escrito que o Maxaquene estava em dia de sorte, visto que por mais duas vezes, Jerry e Jair, já nos derradeiros minutos, erraram o alvo por muito pouco.

Anaide Ussene, árbitro do encontro, realizou um bom trabalho.

FICHA TÉCNICA: Anaide Ussene, auxiliado por Joaquim Sambo e Baltazar Macamo.

Quarto árbitro: Justino Zandamela.

MAXAQUENE: Nelinho; Maló, Fredy (Marito), Mucuapene e Tony; King, Eusébio, Liberth e Macamito; Amílcar e Eurico.

FERROVIÁRIO: Rodriguez; Tony, Moka (Jair), Jotamo e Zabula; Butana (Paíto), Whisky, Momed e Maurício (Chana); Jerry e Luís.

DISCIPLINA; Cartão amarelo para Macamito (Maxaquene).

IVO TAVARES

Taça de Moçambique mcel: Ferroviário de Nampula, 1 – Atlético Muçulmano, 2 - Derrota por culpa própria

O FERROVIÁRIO de Nampula, somente pode se queixar de si mesmo, por este ano não ter carimbado o “passaporte” para a final da Taça de Moçambique mcel, na partida que no passado sábado realizou e perdeu frente à turma do Atlético Muçulmano da Matola, pois teve todos os condimentos a seu favor para que tal acontecesse.

A Equipe do Atlético Muçulmano
Entrou para o jogo mais esclarecido e a pressionar o seu adversário com jogadas de contra-ataque e, logo aos seis minutos poderia ter aberto o marcador, numa jogada em que Nando, inspirado naquela tarde teve um remate a roçar o poste esquerdo da baliza defendida por Pinto.

Com total controlo do jogo, os “locomotivas” nampulenses foram desperdiçando inúmeras ocasiões de golo para se adiantar no marcador, mas a verdade desse domínio viria a ser conseguido, aos 31 minutos, quando Nando se desfaz de um adversário e à entrada na grande área, dispara um tiro, sem hipóteses de defesa para o guardião muçulmano.

Mesmo depois do golo, viu-se um Ferroviário mais pressionante e não chegou ao segundo golo, porque Marufo, aos 41 minutos hesitou num lance que poderia marcar para alegria dos adeptos locais que já gritavam nas bancadas, saindo para o intervalo com o marcador seu a favor.

No reatamento, numa jogada que se afigurava inofensiva aparece Eboh a marcar o primeiro golo dos “muçulmanos” aos 47 minutos, num lance em que a defensiva “locomotiva” facilitou para a alegria dos treinados por Arnaldo Salvado.

A partir deste tento, assistiu-se a um Atlético Muçulmano com mais crença e que acreditou que, mesmo jogando fora de portas poderia fazer mais, pese embora o Ferroviário também ripostasse com alguns lances que punham em pânico a defensiva contrária.

Recordamos nesse período de um remate à “queima-roupa” de Elfídio que passou a milímetros da barra da baliza defendida por Pinto que neste jogo mostrou-se bastante seguro. Porque o jogo estava sob o controlo dos muçulmanos, regista-se um lance em que Mohamed teve que fazer um golpe de rins para sacar um golo certo, defesa que lhe valeu uma lesão, mas que depois de assistido continuou em jogo, até que o arbitro mandou recolher as duas equipas para o prolongamento, segundo as normas da competição.

Neste período, o Atlético Muçulmano foi mais esclarecido e clarividente tendo aos 110 minutos chegado ao golo, num lance em que Eboh cruza e Jonas faz o auto-golo que permitiu à turma matolense transitar para a fase final da Taça de Moçambique, com o Ferroviário de Nampula a correr atrás do prejuízo, até que Zinanga Xavier deu por terminada a partida.

A equipa de arbitragem, apesar de não ter influenciado no marcado, pecou por utilizar alguns critérios que prejudicaram o Ferroviário de Nampula, ao não marcar duas grandes penalidades que poderiam dar outra história ao jogo.

Ficha técnica:

Árbitros : Zinanga Xavier, auxiliado por Eduardo Gotoma e Bento Chencheranão

FERROVIÁRIO DE NAMPULA: Mohamed; Jonas, Faife, Kiki e Elídio; Marufo (Cuinica), Serginho (Pelembe), Leo e Nando; Elfídio e Leonel (Dula).

ATLÉTICO MUÇULMANO: Pinto; Clarêncio, Baúte, Amad (Caló) e Delcio; Gito, Anibal, Mucavel e Danito (Jojó); Dino, Eboh (Vitinho).

Acção disciplinar: Amarelo a Amad e Clarêncio todos do Atlético Muçulmano.

