quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mart Nooij dispensa jogos amigáveis

Referente a última fase de apuramento para o CAN e Mundial 2010.

 Seleccionador  Nacional Mart Nooij
Os jogadores da selecção nacional, que actuam no Moçambola-2009, voltaram a concentrar-se esta terça-feira no Campo do Costa do Sol para mais uma sessão de treinos, na qual o seleccionador Mart Nooij voltou a observar os jogadores que poderão integrar o grupo de trabalho para o jogo aprazado para 6 de Junho, diante da Tunísia, referente a segunda jornada da terceira e última fase de apuramento para o CAN e Mundial 2010.

O holandês diz que o objectivo fixado quando estabeleceu este programa está a ser cumprido, tendo feito questão de recordar as razões destas sessões de treino.

“Tenho 3 razões para convocar estas sessões, sendo que a primeira é que temos que começar quantos antes com a preparação dos jogos de Tunis e Nairobi e o tempo já começa a escassear, pois temos cerca de 20 dias a separar-nos desses jogos; a segunda razão, está relacionada com a possibilidade de convocar livremente os jogadores do Moçambola, alguns dos quais não os conheços bem, mas poderão juntar-se ao grupo de trabalho, dado que temos a possibilidade de avalia-los. A terceira, é que temos um médico moçambicano e outro egípcio que estão a ajudar na recuperação dos jogadores”, disse Mart Nooij.

“ESTRANGEIROS” JUNTAM-SE AO GRUPO EM BREVE

Na sessão desta terça-feira, Mart Nooij trabalhou com 21 jogadores, sendo que quatro, nomeadamente Nelinho, Campira, Danito Parruque e Fanuel, não integraram totalmente a sessão de treinos por estarem com mazelas. O seleccionador diz que este número poderá aumentar nos próximos dias com a chegada de jogadores que actuam no estrangeiro.

“No Egipto o campeonato vai terminar dentro de 14 dias, na Europa dentro de 3 semanas e na África do Sul a prova está a terminar. Dentro em breve teremos nestas sessões alguns jogadores que actuam no estrangeiro, mas ao mesmo tempo temos que treina-los, pois não podemos ir a Tunis com jogadores que estão de férias há quatro semanas”, referiu o seleccionador nacional.

NOOiJ NÃO PRECISA DE JOGOS de TREINO

Quando questionado se nesta preparação iria realizar um jogo amigável e de preparação para o embate com a Tunísia, Mart Nooij disse não precisar. “Sei que outras selecções têm jogos amigáveis marcados para 27 de Maio, mas se analisar a situação poderá constatar que esses treinadores estão constantemente a mudar os seus jogadores nas equipas.

Nós não fazemos isso, temos uma equipa composta, temos jogadores que podem entrar a substituir e que estão a trabalhar para estar em boa forma. Portanto, não preciso desses jogos amigáveis que podem causar lesões ou dar mais carga física aos meus jogadores”, disse o treinador holandês.

Como alternativa, o seleccionador diz que “vamos fazer muitas sessões de treino, nos quais iremos ensair várias situações como se estivessemos em pleno jogo, enquanto estamos a preparar os jogadores física e mentalmente para o jogo com a Tunísia”.

Segundo uma fonte federativa, os Mambas receberam dois convites para realizarem jogos amigáveis no mês de Maio, um vindo da China e outro de Angola, mas o seleccionador nacional declinou-os.

Os Mambas voltam a concentrar-se na próxima terça-feira, 5 de Maio, no campo do Costa do Sol.

Miguel Chau pesquisa talentos na zona norte

O seleccionador-adjunto dos Mambas, Miguel Chau, foi o emissário do gabinete técnico para fazer o chek up aos novos talentos envolvidos no torneio inter-selecções provinciais de futebol, na categoria de Sub-17, tendo indicado os quatro mais valiosos para a sua integração na Academia de Namaacha, em Dezembro, ou em clubes estrangeiros.

MIGUEL Chau, técnico-adjunto dos **“Mambas”**
Trata-se de Domingos Sicome, Jaque Eduardo e Jossefo Tuaido, todos de Nampula, e Zito Domingos, do Niassa. Para o trio de Nampula, o seleccionador provincial de Nampula, Abdul Hanane já convocou os pais/encarregados de educação para oficialmente os pôr a par da situação.

“Mister” Chau disse que não foi fácil escolher porque os miúdos mostram muita garra e determinação, sobretudo, os Nampula.

“Em Nampula há gente que gosta de trabalhar com miúdos e levam isso a sério. Penso que esta província é um exemplo a seguir ao nível do trabalho de base.”

Para o técnico adjunto de Mart Nooij, os jovens escolhidos têm lugar na nossa selecção nacional de Sub-17 e, se necessário, podem seguir já para a sua integração.

Os talentos são encontrados nos bairros, nas comunidades para onde a pesquisa se deve dirigir. para tal é preciso que haja muito vontade”, disse Chau tendo referido ainda que “fiquei impressionado com o que vi. Notei que em Nampula há campanhas, mobilização e, sobretudo, existe muita gente interessada no trabalho das camadas jovens”.

De recordar que a FMF vai enviar três seus membros, sendo um do gabinete técnico, Amad Chababe Amad, um administrativo, Isac Pedro e um vogal da direcção, Acácio Víctor.

O treinador Amad Chababe que é igualmente seleccionador dos Sub-20 tem a missão de observar e fazer a triagem individual dos “pequenos grandes artistas”, no fim do seu trabalho poderá indicar os talentos descobertos, para posterior integração na Academia Mário Estêves Coluna em Namaacha (AMEC), a partir de Dezembro próximo, onde irão prosseguir as suas carreiras desportiva e estudantil.


Segundo apurou a nossa reportagem, as selecções da província e da cidade de Maputo viajarão no mesmo autocarro alugado aos Transportes Públicos de Maputo (TPM), como forma de minimizar os custos.

Eis a lista dos jogadores convocados

Guarda-redes: Vincent Enyeama (Hapoel Tel Aviv, Israel), Austin Ejide (Bastia, França) e Dele Aiyenugba (Bnei-Yehuda, Israel);

O “CAPITÃO” da selecção nigeriana, Joseph Yobo
Defesas: Onyekachi Apam (Nice, França), Yusuf Mohammed (FC Sion, Suíça), Joseph Yobo (Everton, Inglaterra), Danny Shittu (Bolton, Inglaterra), Obinna Nwaneri (FC Sion, Suíça), Taye Taiwo (Marselha, França), Chidi Odiah (CSKA Moscovo, Rússia), Elderson Echiejile (Rennes, França), Dele Adeleye (Sparta de Roterdão, Holanda), Olubayo Adefemi (SC Rheindorf Altach, Áustria) e Chibuzo Okonkwo (Bayelsa United, Nigéria);

Médios: Dennis Aogo (Hamburgo, Alemanha), John Mikel Obi (Chelsea, Inglaterra), Sani Kaita (FC Kuban, Rússia), Seyi Olofinjana (Stoke City, Inglaterra), Kalu Uche (Almeria, Espanha), Yusuf Ayila (Dinamo de Kiev, Ucrânia), Oluwafemi Ajilore (FC Groningen, Holanda) e Dickson Etuhu (Fulham, Inglaterra);

Atacantes: Nwankwo Kanu (Portsmouth, Inglaterra), Obafemi Martins (Newcastle, Inglaterra), Osaze Odemwingie (FC Moscovo, Rússia), Obinna Nsofor (Inter de Milão, Itália), Ike chukwu Uche (Getafe, Espanha), Chinedu Obasi (Hoffenheim, Alemanha) e Joseph Akpala (Club Brugges, Bélgica).

