terça-feira, 7 de julho de 2009

Costa do Sol vence no Chimoio e reassume liderança

O Costa do Sol vence Textáfrica por uma bola sem resposta

O Costa do Sol regres­sou à liderança do campeonato nacional de futebol, Moçambola-2009, após vencer, na sua deslocação a Chimoio, o Textáfrica, por uma bola sem resposta. João Chissano apostou tudo o que tinha para vencer esta parti­da, já que jogava num terreno nada fácil para os chamados grandes da prova. Um golo na segunda parte do encontro di­tou a vitória dos “canarinhos”, que reassumem o comando do Moçambola, depois de o terem perdido na última jornada da primeira volta, quando empa­tou diante do Maxaquene. Na altura, a Liga venceu o Ma­tchedje.

Venda de Sadomba prejudica Liga

A Liga Muçulmana, por seu turno, entrou para esta jorna­da como campeão de inverno, mas a venda de Sadomba aca­bou prejudicando os objecti­vos desta formação, que se viu somar a terceira derrota nesta prova, desta feita na sua deslo­cação a Tete. As energias dos “muçulmanos” estiveram abai­xo da forma e o HCB injectou uns “kilowatts” que o permi­tem estar colado, na classifi­cação, ao grupo dos grandes, como é o caso de Maxaquene e Ferroviário da Beira, ambos com 22 pontos, estando a qua­tro pontos da dupla Despor­tivo e Ferroviário de Maputo. Massitari, a nova contratação dos “muçulmanos”, não fez es­quecer a saída de Sadomba e ainda não começou a ajudar a Liga no Moçambola-2009.

Estreia perfeita do Conde

Chiquinho Conde, que se es­treou no comando do Ferroviá­rio de Maputo, viu a sua equipa vencer o seu homónimo de Nam­pula, aproximando-se assim do topo, colado aos “alvi-negros”, e a dois pontos da Liga Muçulma­na. Jerry mostrou, mais uma vez, a sua veia goleadora e assinou o golo dos campeões nacionais, isolando-se ainda mais na lista dos melhores marcadores.

O Desportivo de Maputo, que também jogou fora, não deixou seus créditos em mãos alheias e venceu o FC de Lichinga, tam­bém pelo mesmo resultado de uma bola sem resposta.

Uma vez lanterna, sempre lanterna

O Ferroviário de Nacala, que mudou de treinador, ten­do chamado Uzaras Mohamed para inverter o actual cenário, voltou a descarrilar na sua des­locação a Maputo, desta feita, diante do Atlético Muçulmano, por uma bola sem resposta, e manteve-se na cauda da tabela classificativa, comprometendo a sua permanência no Moçam­bola em 2010. O golo de Eboh foi suficiente para desestabili­zar os “locomotivas” de Nacala, embora o seu técnico se mos­trasse contente, ao considerar que conquistou uma equipa a partir desta partida.

Já o Maxaquene, que tam­bém estreou o seu técnico Zo­ran Pesic, não teve um bom começo desta segunda volta, ao consentir um empate a uma bola diante do Chingale de Tete. Mustafá ainda deu ale­gria aos adeptos “tricolores”, mas Zé fez questão de estragar a festa do jugoslavo na sua es­treia no Moçambola-2009, em­patando a partida. De resto, foi uma estreia pálida do novo técnico “tricolor”.

Finalmente, o Ferroviário da Beira voltou a marcar passo nesta prova, ao empatar dian­te do Matchedje, em Maputo, na abertura da 14ª jornada, no sábado. Os “locomotivas” do Chiveve pressionaram o seu adversário, mas não consegui­ram mostrar a sua superiori­dade em números de golos, permitindo um empate a uma bola diante dos militares.

Dois estreantes na próxima jornada

A 15ª jornada e segunda da segunda volta vai ter um sansa­cional Ferroviário de Maputo e Maxaquene, naquele que será o embate entre dois treinado­res novos nos seus clubes, isto é, Chiquinho Conde, no Ferro­viário, e Zoran Pesic, no Maxa­quene. Os dois “muçulmanos”, Liga e Atlético, defrontam-se na mesma jornada em que o líder Costa do Sol recebe o Matchedje. O Desportivo vai ter pela frente o Ferroviário de Nacala e os “locomotivas” do Chiveve terão pela frente o HCB de Songo. Chingale de Tete vai medir forças com o Textáfrica e, finalmente, o lanterna vermelha, Ferroviário de nacala, joga com o FC de Lichinga.

1 comentário:

Manuel Oliveira disse...

É a 2ª vez que vejo o seu blog e confesso que gostei. Sou português, vivi 20 anos em Moçambique e fui dirigente do Costa do Sol durante 6 anos, onde ainda tenho amigos. Actualmente vivo no Brasil e tenho-me mantido atento ao futebol moçambicano e especialmente ao "meu" Costa do Sol pois participei activamente na criação desse Clube. Também criei recentemente um blog e escrevi até 4 artigos sobre o Clube e a minha passagem pelo mesmo. Continue!
Manuel Oliveira