LUÍS NORBERTO

Taça de Moçambique mcel: Chingale- 1 -Ferroviário Beira- 0 - Vitória muito suada

O CHINGALE está na final da Taça de Moçambique mcel em futebol, mercê da vitória ontem no relvado do Desportivo de Tete sobre o Ferroviário da Beira, por uma bola sem resposta, resultado obtido durante os 120 minutos, uma vez que o tempo regulamentar terminou com um nulo.

CHINGALE está na final da Taça de Moçambique mcel em futebo
Foi uma vitória muito sofrida do Chingale, pois a equipa “locomotiva” da Beira não facilitou. Teve um caudal ofensivo muito superior à equipa da casa durante os primeiros 45 minutos.

O jogo começou com ambas as equipas a concentrarem as jogadas no meio-campo e optando por lançamentos compridos para o contra-ataque. Foi nesta toada de jogo que, à entrada do segundo quarto de hora, Edson recebeu um passe de Burra, atravessou a linha divisória, galgou pelo flanco esquerdo até ao fundo da linha e cruzou para os pés de Eládio que, com a baliza à sua frente, esticou o pé direito e rematou forte para a defesa espectacular de Binó.

O Chingale, num contra-ataque do veterano Mavó, que esteve em seu dia bom, penetrou pela zona central da defensiva, rematou para uma defesa incompleta de Gervásio. Na recarga, Magaba atirou de novo à figura de Gervásio que com uma palmada desviou o esférico para a linha final. Isto permitiu um pontapé-de-canto que foi cobrado por Mavó que cruzou para as mãos do guarda-redes contrário.

Praticamente, as jogadas de ambos os lados morriam na zona do meio-campo até ao intervalo.

Veio a segunda parte, com o Ferroviário mais esclarecido e com um caudal ofensivo mais aberto e agressivo, aparecendo com três jogadas perigosas junto à zona mais recuada do Chingale. Valeram as qualidades do guarda-redes Binó que anulou os remates certos de golo aos 47, 49 e 54 minutos por intermédio de Abílio, Degalo e Mendes, respectivamente.

Foram momentos de calafrios nas hostes do Chingale, equipa que ficou alguns momentos desorientada desde o seu meio-campo até à defensiva, com erros que só não custaram muito caro devido à ingenuidade dos pontas-de-lança do Ferroviário.Apercebendo-se do perigo, o banco técnico do Chingale efectuou algumas alterações, reforçando o meio-campo. Como corolário disso, superou o adversário e foi acantonando-o cada vez mais na sua defensiva que, a partir dessa altura, pareceu estar a defender o empate, tendo em vista o prolongamento.

Já aos 80 minutos, o Ferroviário começou a ensaiar ataques esporádicos e venenosos junto à baliza de Binó, mas devido à grande experiência do guarda-redes do Chingale, todas as bolas morriam nas suas mãos com muita segurança.
O tempo regulamentar terminou com o Chingale dando mostras de querer vencer a partida.

Já no prolongamento, a equipa comandada por Rui Évora, acreditou em si e concentrou as suas jogadas no meio-campo do Ferroviário, apertando mais o cerco à busca do golo. Como resultado desse “pressing”, aos 104 minutos surgiu o golo do Chingale por intermédio de Hadji, na recarga de uma sobra da defesa de Gervásio para um livre bem marcado por Mavó que foi o homem do jogo.

O Ferroviário da Beira não cruzou os braços. Remou contra a maré, correndo atrás do prejuízo, mas a sorte foi-lhe madrasta. Por duas vezes perdeu oportunidades soberbas de empatar. É mesmo caso para dizer que Deus escreveu certo em linhas tortas.

Assim o jogo terminou com uma arbitragem positiva de José Maria, proveniente da província de Gaza, que ão teve nenhuma influência no resultado.

FICHA TÉCNICA:

CHINGALE: Binó, Celso, Fred, Aberture, Manuelito, Hadji, Alex, Marito II, Paulo, Mavó, Magaba.

Jogaram ainda Mito e João.

FERROVIÁRIO DA BEIRA: Gervásio, Casimiro, Burra, Ninito, Edson, Carlos, Nene, Eládio, Degalo, Abilio e Mendes.
Alinharam ainda Toni, Henriques e Nando.

Acção disciplinar: cartolinas amarelas, po

antijogo para Binó, do Chingale, Burra e Nené, ambos do Ferroviário da Beira.

“Tricolores” fixam residência no Atlético

O CAMPO do Atlético Muçulmano de Maputo, na Matola, tornar-se-á definitivamente propriedade do Maxaquene em princípios de Novembro, no desfecho das negociações que vêm sendo feitas desde os princípios do ano em curso entre as direcções dos dois clubes.

O presidente do clube “tricolor”, Rafindine Mahomed,
O presidente do clube “tricolor”, Rafindine Mahomed, disse ontem que todos os procedimentos legais foram concluídos e que entre os dias 3 e 8 de Novembro o campo passará para as mãos do Maxaquene.