Ferroviário de Maputo“esmaga” Estrela Vermelha

O Ferroviário de Maputo soma e segue no Torneio de Preparação de hóquei em patins. Sábado, em jogo da segunda jornada desta prova, a turma orientada por Júlio Mungoi e Pedro Tivane não teve mãos a medir “esmagando” o Estrela Vermelha por 18-0.

Destes poucos saiem
Nesta partida, veio ao de cima a diferença de qualidade entre os dois planteis, até porque os “locomotivas”, a par do Desportivo, são os clubes que fornecem maior número de jogadores a selecção nacional.

Com esta vitória, o Ferroviário de Maputo partilha a liderança da prova com o Desportivo, com vantagem para a primera equipa no que diz respeito ao goal average.

Os “alvi-negros” também não ficaram atrás, tendo despachado o Maxaquene por expressivos 8-2. Assim sendo, a decisão do título será entre as formações do Desportivo de Maputo e Ferroviário, num embate agendado para o próximo sábado.

É um jogo que se espera que seja bastante equilibrado, tendo em conta a qualidade e rivalidade entre estes conjuntos.

Aliás, tanto no Torneio de Abertura como na Taça Fernando Duarte as duas equipas travaram despiques acesos e com desfecho imprevisível.

Lisandro volta ao centro do ataque

O argentino Lisandro López deve voltar ao centro do ataque no FC Porto. Acertos tácticos favorecem características do goleador.

Lisandro López
O número 9 do FC Porto deixou de habitar o centro da área para abrir espaço a Hulk, mas agora, com a lesão do possante companheiro, Jesualdo Ferreira deverá devolvê-lo ao habitat natural.

Os números não enganam: quando jogou pelo flanco direito o avançado argentino nunca conseguiu mais de oito golos (três épocas, duas com oito, uma com sete remates certeiros) mas na época passada, no centro do ataque, rendeu 24 golos em 27 jogos.

A mudança táctica deve ser aplicada já no jogo com o Marítimo, este fim-de-semana.

Inglaterra: Mexicano joga Champions apesar da gripe suína

O jogador mexicano Carlos Vela vai a Manchester com o Arsenal para disputar as meias-finais da Champions, apesar de ter estado 24 horas de quarentena devido a receios de gripe suína

O jogador mexicano Carlos Vela
O jovem futebolista está convocado por Arsène Wenger para o jogo desta quarta-feira com o Manchester United. Carlos Vela foi forçado a 24 horas de quarentena como prevenção contra a gripe suína, por ter recebido em casa a visita de amigos que viajaram do México, país onde a gripe foi primeiro detectada.

«Parecia um grande problema porque fomos aconselhados a mantê-lo em casa e não o deixar ir ao treino, ontem, mas agora está limpo e livre para se treinar de novo», desdramatizou Wenger, citado pela Sky Sports.

Barcelona: Guardiola queixa-se de atitude defensiva do Chelsea

O treinador do Barcelona, Pep Guardiola, queixou-se esta noite da atitude ultra-defensiva do Chelsea no jogo da primeira mão das meias-finais da Champions, que terminou empatado sem golos.

O treinador do Barcelona, Pep Guardiola
«O resultado é o que é! O Chelsea jogou muito defensivamente, de forma muito física. De qualquer forma, iremos a Madrid e a Londres com o mesmo espírito. Jogámos bem e só posso defender os meus jogadores pela forma como se exibiram», disse Guardiola, no final da partida.

Numa noite em que Bosingwa conseguiu anular Messi, a estrela da companhia do Barca, Guardiola defendeu o jogador argentino: « O Messi dificilmente poderia ter feito mais hoje. É difícil para um avançado encontrar espaços, sobretudo contra jogadores muito fortes fisicamente».

O que mais preocupa o treinador do Barcelona é mesmo o facto de Marquez ter deixado o relvado de maca. «A lesão do Rafa Marquez foi a pior notícia da noite. Mas isso vai tornar-nos ainda mais fortes», garantiu

Champions: Chelsea anula Barcelona em Camp Nou

Empate a zero na primeira-mão das meias-finais da Liga dos Campeões. Grandes exibições de Cech e Valdés, os ingleses partem para a segunda-mão com alguma vantagem.

Jogo da primeira-mão das meias-finais da Liga dos Campeões entre Chelsea e Barcelona em Camp Nou
A melhor oportunidade da primeira parte pertenceu a Drogba, aos 39, quando Marquez fez um mau atraso para Valdés. O costa-marfinense não foi capaz de passar pelo guarda-redes do Barcelona. Apesar desta oportunidade, o Barcelona teve mais posse de bola.

No início da segunda, de novo alguns nervos, com uma rara sucessão de lesões. Henry lesionou-se após um choque com Alex aos 39, aos 52 novo azar para o Barca, com Rafa Marquez a lesionar-se sozinho, e a sair em lágrimas. O seu substituto, Puyol, viu mais tarde um cartão amarelo, e não poderá estar no jogo de Stamford Bridge.

Mais perigo de bola parada para o Barça na segunda parte, mas a consistência defensiva dos ingleses levou a melhor.

A segunda-mão, em Londres, joga-se na próxima quarta-feira, 6 de Abril.

Sob arbitragem de Wolfgang Stark (Alemanha), as equipas alinharam:

BARCELONA: Valdés; Alves, Marquez (Puyol, 52), Piqué, Abidal; Touré, Xavi, Iniesta; Henry (Hleb, 87), Messi e Etoo (Bojan, 81)
Suplentes: Jorquera, Gudjohnsen, Keita e Sylvinho
Treinador: Pep Guardiola

CHELSEA: Cech; Ivanovic, Alex, Terry, Bosingwa; Essien, Obi Mikel, Ballack (Anelka, , Lampard (Beletti, 71), Malouda; y Drogba
Suplentes: Hilario, Di Santo, Kalou, Anelka, Mancienne e Stoch
Treinador: Guus Hiddink

Disciplina: cartão amarelo para Alex (26), Ballack (29), Toure (37), Pyuol (75)

Bayern de Munique afasta Klinsmann

O técnico de futebol alemão Juergen Klinsmann foi demitido, esta segunda-feira, do cargo de treinador do Bayern de Munique e substituído até ao final da época pelo seu compatriota Jupp Heynckes, anunciou o clube campeão da Alemanha.

O técnico de futebol alemão Juergen Klinsmann
Klinsmann, que tinha um contrato de dois anos com o Bayern, não chegou sequer a completar uma época à frente da equipa.

O afastamento do técnico tem efeito imediato, indicou o clube num comunicado colocado no seu sítio na Internet.

O Bayern de Munique, que perdeu este fim-de-semana em casa por 1-0 frente ao Schalke 04, ocupa o terceiro lugar da Liga alemã, a três pontos do primeiro classificado, o Wolfsburgo, perdendo a oportunidade de ascender ao primeiro lugar da prova, já que beneficiaria da derrota do líder frente ao Cottbus, também por 2-0.

"Obviamente, neste momento, estou desiludido", disse o treinador numa curta declaração, aproveitando para "agradecer ao Bayern, adeptos, jogadores por um período pleno de experiências".

O antigo campeão mundial de futebol, em 1990, considerou, todavia, que na sua passagem pelo Bayern deixou "o cimento para o futuro", afirmando acreditar que "o clube ainda pode renovar o título alemão".

Já o clube justificou "este passo" por considerar que "os objectivos mínimos para esta época estão comprometidos em função dos resultados mais recentes".Esta foi a primeira experiência de Juergen Klinsmann, 44 anos, como treinador de um clube, depois de, na qualidade de seleccionador, ter levado a Alemanha ao terceiro lugar no mundial de 2006 (vitória sobre Portugal 3-1), prova disputada no seu país.

O novo técnico do Bayern, Jupp Heynckes, 63 anos, passou pelo futebol português como treinador do Benfica nas épocas de 1999/2000 e 2000/2001.Nesta época acabou por seu afastado pelo então presidente do clube Vale e Azevedo e substituído por José Mourinho.

Heynckes treinou, entre outros, clubes como Real Madrid, Atlético de Bilbau e Borussia de Moenchengladbach.

Giggs bate Ronaldo e é o melhor do ano na Inglaterra

O galês Ryan Giggs, médio do Manchester United, recebeu esta segunda feira pela primeira vez, aos 35 anos, o prémio para o melhor futebolista do ano em Inglaterra, eleito pelos jogadores da Primeira Liga, batendo o português Cristiano Ronaldo.

O galês Ryan Giggs, médio do Manchester United
Giggs, que se estreou pela equipa principal do Manchester United em Março de 1991, continua a ser um jogador influente no campeão inglês, europeu e mundial, podendo disputar quarta-feira o 800º jogo pelos "red devils", frente ao Arsenal, nas meias-finais a Liga dos Campeões.

O médio internacional galês já conquistou ao serviço do Manchester United 10 títulos de campeão inglês, duas Ligas dos Campeões, quatro Taças de Inglaterra e duas Taças da Liga inglesa, mas nunca tinha sido eleito o melhor do ano pelos seus pares.

Giggs, que mantém contrato com o líder da Liga inglesa até 2010, bateu vários candidatos ao troféu, entre os quais Cristiano Ronaldo, designado melhor futebolista mundial, que teve de se contentar com a presença na equipa do ano.

"É o melhor que se pode desejar, porque é uma votação dos colegas de profissão. Tive a sorte de conquistar muitos troféus, ganhei o prémio para melhor jovem jogador por duas vezes, mas este é o maior", observou Giggs, durante a cerimónia, em Londres.

Boxe : Exército sem comando

FOI triste, mas muito triste o que se assistiu na Praça de Touros no final da Taça Maputo em Boxe. Decorria um combate entre os pugilistas do Matchedje e do Ferroviário. Os ânimos exacerbaram-se cá do lado de fora, porque efectivamente o combate estava bastante equilibrado

Combate entre os pugilistas do Matchedje e do Ferroviário.   (S. Costa)
No final da peleja, a mesa de júri anunciou, depois de uma concertação com o juiz principal que estava no ringue, a vitória do pugilista do Ferroviário. Os militares que normalmente acompanham a sua equipa aos jogos abandonaram as bancadas e atiraram-se em grande velocidade para cima do ringue. Um deles que portava uma chave de fendas enorme golpeou com uma combinação de rectas o árbitro que ficou maltratado na face com inchaços num dos olhos.

A confusão instalou-se. Alguns pugilistas inclusivamente foram também ao encalce do árbitro, enquanto outros tentavam amainar os ânimos, onde havia pistolas à mistura numa autêntica batalha campal que só não deu em mortes porque houve bom senso por parte de algumas pessoas que compreendem que o boxe é um jogo igual a tantos outros e no qual têm que haver um vencedor e um vencido.

Viveu-se um momento bastante triste para a criançada e a juventude que lá se tinha deslocado para apoiar os seus ídolos e quem sabe, seguirem as suas peugadas.

Alguém tem que tomar medidas contra os militares que aparecem armados nos recintos de jogos e com alguns sintomas de álcool à mistura. O Matchedje tem que ter em conta este aspecto. O ministro da Defesa tem que tomar medidas contra estes militares que não servem de exemplo para as nossas Forças Armadas e principalmente para a nossa juventude. E se algum militar se acha com força para atacar os outros, incluindo civis, que suba ao ringue, porque é lá onde se resolvem as coisas.

Aliás, o árbitro saiu do recinto de jogos protegido pelos seus colegas, quando ainda esses militares ainda distribuíam murros e pontapés a alguns civis que se encontravam nas proximidades a tomarem o seu copito de ordem num final de domingo a pensarem numa nova jornada na segunda-feira.

Tem que haver medidas drásticas contra essas pessoas, que estão bem identificadas. Aos superiores das Forças Armadas aqui fica o apelo: que as pessoas sejam responsabilizadas pelos seus actos porque o desporto é, se não sabiam os militares, uma actividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.

Esta tarde no campo do Costa do Sol: “Mambas” juntam-se para mais uma sessão

AS Selecções Nacionais de Futebol “A” e de Sub-20 cumprem hoje no campo do Costa do Sol e no Estádio 1º de Maio/Standard Bank mais uma sessão semanal, a segunda, tendo como objectivo a preparação do grupo que actua internamente para as missões que se seguem.

SELECCIONADOR nacional, o holandês Mart Nooij
Sem dúvidas que a principal tarefa é a disputa da qualificação para o CAN e Mundial-2010, no caso dos “Mambas”, mas a equipa técnica, liderada pelo holandês Mart Nooij, tem outro objectivo que é de projectar os atletas que actuam internamente para refrescar a equipa face à idade avançada de alguns jogadores. Para além das outras missões de carácter regional estão previstas para este ano, partidas para o CAN Interno e o Torneio da Cosafa.

Para o efeito, Mart Nooij convocou novos jogadores e estas sessões visam o seu enquadramento, acompanhamento e controlo. O técnico vai privilegiar todos os aspectos que têm a ver com a abordagem do modelo de jogo e potenciar as capacidades individuais dos atletas e da equipa em si.

Fanuel, da Liga Muçulmana de Maputo, e Campira, do Maxaquene, poderão integrar hoje a equipa de trabalho. Os dois “centrais” estavam acometidos por lesões na semana passada. Aliás, Campira alinhou na jornada do Moçambola do último fim-de-semana, mas Fanuel não.

Futsal: Liga Muçulmana ergue troféu da “Abertura”

FOI sem sombra de dúvidas uma excelente propaganda de futsal que se assistiu na noite de sexta-feira entre o Desportivo e a Liga Muçulmana a contar para a final do Torneio da Abertura com os muçulmanos a vencerem, por 1-0, e a erguerem o “canecão”

Adepto da Liga Muçulmana tenta agredir o árbitro (S.Costa)
Duas das melhores equipas da cidade e do país esgrimiam forças tendo em vista um objectivo comum: a conquista do segundo troféu da época. Os adeptos do desporto e do futsal em particular não ficaram indiferentes e lotaram as bancadas do campo da Liga Muçulmana, a “cadetral” do futsal. E não terão seguramente dado por perdido o seu “rico” tempo pois assistiram a uma partida de elevado requinte técnico e táctico, repleto de jogadas colectivas e individuais só ao alcance dos melhores “teams” e dos evoluídos jogadores, casos de Carlão, Dino e Russo, do Desportivo, e Ramadan e Óscar, da Liga Muçulmana.