Entretanto, Rafindine Mahomed esclareceu que apenas o departamento do futebol passará para as novas instalações. A direcção e os restantes departamentos continuarão a funcionar nas actuais instalações do clube.

Afirmou adiante que, no âmbito das negociações sobre as novas instalações, o Maxaquene conta com um parceiro com o qual assinará um acordo nos próximos dias para a atribuição do nome do campo adquirido ao Atlético.

Rafindine Mahomed frisou que todas as acções em curso fazem parte das decisões tomadas na assembleia extraordinária do clube “tricolor” em Junho último.

PROCESSO DE DESANEXAÇÃO DO CAMPO ESTÁ EM CURSO

O presidente “tricolor” dissipou equívocos sobre o processo de desanexação do campo que, nos próximos tempos, passará a servir para fins imobiliários, no âmbito do contrato estabelecido entre o Maxaquene e um parceiro que não quis revelar para aliviar as equipas de futebol do estado de degradação que o recinto está a conhecer, devido a problemas relacionados com o nível freático da zona e de sistemas de esgotos à sua volta.

Rafindine Mahomed disse que o atraso no processo de transferência para o campo do Atlético Muçulmano tem a ver com o trabalho que está sendo feito para a alteração do plano urbanístico sobre o espaço onde se encontra o campo, que está destinado para fins desportivos.

“Estamos a seguir as instruções dadas pelo município na tramitação do processo de alteração do plano urbanístico para fins imobiliários. Está a ser feito e é um processo que não será concluído de um dia para outro. Significa que só depois da sua aprovação pelo Conselho Municipal de Maputo que o campo será definitivamente desanexado para servir a fins imobiliários”, explicou.

Ajuntou que uma das grandes razões da demora da transferência para o recinto do Atlético foi a situação a que o clube foi submetido pela necessidade da elaboração de um novo plano, nomeadamente a contratação de algumas empresas especializadas para o efeito. A alteração do plano consiste em três aspectos, nomeadamente o projecto arquitectónico, estudo do impacto ambiental e de viabilidade económica. “O problema sobre a transferência para o Atlético só ficou superado a partir do momento em que o pedido da alteração do plano, recomendado pelo Conselho Municipal, começou a ser correspondido”, contou

Questionado sobre se a transferência teria a ver com o facto de o interessado pela compra do campo não ter desembolsado o dinheiro, que possivelmente seria destinado ao pagamento do recinto do Atlético, Rafindine Mahomed contestou dizendo que “todos estes aspectos foram salvaguardados no contrato entre o Maxaquene e o seu parceiro”.

TÉCNICO PORTUGUÊS PARA EQUIPA PRINCIPAL

 Enrico Budsano, novo técnico do Maxaquene
O presidente do Maxaquene anunciou, na ocasião, a contratação de um treinador português para as duas próximas épocas. Segundo contou, o técnico em alusão chega a Maputo no próximo mês e vai trabalhar juntamente com Zainadine Mulungo, actual treinador “tricolor”, que passará a assumir o cargo de adjunto técnico.

De salientar que a equipa principal de futebol do Maxaquene tem, nos últimos anos, estado a registar um mau desempenho e, consequentemente, trocado de treinadores. O Maxaquene teve nos últimos dois anos treinadores como Chiquinho Conde, Artur Semedo e o italiano Enrico Bonzana. Este último demitiu-se recentemente, tendo fechado o seu lugar Zainadine Mulungo.

SALVADOR NHANTUMBO

Taça de Moçambique mcel: Final inédita!

O ATLÉTICO Muçulmano e Chingale vão protagonizar a final inédita(!) da Taça de Moçambique mcel. É que nenhuma destas equipas havia ousado chegar a esta fase da segunda mais importante prova do futebol nacional.

O Atlético investiu para atingir os objectivos que traçou”, sublinhou, sem com isso tirar mérito à sua equipa que, no seu ponto de vista, fez uma época brilhante
Os “muçulmanos” foram à Nampula, com toda galhardia, calar o público local, batendo o Ferroviário, por 2-1, no prolongamento, após o tempo regulamentar ter terminado com uma igualdade a um golo. Aliás, os “pupilos” de Arnaldo Salvado encetaram uma reviravolta depois de terem estado a perder por 0-1.
Salvado em discurso directo: “Os dirigentes desportivos são cobardes”
É caso para dizer que esta recém-constituída formação tem muita disciplina e é determinada em momentos mais difíceis do jogo. O Chingale, por seu turno, treinado pelo conhecido ex-guarda-redes dos “Mambas” e do Costa do Sol, Rui Évora, recebeu e bateu o Ferroviário da Beira, por 1-0, também no prolongamento, depois do período normal (90 minutos) ter findado com o nulo a prevalecer.

Os tetenses, por aquilo que têm produzido ao longo deste ano, merecem estar nesta final. Curiosamente, há muito, mas muito tempo que não se assistia a uma final entre equipas sem grande expressão no futebol moçambicano. Aliás, o Costa do Sol (detentor do título), Maxaquene, Desportivo e Ferroviário de Maputo, que têm sido clientes assíduos nas finais deste evento ficaram pelo caminho, nalguns casos prematuramente.

Taça de Moçambique mcel: Atlético e Chingale na final

O ATLÉTICO Muçulmano e Chingale de Tete são os finalistas da Taça de Moçambique mcel da edição de 2008, após derrotarem nas meias-finais, os Ferroviários de Nampula e da Beira, sábado e ontem, respectivamente, pelas marcas de 2-1 e 1-0.

Muçulmanos em duro teste na capital do norte
Os muçulmanos, de Arnaldo Salvado, demonstraram, na tarde de sábado, uma melhor organização, coesão e, acima de tudo, determinação nos momentos mais cruciais, ganhando em Nampula, o Ferroviário local, por 2-1, já no período de prolongamento, uma vez que o tempo regulamentar terminou com uma igualdade a uma bola.

Já ontem, o Chingale, perante o seu público, fez história ao afastar o Ferroviário da Beira também no prolongamento, por 1-0, depois dos 90 minutos terem terminado com um nulo.

Esta, como se pode depreender, é uma final inédita. Primeiro, porque nenhuma destas equipas tem história na prova, e, segundo, porque nos últimos anos, este que é o segundo maior evento futebolístico do país, tem sido dominado pelos chamados grandes da cidade de Maputo, nomeadamente Costa do Sol, actual detentor do troféu, Maxaquene, Desportivo e Ferroviário.

A final terá lugar no dia 23 de Novembro.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Campeonato do Mundo de Natação em Durban: Chakyl Camal quebra recorde absoluto de 1993

Chakyl Camal quebra recorde absoluto de 1993
CONFIRMANDO o seu actual bom momento de forma, o nadador moçambicano Chakyl Camal, do Desportivo de Maputodo Desportivo de Maputo, que participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, em Beijing, estabeleceu dois novos recordes nacionais absolutos em piscina de 25m com 23.79s, nos 50 metros livres, e 53.72s, nos 100 metros livres, respectivamente, durante a sua participação no Campeonato do Mundo, que decorreu no pretérito fim-de-semana na cidade de Durban, na África do Sul.

O Mundial de natação contou com a presença de nadadores de 16 países, muitos deles de craveira internacional, como é o caso do tunisino Oussama Mellouli, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Beijing.

De salientar que o novo recorde nacional absoluto alcançado por Chakyl Camal nos 50 metros livres, cumprindo um objectivo pessoal de longa data, vem superar o de José Mossiane, obtido em 1993, enquanto o novo recorde, nos 100 metros livres, supera a anterior marca de Leonel Matonse, evidenciando o talento, trabalho e desempenho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos, afirmando-se assim como promessa da natação.

Este desempenho vem recompensar, sem dúvida, o investimento individual feito nos últimos três anos, em que permaneceu no Centro de Alto Rendimento, em Pretória, na África do Sul.

Nesta competição também marcou presença atleta moçambicana Mónica Bernardo, do Golfinhos, do Golfinhos de Maputo, que frequenta o mesmo centro em Pretória, cujo desempenho deve ser realçado. Obteve 28.81 segundos, nos 50 metros livres, e 01:08.60 minuto, nos 100 metros mariposa, que corresponde igualmente ao recorde nacional absoluto.

CAMPEONATO AFRICANO DE BASQUETEBOL-SUB 18 - Moçambique busca nono lugar

FALHADO o apuramento para os quartos-de-final do Campeonato Africano de Basquetebol de Sub-18 em masculinos, a meta da Selecção Nacional passa agora por lutar pela nona posição.

Esta nova missão começará a ser definida hoje quando o combinado nacional medir forças com o Quénia, sendo que apenas a vitória serve para que os moçambicanos possam alcançar este objectivo.

Caso vença os quenianos, a equipa moçambicana terá que enfrentar amanhã o vencedor entre o Congo e República Centro Africana, outras que batalham igualmente pelo nono posto.

A avaliar pela prestação da Selecção Nacional na fase de grupos, onde perdeu os cinco jogos disputados, tendo no último sido derrotado pela República Centro Africana, por 57-84, este opositor poderá lhe cruzar o caminho outra vez.

Nas outras partidas do Grupo A, o de Moçambique, verificaram-se os seguintes resultados: Senegal-Marrocos (56-47) e Egipto-Mali (84-63). Estas quatro equipas transitaram para os quartos-de-final, que se realizam igualmente hoje.

No Grupo B, Nigéria, Costa do Marfim, Angola e Argélia carimbaram a passagem para os “quartos”.Eis os confrontos dos quartos-de-final: Egipto-Argélia, Marrocos-Nigéria, Angola-Mali.