O Desportivo foi sempre a equipa mais perigosa ao longo do jogo, mas pecava na finalização, umas vezes errava o alvo, outras por mérito do guarda-redes Bruno que realizou uma grande exibição frente à sua ex-equipa. A forma como os “alvi-negros” iam desperdiçando oportunidades de gizar a baliza contrária começava a ganhar contornos preocupantes e já havia algumas vozes na bancada que sussurravam o velho e sábio ditado “Quem não marca sofre”.

O facto de os comandados de Inácio Sambo estarem a desperdiçar claras oportunidades de inaugurar o marcador era de alguma forma uma situação surpreendente já que haviam demonstrado nos quatro embates anteriores estarem de pontaria afinada, por via disso partiam para este despique com a marca invejável de 17 golos marcados e zero sofridos.

Todavia, houve uma nota mais saliente na avaliação da contenda. “A força da eficácia”. Foi este aspecto que ditou a vitória dos muçulmanos. Na primeira parte do prolongamento após um empate a zero no período regulamentar, o avançado Óscar, cá do meio da rua, desferiu um remate colocado que só parou no fundo da baliza da turma “alvi-negra”. A Liga passava assim para a frente do marcador. Uma vantagem preciosa que soube gerir, embora o Desportivo tenha criado situações claras de golo para empatar o jogo e quiçá “arrastar” a decisão para a lotaria dos penaltes.

Presidente da AFCM (,esq.) e I. Jassat, da comissão de futsa
PARA QUÊ ESTRAGAR UMA FESTA TÃO BONITA?

O final do jogo foi marcado por situações desagradáveis com os adeptos da Liga Muçulmana a invadirem o rectângulo do jogo para agredirem o árbitro ao invés de se preocuparem em parabenizar os jogadores que tinham acabado de conquistar o troféu.

Viveu-se uma situação de total desconforto que só não ganhou contornos mais repugnantes graças à intervenção dos jogadores da própria Liga Muçulmana e do Desportivo que trataram de acalmar os ânimos exaltados dos adeptos que no decorrer do encontro já vinham demonstrando sinais de algum desagrado contra as decisões do homem do apito, que até soube controlar uma partida que é sempre difícil de ajuizar devido à rivalidade existente entre ambas as equipas.

Mas seja qual for o erro que o árbitro tenha cometido, a atitude dos adeptos da Liga Muçulmana é inteiramente condenável, pois nunca a violência ajudou a melhorar prestação dos árbitros e muito menos serviu para resolução de alguma coisa em prol do desporto, em particular do futsal.

Importa referir que a reacção dos adeptos da Liga Muçulmana foi inesperada visto que se pensava que na condição de vencedores a irritação para com o árbitro iria dar lugar a um momento de alegria e de festa, o que realmente seria mais elegante. O certo porém, é que a fúria dos adeptos da Liga foi mais forte e “manchou” uma partida que até teve o privilégio de ser televisionada pela Televisão Independente de Moçambique (TIM) o que permitiu que milhares de pessoas pudessem assistir.

No rescaldo destas escaramuças há uma pergunta que fica no “ar”: “E se a Liga Muçulmana tivesse perdido o que teria acontecido? Talvez o árbitro não saísse vivo!

LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS - Barça-Chelsea: embate memorável

O FUTEBOL de primeira está de regresso com a disputa hoje da primeira “mão” das meias-finais da Liga dos Campeões Europeus onde estarão frente-a-frente, a partir das 20.45 horas, o Chelsea e o Barcelona.

A julgar pelos encontros anteriores entre ambos, pode-se esperar um jogo tão especial para o Chelsea como o confronto memorável com o Liverpool.

Evro Sport: Barcelona
Fase de grupos 2006/07

Chelsea 1-0 Barcelona

Barcelona 2-2 Chelsea

Ao que parece, ambas as equipas guardam o seu melhor para esta ocasião especial. Em declarações ao uefa.com, Frank Lampard descreveu o seu chapéu fantástico a Victor Valdés, no jogo da segunda volta do Grupo “A”, como o seu “melhor golo, sem dúvida. Ambas as equipas passaram à fase de grupos, com o Chelsea em primeiro lugar graças ao tento vitorioso de Didier Drogba, em Stamford Bridge, e ao golo do empate, já em tempo de compensação, em Camp Nou. O português Deco, actualmente no Chelsea, marcou pelo Barcelona.

Oitavos-de-final 2005/06 (Barcelona vence com um total de 3-2)

Chelsea 1-2 Barcelona

Barcelona 1-1 Chelsea

O campeão espanhol tinha sido eliminado pelo Chelsea nesta mesma fase da prova, no ano anterior, e conseguiu a desforra graças a um triunfo por 2-1 em Stamford Bridge, no jogo da primeira “mão”. Samuel Eto'o marcou o golo da vitória a dez minutos do fim, antes de um momento de magia de Ronaldinho em Camp Nou decidir a eliminatória. Cerca de dois meses depois, o Barcelona venceu outra equipa inglesa, o Arsenal FC, e sagrou-se campeão europeu pela segunda vez na sua história.

Oitavos-de-final 2004/05 (Chelsea vence com um total de 5-4)

Barcelona 2-1 Chelsea

Chelsea 4-2 Barcelona

Um dos embates clássicos da “Champions League”. Em vantagem por 2-1, conseguida na primeira “mão”, em Camp Nou, o Barcelona foi abalado no segundo jogo com os golos de Eidur Gudjohnsen, Frank Lampard e Damien Duff a colocarem o marcador em 3-0 para o Chelsea, em apenas 19 minutos. O Barcelona respondeu e voltou a ficar em vantagem na eliminatória, graças a um “bis” de Ronaldinho antes do intervalo, com um golo de penalte e outro em que rematou de forma sublime, à entrada da grande área, com a parte de fora do pé.

No entanto, num final frenético, foi o capitão do Chelsea, John Terry, quem teve a palavra final, ao cabecear para o golo da vitória, após canto cobrado por Duff, a 14 minutos do fim.

Quartos-de-final 1999/00 (Barcelona vence com resultado total de 6-4, depois de prolongamento)

Chelsea 3-1 Barcelona

Barcelona 5-1 Chelsea

O campeão espanhol foi apanhado de surpresa pela equipa de Gianluca Vialli, com Tore André Flo a marcar dois golos nos primeiros 38 minutos, e Gianfranco Zola a fazer o 3-0 para o Chelsea, ao intervalo.

Luís Figo reduziu a diferença na segunda metade, dando ao Barcelona esperanças para a segunda “mão”, onde voltou a facturar, ajudando o conjunto catalão a levar o jogo para o prolongamento. Tentos tardios de Rivaldo, de penalte, e Patrick Kluivert, deram a vitória ao Barcelona.

Amanhã será a vez de Manchester United receber o Arsenal noutro embate das meias-finais.

HOJE

Estádio do Camp Nou

20:45 h- Barcelona - Chelsea

AMANHÃ

Estádio de Old Trafford

20:45 h - Man. United - Arsenal

segunda-feira, 27 de abril de 2009

MOÇAMBOLA-2009 - Voo alegre do “canário”

FOI, verdadeiramente, um voo bastante alegre, a do “canário”, ontem à tarde, no seu “ninho”, no epílogo de uma magnífica festa de futebol vivida euforicamente, tanto nas quatro linhas, como nas bancadas.