Prestação da Selecção Nacional de Hóquei na RAS: Bom ensaio para “Fernando Adrião”

AS excelentes prestações da Selecção Nacional de Hóquei em Patins no Torneio de Pretória, que serviu de preparação da África do Sul para o “Mundial” do Grupo B, deixaram muitas boas indicações para o Troféu Fernando Adrião, programado para a cidade de Maputo no próximo mês.


MUNDIAL DE HÓQUEI EM PATINS, MONTREUX-2007: Moçambique firme no Grupo “A”
A equipa nacional, mesmo desprovida de algumas da suas principais pedras, casos de Bruno Pimentel e do trio que actua em Portugal, nomeadamente Paulo Pereira, Bruno Adrião e Nuno Adrião, demonstrou muita qualidade, com a prata da casa a brilhar e a mostrar que pode causar muito furor em próximas ocasiões.

Veio à ribalta um novo grupo, uma equipa que até então não tinha tido a oportunidade de actuar junta, mas que deixou reflectido um entrosamento invejável. Arnaldo Queiroz foi dono e senhor da baliza, Kiko e Siga na defesa foram imperiais tanto a defender como a atacar. Siga revelou mesmo a sua veia goleadora ao marcar quatro dos sete golos com que a Selecção Nacional venceu, na final, a África do Sul (7-6).

Na frente, Maninho e Mafamba foram verdadeiras setas apontadas à baliza contrária. Deram muito trabalho à defesa sul-africana. Maninho com jogadas de excelente requinte técnico, fez lembrar nalgumas vezes o irmão Senito, um dos melhores jogadores de sempre na história do hóquei em patins em Moçambique.

Em suma, um quinteto que no torneio em homenagem a Fernando Adrião, considerado por muitos o melhor jogador de todos os tempos a nível mundial, poderá afirmar ainda mais as suas potencialidades, que parecem não enganar.

Nota ainda para as estreias na Selecção Nacional de Carlos Jesteiro e Donaldo Salvador pela “mão” do técnico Sandro dos Santos que, chamado à última da hora para substituir Pedro Tivane (a fazer um curso de treinadores na Espanha), desempenhou brilhantemente esta honrosa função.

Abel Guita, chefe da delegação nacional que esteve em Pretória, satisfeito com a exibição da equipa, vai mais longe e diz que com mais trabalho o grupo em alusão poderá ser um caso sério no Mundial do Grupo A, a realizar-se em Réus, Espanha, em 2009.

Campeonato Africano de Basquetebol seniores femininos: Queremos revalidar o título africano - Cássimo Mohomed, director para a área de basquetebol do

UMA vez rainhas, sempre rainhas. É este o lema que a Direcção do Desportivo quer ver patente na sua equipa no Campeonato Africano de Basquetebol em seniores femininos, prova em que as moçambicanas entram na condição de detentoras do título.

Cássimo Mohomed, director para a área de basquetebol do Desportivo
Cássimo Mohomed, director do Departamento de Basquetebol, está consciente de que a missão não será fácil, mas assume desde já que na capital queniana, Nairobi, estará presente um Desportivo com um objectivo único: revalidar o título mais cobiçado da bola-ao-cesto do Continente Africano a nível de clubes em seniores femininos.

Maputo, Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2008:: Notícias

“Uma equipa que parte para um campeonato como detentora do título não pode pensar noutra coisa que não seja procurar voltar a conquistá-lo, até porque nem ficaria bem não assumir esta posição quando sabemos que somos actualmente os campeões africanos e temos uma equipa em condições para repetir o feito do ano passado”, frisou.

Segundo aquele dirigente, os preparativos para essa missão honrosa e ao mesmo tempo escrupulosa está a decorrer a bom ritmo. “Estamos neste momento a envidar esforços no sentido de conseguir patrocínios que garantam as despesas relacionadas com as viagens, alojamento e alimentação. Não está a ser fácil conseguir estes apoios, mas acredito que vamos assegurar o dinheiro que precisamos para proporcionar a nossa delegação uma viagem confortável”, anotou.

Questionado se a viagem do Desportivo estaria em risco, este respondeu: “Não, não está em risco. Esta hipótese está posta de lado. É impossível não estarmos em Nairobi para defender o título. Havemos de conseguir o dinheiro necessário, afinal esta é uma direcção que tem vivido um pouco disto, sem muitas ajudas de empresas a apoiar. Desdobra-se sempre para proporcionar as melhores condições aos atletas”, arrematou.

REFORÇOS EM MANGA

Para defender o título com maior galhardia, a turma “alvi-negra” será reforçada com pelo menos cinco atletas, sendo duas nacionais e três estrangeiras, que de acordo com Cássimo poderão vir em princípio de equipas africanas ou da América do Sul.