O “penalty” convertido por Josimar (D. Elias)
Com uma exibição primorosa e que teve no adversário o necessário acompanhamento, tornando-se assim um espectáculo belo e agradável de se seguir, o Costa do Sol derrotou a Liga Muçulmana por 2-1 e assumiu a liderança isolada do Moçambola-2009, com 19 pontos, após a disputa da sétima jornada.

Depois de várias rondas empatados “ex-aequo” no comando da prova, esperava-se que deste encontro, em caso de vitória de um dos contendores, saísse o novo líder e até aqui a formação invicta. E essa equipa é precisamente a “canarinha”, que teve nas suas estrelas Josimar – inequivocamente o homem do jogo – Ruben, Tó e Marufo um futebol ofensivo altamente envolvente e compensado com um triunfo justo e merecido. Os golos pertenceram a Josimar, de grande penalidade, aos 19 minutos e a Marufo, aos 52, enquanto Alvim, no final da primeira parte, assinou o tento da Liga Muçulmana.

Numa jornada autenticamente atípica, dois concorrentes ao título caíram no seu terreno, na capital do país. Trata-se dos vizinhos Desportivo e Maxaquene derrotados pelo mesmo resultado de 0-1 pelo Ferroviário da Beira e HCB de Songo, respectivamente. Quem não esteve para brincadeiras é o Ferroviário de Maputo, que no Estádio da Machava goleou FC Lichinga por 6-0.

Noutros desafios, destaque para a vitória do Matchedje na Soalpo por uma bola sem resposta, diante do Textáfrica, bem como para o nulo, em Nampula, entre o Ferroviário local e o Atlético Muçulmano. Finalmente, em Tete, o Chingale venceu tranquilamente, Ferroviário de Nacala, por 2-0.

Na classificação, o Costa do Sol surge destacado na primeira posição com 19 pontos, seguido da dupla Ferroviário de Maputo/Liga Muçulmana com 16. Depois surgem Desportivo com 11, Maxaquene e HCB 10, Matchedje, Ferroviário da Beira e Atlético Muçulmano nove, Textáfrica sete, Chingale seis e, abaixo da linha de água, Ferroviário de Nampula cinco, FC Lichinga três e Ferroviário de Nacala.

MOÇAMBOLA-2009 - Bem-haja, Costa do Sol!

ESTE Costa do Sol é, na verdade, uma formação com todos os condimentos necessários para se ser uma grande equipa de futebol.

“ESTOU no Costa do Sol para melhorar os meus níveis de jogo, este é o sentimento do médio-ofensivo, Ruben.
Artistas de classe invejável, desde o guarda-redes Antoninho – que voltou aos seus tempos áureos, quando ascendeu ao time principal “canarinho” – até ao repentino e astuto Tó, passando pela mestria de Ruben, Josimar, Marufo, Dito, João e companhia. Uma equipa que ontem não somente justificou a vitória (2-1) arrancada perante uma Liga Muçulmana tenaz e que em nenhum momento virou a cara à luta como também soube construí-la com dignidade e virtuosismo necessários nestas ocasiões, particularmente porque estava em causa a luta pela primeira posição do Moçambola-2009.

Deste modo, ao cabo da sétima jornada, a turma de João Chissano, que se exibiu com uma grandeza e peculiaridade que nos fizeram recordar o ano antepassado, quando conquistou meritoriamente o Moçambola e a Taça de Moçambique, comanda isolada a prova com 19 pontos, mais três que a dupla constituída pelo Ferroviário de Maputo e Liga Muçulmana.

Jogando no Estádio da Machava e disposto a trazer a verdadeira alegria às suas hostes, depois da contestação dos adeptos em relação ao técnico brasileiro Paulo Camargo, os campeões nacionais golearam o FC Lichinga por seis bolas sem resposta, agravando ainda mais a já precária situação do representante do Niassa.

Três triunfos pelo mesmo resultado de 1-0 foram conseguidos por igual número de visitantes. Trata-se do Ferroviário da Beira, que derrotou o Desportivo, da HCB de Songo, vitorioso perante o Maxaquene, e do Matchedje, que na Soalpo bateu o Textáfrica.

Surpresas, de alguma forma, para quem não viu estes desafios, porém, vitórias merecidas, a avaliar pelo desenrolar dos factos nas quatro linhas. Quem também se vê a braços com uma crise é o Ferroviário de Nampula, que em sete jogos ainda não ganhou nenhum. Desta vez, em pleno Estádio 25 de Junho, empatou sem abertura de contagem com o Atlético Muçulmano.

Enquanto isso, o técnico Zé Maria pode ter apaziguado os ânimos mais exaltados dos adeptos do Chingale, com a vitória sobre Ferroviário de Nacala por 2-0, facto que permitiu à equipa sair da zona da despromoção, em troca com os “locomotivas” da capital nortenha. Agora com um líder destacado, o Moçambola tem à frente o Costa do Sol com 19 pontos, seguido do Ferroviário e da Liga Muçulmana com 16, Desportivo 11, Maxaquene e HCB 10, Matchedje, Ferroviário da Beira e Atlético Muçulmano nove, Textáfrica sete, Chingale seis, Ferroviário de Nampula cinco, FC Lichinga três e Ferroviário de Nacala dois pontos. No próximo fim-de-semana rodará a oitava jornada, com os seguintes desafios: Matchedje-Desportivo, HCB-Textáfrica, Atlético Muçulmano-Maxaquene, FC Lichinga-Ferroviário de Nampula, Ferroviário de Nacala-Ferroviário de Maputo, Liga Muçulmana-Chingale e Ferroviário da Beira-Costa do Sol.

MOÇAMBOLA-2009 - Costa do Sol, 2-Liga Muçulmana, 1 : Sol brilhante, vivo e fantástico

É verdade que não é por ter ganho ontem que o Costa do Sol se pode dar ao luxo de festejar para além de uma vitória.

Sol brilhante, vivo e fantástico contra a Liga Muçulmana
No entanto, tem razões de sobra para depois, deste “simples” triunfo se arvorar a algo mais consistente, neste caso concreto a liderança isolada do campeonato. Mais: para além de ter sido um 2-1 perante o adversário com quem vinha discutindo tenazmente o primeiro lugar, tratou-se do rescaldo de uma exibição a todos os títulos magnífica, numa tarde em que o futebol, pela excelente qualidade do jogo proporcionado por ambos os contendores, voltou a ser uma indiscutível paixão para os adeptos que marcaram presença no campo dos “canarinhos”.

A objectividade do Costa do Sol começou a marcar diferença desde logo, mercê de uma linha intermediária funcional, com Mambo mais no apoio às missões defensivas, Silvério, Josimar e Ruben, o deslumbrante triunvirato, a interligar-se eficazmente com a dupla de sonho Marufo/Tó.

Foi assim que os “canarinhos” se assenhorearam dos acontecimentos sem grandes problemas, com o facto caricato de os baixinhos desta formação, usando da sua irrepreensível técnica, se sobreporem com uma facilidade tremenda aos gigantes centrais da Liga Muçulmana, nomeadamente Mack e Gabito e posteriormente Marito.

Mas, senhoras e senhores, mérito igualmente para a turma de Neca. Com efeito, a Liga, superiormente comandada por Sadomba, foi paulatinamente mostrando a sua grandeza, através de venenosos contra-ataques que no Costa do Sol acabaram revelando o seguinte: o lateral direito João com um nível invejável e o guarda-redes Antoninho com reflexos renovados.