“Vamos reforçar a nossa equipa com algumas jogadoras estrangeiras, cujos nomes e países de proveniência não posso mencionar, porque, como deve perceber, estamos em fase de negociações. Mas devo lhe assegurar que é nosso desejo reforçarmo-nos com três atletas do Continente Africano ou Americano. Mas, como disse, estamos em fase de negociação. Poderemos, por alguma eventualidade, ter que recorrer ao mercado europeu. Pretendemos também garantir a contratação de duas atletas que jogam no país, mas é impossível falar de nomes nesta altura”, disse.

Questionado se o Desportivo voltaria a optar pelo préstimo das senegalesas Salimata Diatta ou Anta Sy, atletas que tiveram um papel fundamental na conquista da prova rainha do básquete feminino, este respondeu: “não vamos contar com estas atletas porque têm compromissos com os seus clubes nas provas da EUROLIGA que se disputam por estas alturas”.

Ainda sobre esta “operação”, o homem forte do básquete “alvi-negro” afiançou que Diarra Dessai, actualmente a residir na cidade de Quelimane, voltará a juntar-se ao “team” tal como o fez na anterior edição disputada na cidade de Maputo.

Cássimo que se mostrou muito confiante na revalidação do título, falou ainda sobre o decurso dos treinos da equipa: “Está tudo a correr bem. As atletas têm vindo a realizar treinos bidiários sem nenhum tipo de sobressaltos, sob a orientação do técnico Nazir Salé.

FIRST BANK, DJOLIBA E 1º DE AGOSTO ADVERSÁRIOS A TER EM CONTA

Maputo, Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2008:: Notícias

Sem temer nenhum adversário, mas com muito respeito por todos, Cássimo apontou o First Bank da Nigéria, o Djoliba do Mali e o 1º de Agosto de Angola como sendo os potenciais adversários do Desportivo na luta pela conquista do ceptro.

“Existe um grupo de três equipas que podem nos causar alguns problemas, como são os casos do First Bank, Djoliba e 1º de Agosto. São equipas que vêm demonstrando igualmente qualidades para chegarem ao título”, admitiu.

Alertou ainda para o facto de poder aparecer um “outsider” (equipa-surpresa), como foi o caso do Desportivo, que acabou por se sagrar campeão quando ninguém fazia prever. “Temos que estar à espera também daquelas equipas que aparecerem e acabam por surpreender. Se se lembrar, na edição passada o Desportivo não era apontado como favorito, mas acabou por conquistar o campeonato. Por isso, temos que estar preparados”, sublinhou.

A 14ª edição do Campeonato Africano de Basquetebol Sénior Feminino realiza-se de 20 a 29 de Novembro em Nairobi, Quénia.

Família de natação em águas turvas: Cremildo Gonçalves à frente da reconciliação

O PROFESSOR Cremildo Gonçalves tem a dura missão de conduzir o processo visando juntar a família de natação para que dentro de seis meses se constitua uma direcção credível para dirigir os destinos da modalidade, com a realização de eleições para novos corpos gerentes da federação.

PROFESSOR Cremildo Gonçalves
Para o efeito, Cremildo Gonçalves tomou posse na sexta-feira última para dirigir a comissão administrativa criada há sensivelmente duas semanas para conduzir o processo visando a realização de eleições.

Cremido Gonçalves foi indicado pelo Ministério da Juventude e Desportos (MJD), na qualidade de membro do Conselho Nacional de Desportos (CND), para apaziguar os ânimos que se seguiram à impugnação dos resultados das últimas eleições da Federação Moçambicana de Natação (FMN), na sequência das irregularidades detectadas no processo que conduziu Yolanda Mussá para o cargo de presidente. A impugnação foi feita pela comissão criada para as eleições, a pedido da Associação de Natação da Cidade de Maputo (ANCM).

De salientar que o CND é o órgão criado para arbitrar situações de clivagens que possam eventualmente surgir nas federações ou associações desportivas, bem como aconselhar para que sigam um caminho pelo qual o desporto é regido do país.

OUTROS OBJECTIVOS DA COMISSÃO

Para além de conduzir o processo com vista à eleição da nova direcção, a comissão tem pela frente a dura tarefa de preparar a documentação para a legalização da federação. Isso passa pela revisão dos actuais estatutos da FMN para se enquadrarem à nova Lei e Regulamento do Desporto, de modo que a nova direcção encontre espaço aberto para realizar as suas actividades dentro da normalidade.

Para que a missão que lhe foi encarregue produza os efeitos desejados, a comissão precisa, primeiro, de ter instalações próprias e seleccionar um director e secretário executivos, para além de um fundo de maneio para o respectivo funcionamento.

DIALOGAR COM ASSOCIAÇÕES CLUBES E PAIS DOS ATLETAS

Uma das estratégias adoptadas pela comissão para concretizar os objectivos para os quais foi criada é a de dialogar com a família de natação, nomeadamente associações, clubes e pais dos atletas, para se encontrarem mecanismos que possam conduzir o processo de mudanças com sucesso.

Para Cremildo Gonçalves, isso vai ajudar para que se encontre uma direcção credível e consensual.

“A missão é de trabalhar com os fazedores da natação para apaziguar o mal-estar que se vive neste momento, juntando toda a família da modalidade”, destacou.

De salientar que a comissão será encarregue pela organização de provas de carácter nacional durante o seu mandato.

Taça Moçambique mcel: Muçulmanos em duro teste na capital do norte

É SEMPRE difícil, mas muito difícil mesmo, para qualquer equipa jogar na capital do norte (Nampula), mais precisamente no Estádio 25 de Junho.

Muçulmanos em duro teste na capital do norte
O ambiente em redor da equipa forasteira é fervoroso e hostil, facto que pode afectar a prestação das equipas menos experimentadas.


O Atlético Muçulmano é o visitante que se segue e o adversário é o Ferroviário de Nampula, formação de maior quilate naquela região do país. O encontro é decisivo para ambos conjuntos, visto tratar-se de um jogo a contar para as meias-finais da Taça Moçambique mcel, onde apenas a vitória interessa.

A possibilidade dos muçulmanos triunfarem no “25 de Junho” parece ser muito remota, a julgar por aquilo que foram os resultados nos confrontos directos em desafios do Moçambola. Os pupilos de Arnaldo Salvado, que até estão a realizar um excelente campeonato, não conseguiram vencer os “locomotivas” esta época, tendo perdido em Nampula, por 0-1, e consentido um empate no seu reduto a zero bola.

Os comandados de Nacir Armando podem se gabar de terem ganho quatro pontos à equipa-sensação do Moçambola. Nesta altura o Atlético ocupa a segunda posição estando a apenas dois pontos do líder, Ferroviário de Maputo, enquanto os nampulenses vão na oitava posição. Estes indicativos remetem-nos para um cenário adverso, se se atender que o Atlético Muçulmano parte claramente em vantagem, a avaliar pela regularidade, maior confiança e futebol que pratica neste momento.

Assim sendo, dois factores estarão em campo quando se iniciar a partida: por um lado as boas exibições do Ferroviário de Nampula ante o Atlético. E, por outro, a melhor forma do Atlético, que ficou até reflectida na vitória frente ao Costa do Sol, por 2-0, em desafio do Moçambola.

No mesmo dia, mas em Tete, o Chingale defronta o Ferroviário da Beira.

LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS - Genial Barcelona


O BARCELONA, esteve impecável na terceira e última jornada da primeira volta da Liga dos Campeões Europeus, ao golear, na quarta-feira, o Basileia, por 5-0. O Barça passou a ser a única equipa que ganhou as três partidas disputadas.


Genial Barcelona
Noutro jogo deste grupo, o C, o Sporting foi a Ucrânia vencer o Shaktar Donestk, por 1-0, e ficou com seis pontos, a três do líder Barcelona.

Nos outros encontros as duas revelações das duas jornadas caíram. O Anorthosis de Famagusta do Chipre perdeu frente ao Inter de Milão, por 0-1, enquanto o Cluj da Roménia sucumbiu em Bordéus pelo mesmo resultado.

CHELSEA-ROMA PARTIDA DE DESTAQUE

A quatro dias do choque com o Liverpool na Primeira Liga Inglesa, o Chelsea, apesar de ter tido maior tempo de posse de bola, teve muitas dificuldade para “furar” a retaguarda romena. E foi de bola parada que os “bleus” chegaram à vitória, quando o capitão John Terry marcou após um cruzamento de Frank Lampard.

O Inter de Milão comanda o Grupo B, após bater o Anorthosis, por 1-0, enquanto Werder Bremen e Panathinaikos empataraam a duas bolas.

No Grupo D, os dois líderes invictos empataram. Liverpool e Atlético de Madrid empataram, no Vicente Calderón, a um golo.

Noutro jogo, o Marselha somou em Eindhoven a sua terceira derrota. Danny Koevermans marcou por duas vezes e deu a vitória à equipa holandesa (2-0).

RESULTADOS DE TERÇA-FEIRA

Grupo E: Villarreal AaB (6-3) e Man. United - Celtic (3-0); Grupo F: Bayern - Fiorentina (3-0) e Steaua - Lyon (3-5); Grupo G: Fenerbahçe - Arsenal (2-5) Porto Dínamo de Kiev (0-1); Grupo H: Zenit - BATE (1-1) e Juventus - Real Madrid (2-1).