A grande penalidade cobertura por Josimar, aos 19 minutos, não abalou o adversário. Embora os “canarinhos” mantivessem a sua fantástica qualidade de jogo ofensivo, assente numa velocidade estonteante, desmarcações e triangulações de se lhe tirar o chapéu a Liga também ligou o “turbo” e, aí, os desequilíbrios de Sadomba vieram ao de cima, culminando com o passe de mestria para o cabeceamento vitorioso de Alvim, no final da primeira parte.

Ninguém definhou perante estas circunstâncias. Igualmente, ninguém se mostrou satisfeito com o empate. Novamente na mó de cima, o Costa do Sol chega ao segundo tento por intermédio de Marufo, na conclusão de um excelente trabalho individual de Tó. Descanso para os “canarinhos”? Bem gostariam os seus adeptos, só que a verdade manda dizer que a Liga replicou como manda o preceito, encostando o adversário na defesa e saindo esporadicamente em contra-ataques. Os momentos finais foram vividos com o credo na boca, mas a grande tarde de Antoninho anulou tudo.

Apesar de, incompreensivelmente, contestado pelos “canarinhos”, o juiz nampulense Dionísio Dongaze esteve bem.

FICHA DO JOGO

Árbitro: Dionísio Dongaze, coadjuvado por Mário Albino e Januário Pastola. Quarto árbitro: Samuel Chirindza.

COSTA DO SOL – Antoninho; João, Kito, Jonas e Dito; Silvério (Alvarito), Mambo, Josimar e Ruben; Marufo (Inácio) e Tó (Artur).

LIGA MUÇULMANA – Binó; Calima (Filipe), Mack, Gabito (Marito) e Suleimane; Micas (Carlitos), Alvim, Chico e Vling; Maninho e Sadomba.

Acção disciplinar: cartão amarelo para Gabito, Calima, Kito, Carlitos, João e Alvim.

Golos: 1-0, Josimar (19 m), de “penalty”; 1-1, Alvim (46 m); 2-1, Marufo (52 m).

Alexandre Zandamela

MOÇAMBOLA-2009 - Fer. Nampula, 0-Atlético Muçulmano, 0 : Apaixonante e emotivo

FOI interessante seguir este desafio, mormente na segunda parte, período durante o qual os jogadores aplicaram-se o suficiente para chegar ao golo, objectivo falhado por mera casualidade.

O Ferroviário de Nampula continua a lutar contra fantasmas, tendo somado o quinto empate em sete jogos. Mas, quais terão sido os tais fantasmas que impediram o golo no desafio de ontem?

A Equipe do Atlético Muçulmano
O único que vimos foi um Atlético personalizado, aguerrido e ambicioso em conquistar os três pontos, jogando sempre com os olhos postos na baliza adversária. Eboh foi um quebra-cabeças no ataque, bem acompanhado por Ngoni, Madeira e Délcio. No primeiro tempo, os “muçulmanos” falharam dois golos certos, primeiro por Ngoni, que rematou ao lado, depois por Amad, que desviou um cruzamento para a defesa atenta de Zaca.

Perante o atrevimento dos forasteiros, os “locomotivas” privilegiaram um futebol rápido e concentração de muitas pedras no miolo do terreno, um posicionamento que permitiu aos dianteiros Zé e Leonel ganharem bolas na área de perigo. Contudo, os avançados não atinavam com a baliza.

O segundo tempo começou com a expulsão do guarda-redes Zaca. A partir daí, o Atlético controlou o jogo, surgindo com mais unidades no meio- campo adversário. Enquanto isso, mesmo jogando com menos uma unidade, o Ferroviário continuou a alimentar o sonho de somar a primeira vitória, mas Leonel e Nando desperdiçaram as melhores oportunidades de inaugurar o marcador.

O árbitro realizou um bom trabalho técnica e disciplinarmente. Ajuizou correctamente a falta que culminou com o cartão vermelho a Zaca.

FICHA TÉCNICA

Árbitro: João Armando, auxiliado por Alfredo Sitoe e Daniel Viegas.Quarto árbitro: Machuara Abujahama.

FER. NAMPULA – Zaca; Stélio, Hipo, Elídio e Matofe; Joaquim, Nando, Fedo (Samuel) e Ginho (Sozinho); Leonel (Nildo) e Zé.

ATLÉTICO – Sidónio; Amad, Clarêncio, Baúte e Nelito; Sumilo (Manuelito), Madeira, Ngoni (Danito) e Délcio; Dino e Eboh (Fadil).
Acção Disciplinar: cartão amarelo para Nando, Délcio, Dino e Fadil. Vermelho para Zaca.

Custódio Mugabe

MOÇAMBOLA-2009 - Maxaquene, 0-HCB, 1: Campira “tramou” tudo

O LATERAL direito Campira acabou “tramando” tudo o que os “tricolores” tentaram construir, tendo como objectivo os três pontos, ao oferecer o tento da vitória ao adversário.

Com o esférico em seu poder e espaço suficiente de manobra, Campira fez o pior, ao projectar o esférico para a sua própria mão. Araújo Martinho, juiz da partida, assinalou grande penalidade e o meio-campista Paíto cobrou vitoriosamente aos 70 minutos.

A equipa do Maxaquene
Numa tarde“tricolor” sem grande inspiração e soluções no ataque, apesar do esforço abnegado levado a cabo pelo principal artilheiro da equipa, Hélder Pelembe, as chances de violar a baliza defendida por Chico tornaram-se escassas. Faltou clarividência na hora da verdade, para além de que HCB actuava com muitas cautelas defensivas, procurando sempre sair seguro para o ataque.

Na tentativa de encontrar soluções para remediar a situação, o técnico Litos efectuou substituições imediatamente após o intervalo. A pressão aumentou no reduto da HCB, mas ninguém teve inteligência para romper a grande área pela zona frontal. O Maxaquene mudou sistematicamente os flancos e surgiram muitos despejos para a área de rigor, mas a defensiva tetense continuava impenetrável, gorando-se todas as chances “tricolores” de chegar ao golo.

O trabalho do árbitro não foi dos melhores. Confundiu-se nas decisões, beneficiando muitas vezes o infractor.

FICHA TÉCNICA

Árbitro: Araújo Martinho, auxiliado por Gimo Patrício e Bento Chengueranao. Quarto árbitro: Felisberto José.

MAXAQUENE – Soarito; Campira, Narciso (Steven), Nito e Kiki; Jumisse (Eusébio), Macamito, Mustafá (Kito) e Liberty; Hélder Pelembe e Eurico.

HCB – Chico; Bila, Venâncio, Mucuapel e Antoninho; Eládio, Paito (Paulino), Dangalira e Reginaldo (Zaid); Gito e Amílcar (Jordão).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Jumisse e Mucuapera e vermelho para Hélder Pelembe.

SALVADOR NHANTUMBO

MOÇAMBOLA-2009 - Fer. Maputo, 6-FC Lichinga, 0 : “Locomotiva” endiabrada

O FERROVIÁRIO resgatou, ontem, a sua face habitual e, por isso, não teve dificuldades para “esmagar” o FC Lichinga, um adversário que se foi reduzindo gradualmente até à pequenez, apesar de ter tentado, no início, encarar o oponente de forma destemida, jogando abertamente ao ataque.

O FERROVIÁRIO resgatou, ontem, a sua face habitual
Mas acusou falta de experiência, precipitando-se muito, até que os “locomotivas” concluíram que estavam perante uma equipa acessível.