“Bola de Ouro”: Vencedor será anunciado a 2 de Dezembro

O VENCEDOR da Bola de Ouro 2008 será conhecido a 2 de Dezembro. É essa a data para o anúncio do jogador que sucederá ao brasileiro Kaká como detentor do troféu que a revista “France Football” atribui há 53 anos.

logo da fifa
Cristiano Ronaldo está entre os grandes favoritos à conquista da prestigiada distinção, que consagra agora o melhor jogador do mundo (durante muitos anos eram apenas distinguidos jogadores a actuar na Europa), e que será o primeiro grande troféu individual do ano a ser atribuído. O vencedor do prémio World Player da FIFA apenas será divulgado a 12 de Janeiro, na gala do organismo que tutela o futebol europeu.

Kaká, que na época passada ficou à frente de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, não está entre os principais favoritos este ano, mas o brasileiro do Milan deixou já o desejo de voltar a ganhar a “Bola de Ouro”. “Espero voltar a Paris e ganhar mais troféus. Não sei quantos, mas espero sempre ganhar o próximo. Depois, quando ganhar o segundo, penso no terceiro e por aí adiante”, afirmou o brasileiro, numa entrevista ao jornal italiano “Corriere dello Sport”.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

QUALIFICAÇÃO PARA CAN E MUNDIAL DE 2010 - Não podemos perder pontos em casa – segundo o presidente da FMF

presidente da FMF feizal sidat
O PRESIDENTE da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, destacou a necessidade de os Mambas evitarem perder pontos em casa, como estratégia mais segura para conseguirem alcançar os objectivos que perseguem, nomeadamente a qualificação para o CAN e Mundial-2010.

Maputo, Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2008:: Notícias

Destacou que o grupo de Moçambique não pode ser visto como o de morte, mas sim um dos fortes como os outros. Aliás, é de opinião de que todos os grupos são equilibrados, apesar da incontestável grandeza da Nigéria.

“Não há dúvidas que temos um colosso, que é a Nigéria. Teve um grupo acessível na fase anterior, daí que tenha vencido todos os jogos. Mas não terá a mesma sorte nesta fase”, frisou Sidat, ajuntando que o segredo para o sucesso dos Mambas passa por ganhar pontos em casa, respeitando todos os adversários e acima de tudo a si próprios.

Feizal Sidat voltou a chamar a atenção do Governo para que dê o seu apoio de modo que os Mambas tenham mais jogos particulares. “Pensamos realizar jogos amigáveis com selecções como o Gana e Egipto, que estão próximos dos nossos adversários do grupo, para nos prepararmos melhor. Mas isso requer finanças. Se quisermos ir longe temos que aceitar este tipo de desafios”, vincou.

O outro apelo lançado por Sidat é que o Moçambola-2009 comece mais cedo. “Este é o novo apelo que fizemos, pois o calendário do próximo ano será mais complicado e isso pode afectar a rodagem dos atletas”.

QUALIFICAÇÃO PARA CAN E MUNDIAL DE 2010 - Que venham a Nigéria e companhia!

AÍ está a Nigéria no grupo dos Mambas. Dos cabeças-de-série que tinham sido colocados no pote 1, Moçambique sempre torceu para não cruzar o caminho deste colosso do futebol africano e não só.

jogadores da Selecção Nacional de Futebol
É que a Nigéria, neste momento, está mais rodado que qualquer outra selecção africano, atendendo que para além de ter participado na fase anterior desta qualificação para o CAN e Mundial de 2010, esteve nos Jogos Olímpicos de Beijing até ao fim, perdendo na final com a Argentina de Leonel Messi, por 1-0.

O sorteio assim quis que os nigerianos cruzassem o caminho dos Mambas. E agora? E agora só nos resta demonstrar que somos uma das 20 melhores selecções africanas, porque a não sermos não estaríamos nesta fase, a terceira e última. O primeiro jogo, por sinal, será contra a Nigéria e em Maputo.

Esta é uma das vantagens que os Mambas têm para começar bem. O importante é que o jogo seja preparado com toda pompa e que o público assuma que os Mambas são capazes de fazer milagres.

Quem diria que a Costa do Marfim viria ao nosso país sofrer a bem sofrer? Este espírito de grupo e sacrifício deve prevalecer na nossa selecção para que as vitórias venham naturalmente e Moçambique continue a subir no “ranking” da CAF e FIFA. A Tunísia e o Quénia são outras selecções que fazem parte deste Grupo B com as quais Moçambique tem que prestar muita atenção e é com estes que devemos lutar taco-a-taco para o CAN, porque sonhar com o Mundial seria exigir demais.

Mas ninguém está proibido de sonhar! As selecções da Tunísia e do Quénia estão muito bem ao alcance dos Mambas. O que se deve ter em conta é que não podemos continuar a perder pontos em casa como aconteceu com o Botswana na anterior etapa.

Temos todos que nos unirmos porque a fase que se segue é de grande sacrifício, em que os primeiros classificados de cada qualificam-se para o “Mundial” e para o CAN seguem os três primeiros. Aqui a luta é não o último do grupo.