Uma das suas vantagens, aliás, foi a opção que levou para o relvado e a vontade e entrega expressas pelos jogadores. A equipa carburou à medida do seu habitual, com Momed Hagy, bem apoiado por Danito Parruque, a fazer rasgos de primeira a partir do centro do terreno e desmarcar os homens da frente. Assim, Luís e Jerry apareciam à vontade na zona de rigor, com espaço para desequilibrar a defensiva. Pelas alas, Tchaka foi mais perfeito que Maurício, que ultimamente não se encontra na sua melhor forma.

Com este esquema a funcionar, o Ferroviário marcou o seu primeiro tento por Jerry, aos 10 minutos, com perfeita assistência de Luís, para, já próximo do intervalo, Luís fazer o 2-0.

A segunda parte foi caracterizada pelo domínio completo dos donos da casa e um festival de golos. O FC Lichinga foi confinado à sua defesa e isso abriu espaço para muitas investidas, acontecendo os tentos de forma natural.

O árbitro da partida fez um belíssimo trabalho. As equipas contribuíram para isso, pois portaram-se bem, disciplinarmente, daí que nenhum jogador foi sancionado.

FICHA TÉCNICA

Árbitro: José Maria Rachide, auxiliado por João Paulo e Daniel Filipe. Quarto árbitro: Ainad Ussene.

FER. MAPUTO – Pinto; Butana (Zabula), Tony Gravata, Jotamo e Fred; Tchaka (Jair), Momed Hagy, Danito Parruque (Whisky) e Maurício; Luís e Jerry.

FC LICHINGA – Ribas; Sousa, Sadique, Maior e Chimbeta; Rachide, Paúnde, Kikito e Clement (Anselmo); Metangula e Wacheca (Avelino).

Golos: 1-0, Jerry; 2-0, Luís; 3-0, Danito Parruque; 4-0, Toni; 5-0, Jair; 6-0, Jerry.

Salvador Nhantumbo

MOÇAMBOLA-2009 - Desportivo, 0-Fer. Beira, 1: Festa “alvi-negra” acaba em tristeza


NELINHO, o “patrão” do meio-campo “alvi-negro”
AS bancadas do Estádio 1º de Maio/Standard Bank “pintaram-se” de preto-e-branco no sábado. As centenas de adeptos do Desportivo que puxavam pela sua equipa, mesmo antes do início do desafio, transformaram o recinto num autêntico inferno para os forasteiros, e o primeiro lance de apuros para a baliza de Gervásio aconteceu à passagem dos 31 minutos, quando Aníbal cabeceou à trave, após cruzamento de Mayunda.

No entanto, as bancadas do 1º de Maio/Standaro Bank “gelaram” à beira do intervalo, quando a defesa foi surpreendida por um cabeceamento fulgurante de Buramo, que aproveitou o momento de distracção do sector mais recuado do Desportivo para fazer golo.

Quando se pensava que o segundo tempo seria de um Desportivo modificado, o certo é que a equipa apareceu mais acinzentada. Atentos a este momento de nervosismo estavam os beirenses, que, numa jogada de contra-ataque, fizeram o 2-0, mas prontamente anulado pelo árbitro, por suposto fora-de-jogo de Toni. Diga-se, no entanto, que não existiu, pois o cruzamento de Buramo é feito já na linha do fundo. Má decisão de Amosse Lázaro, que tirava o segundo golo aos visitantes.

FICHA TÉCNICA

Árbitro: Amosse Lázaro, auxiliado por Agostinho Pelembe e Eduardo Gatoma.

DESPORTIVO - Jaime; Mexer, Zainadine Júnior, Mayunda e Josué; Nelinho, Tchotchó (Tchitcho), Muandro e Isac (Secanhe); Aníbal e Binó (Sonito).

FER. BEIRA - Gervásio; Ninito, Gildo, Nené e Edson; Cândido, Óscar, Buramo e Timbe; Cláudio (Betinho) e Tony (Henriques).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Gervásio, Edson e Buramo.

IVO TAVARES

MOÇAMBOLA-2009 - Resultados e Classificação

RESULTADOS

imagem corporativa do moçambola
Costa do Sol-Liga Muçulmana (2-1)

Ferroviário-FC Lichinga (6-0)

Desportivo-Fer. Beira (0-1)

Maxaquene-HCB de Songo (0-1)

Textáfrica-Matchedje (0-1)

Fer. Nampula-Atlético Muçulmano (0-0)

Chingale-Fer. Nacala (2-0)

CLASSIFICAÇÃO

J V E D B P

1º COSTA DO SOL 7 6 1 0 15-2 19

2º Ferroviário de Maputo 7 5 1 1 14-3 16

3º Liga Muçulmana 7 5 1 1 12-3 16

4º Desportivo 7 3 2 2 7-5 11

5º Maxaquene 7 3 1 3 6-7 10

6º HCB de Songo 7 3 1 3 5-7 10

7º Matchedje 7 2 3 2 4-4 9

8º Ferroviário da Beira 7 2 3 2 3-3 9

9º Atlético Muçulmano 7 2 3 2 4-6 9

10º Textáfrica 7 2 1 4 4-6 7

11º Chingale 7 1 3 3 5-6 6

12º Ferroviário de Nampula 7 0 5 2 3-6 5

13º FC Lichinga 7 0 3 4 3-16 3

14º Ferroviário de Nacala 7 0 2 5 1-11 2

PRÓXIMA JORNADA (8ª)

Matchedje-Desportivo

HCB de Songo-Textáfrica

Atlético Muçulmano-Maxaquene

FC Lichinga-Fer. Nampula

Fer. Nacala-Fer. Maputo

Liga Muçulmana-Chingale

Fer. Beira-Costa do Sol

Há “barulho” no Maxaquene!

TUDO indica que no Maxaquene algumas coisas vão ser resolvidas a muros. Se por um lado há uma ala que defende a continuação da actual direcção, por outro, há a outra que quer ver acomodados os seus interesses.

Momed Rafidine Presidente do Maxaquene(a direita)
Estamos a falar da Assembleia Geral da colectividade que sábado não chegou ao fim, porque, por um lado, os sócios queriam ver a evolução da equipa (perder!) diante do HCB e, por outro, porque o assunto das infra-estruturas não se podia esgotar em um dia sequer.

Já estava previsto que a assembleia do Maxaquene não tivesse um desfecho no último sábado por razoes que se prendem com a venda das infra-estruturas, algo polémico que pode, em algum momento, conhecer o seu revés, até porque a lista de consenso que choca com os estatutos pode não e nunca ser viável. Até porque no final do encontro, o presidente da Assembleia-geral, Abdul Carimo, deixou claro que as eleições têm que se realizar antes do dia 15 do próximo mês, antes (nem sabíamos) da assinatura final do documento que confere a passagem para outrém das infra-estruturas já vendidas (!) – estamos a falar do campo de futebol.

Hoje vai se proceder à deposição do Regulamento Eleitoral e a proposta da alteração dos estatutos, para que no dia 9 sejam discutidas as questões pendentes a seu respeito.

Segundo Abdul Carimo, no próximo dia 9 será avaliada a situação actual do clube (relatórios de conta e de actividades) e o Regulamento Eleitoral e o Estatutos, que, por sinal, já foram publicados no Boletim da Republica.

Em linguagem muito simples, Abdul Carimo disse que “os sócios acumularam muitos problemas, que deverão ser resolvidos na totalidade. E quero que as eleições decorram antes do dia 15, antes da assinatura definitiva do contrato da venda de infra-estruturas, porque tudo indica que os interesses dos sócios apresentados na assembleia de 2008 não estão acomodados”.

No final do reunião do último sábado, já nos corredores, alguns apoiantes do actual presidente aventavam a hipótese de romper com a lista de consenso que colocava o ex-PCA dos Aeroportos de Moçambique, Cossa, como presidente, e Rafindine como vice.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

“Mambinhas” arrancam a meio-gás

A SELECÇÃO Nacional de Futebol de Sub-20 iniciou a preparação a meio-gás, na última terça-feira, tendo no horizonte os Jogos da Lusofonia, que se realizam de 11 a 19 de Julho próximo em Portugal.

Chababe fala a alguns dos pré-convocados (C. Bernardo)
Apenas 11 dos perto de 30 jogadores pré-convocados se fizeram aos treinos no campo do 1º de Maio/Standard Bank, dos quais se destacam o guarda-redes Rodrigues (Maxaquene), os atacantes Maninho, da Liga Muçulmana de Maputo, e meio-campista Jacinto, do Matchedje, autor de um dos golos frente ao Maxaquene, no último fim-de-semana, o defensor António Timane e o médio Dércio, ambos do Estrela Vermelha de Maputo.

Apenas estiveram presentes um pouco mais de 10 jogadores, na sessão inaugural. Maior parte ficou sem a informação, segundo justificação dada por Chababe Amade Chababe, alegando o facto de as convocatórias terem chegado tardiamente aos respectivos clubes.

Segundo comentou, esta situação será superada a partir da próxima sessão. Chababe sente-se feliz por contar com jogadores com alguma tarimba, alguns dos quais projectados ano passado nalguns torneios em que os “Mambinhas” participaram, nomeadamente em Portugal (Troféu Mário Coluna), na Malásia, em Angola e na vizinha África do Sul (Cosafa).

Voleibol - “Africano” da Zona VI – Qualificação para o “Mundial”: Catorze na convocatória final da selecção nacional

JÁ é conhecida a convocatória da Selecção Nacional de Voleibol de seniores masculinos que de 1 a 3 de Maio disputará, na capital do país, a primeira fase do Campeonato Africano (Zona VI) de apuramento para o “Mundial” a decorrer na Itália no próximo ano.

São ao todo 14 os atletas que integram o “esquadrão” final, sendo que maior parte provém da Académica “M”, seis.

Uma fase do jogo entre Académica "B" e União Sagrada Família Inhambane
Para salvaguardar possíveis lesões, o cubano Carlos Garcia, seleccionador nacional, convocou dois jogadores a mais em relação ao número exigido pela Federação Internacional de Voleibol de África (FIBA) que é de 12. Consumada a triagem foram dispensados dos trabalhos do combinado nacional dez atletas que durante um mês vinham tentando a sua sorte.

As sessões de treino têm vindo a decorrer no pavilhão da Académica três vezes por semana. No entanto, a carga preparatória aumentará visto que a turma moçambicana passará a treinar quatro vezes por semana, o que, de acordo com Carlos Garcia contribuirá para aumentar o ritmo e permitirá aos jogadores ganharem maior entrosamento. Ainda sobre a preparação, o técnico cubano manifestou a vontade de começar a treinar o mais rápido possível no pavilhão do Maxaquene (recinto dos jogos) de modo a que os jogadores possam habituar-se ao piso.

Falando sobre as chances de apuramento da equipa nacional, este disse estar confiante numa boa prestação, embora não conheça o valor dos adversários, nomeadamente Zimbabwe, Maurícias e Malawi. “Acredito no valor da equipa. Os jogadores têm se apresentado muito determinados nos treinos”, frisou.

Apura-se para a segunda fase o primeiro classificado. Moçambique terá como primeiro adversário as Maurícias, depois segue-se o Zimbabwe, e por último o Zimbabwe.

EIS A CONVOCATÓRIA FINAL

ACADÉMICA M: Manuel Mavale, Augusto Cherinda, Sílvio Gove*, Njangira Caetano, Carlos Macacão, Carlos Vasco e Ernesto Chongo.

COSTA DO SOL: Délcio Soares, Bonomar Macuacua e João Manjaque.

MAPUTO JET´S: Alexandre Chaúque*, Carlos Amilton, Justino Tobela e Manuel Nhambe.

(*) – Reservas

Inscrições já estão abertas: Vem aí o “Baskete Show”

JÁ começaram a realizar-se as primeiras demarches tendo em vista a realização da terceira edição do Basket Show 2009, a sensacional prova infanto-juvenil da “bola-ao-cesto”, com a abertura na última segunda-feira das inscrições para as escolas públicas e privadas a nível da cidade e província do Maputo

Vem ai a festado Baskete Show
As inscrições para tomar parte deste mega-evento, que tem atraído milhares de pessoas ao recinto dos jogos, terminam no dia 30 do mês em curso.

As escolas devem inscrever um máximo de 15 jogadores, até no máximo de 16 anos de idade.

Em masculinos é permitido que as escolas inscrevam no máximo dois atletas federados, enquanto em femininos o limite é de quatro.

Nesta edição haverá uma inovação que tem a ver com a introdução de uma fase de apuramento a ser disputada no próximo mês.
A fase final decorrerá entre os dias 13 de Julho e 8 de Agosto.

Cricket : Moçambique ganha prémio regional de melhor promotor

MOÇAMBIQUE ganhou o prémio regional de promoção e marketing atribuído pela Federação Internacional de Criket (ICC), que é a instituição que vela pela modalidade a nível mundial. O prémio, que compreende um equipamento diverso avaliado em dois mil dólares americanos, foi divulgado em princípios deste mês em Joanesburgo, sede regional da modalidade.

Enquanto isso, a moçambicana Ema Fernandes, tesoureira e chefe da Administração da Associação Moçambicana de Cricket (AMC), foi distinguida como a melhor voluntária africana do ano, devendo para o efeito receber uma taça.

Esta distinção segue-se à escolha de Moçambique para acolher, pela primeira vez, um torneio internacional de Sub-19, que juntou alguns países da região de 28 de Fevereiro a 4 de Março último, em Maputo.

Salientar que Moçambique foi premiado em reconhecimento da sua entrega e dedicação na promoção e divulgação das actividades realizadas internamente e pela sua colaboração em acções levadas a cabo pela ICC a nível regional, nomeadamente na formação e gestão das competições.

Segundo apurámos de fontes desta organização, Moçambique foi o único destacado dos 14 países membros filiados da ICC. Os restantes países premiados a nível regional são parte dos seis membros associados.

É UMA GRANDE HONRA

Ema Fernandes, tesoureira e chefe da Administração da Associação Moçambicana de Cricket (AMC)
EMA Fernandes classificou-se com o prémio de melhor voluntária africana do ano de grande honra. Questionada sobre as razões que concorreram para a distinção realçou que foi pela colaboração permanente e voluntária que tem dado à ICC e sobre a informação prestada à instituição sobre as actividades desenvolvidas a nível interno e externo, neste caso no que respeita às competições de carácter regional nas quais Moçambique tem marcado presença.

Moçambique teve, só no ano passado, três deslocações para torneios envolvendo as selecções de seniores e de Sub-17, respectivamente na Inglaterra (cidade de Gersey) e na vizinha África do Sul (Benoni).

Das 12 selecções participantes no torneio internacional em Gersey, dois foram seleccionados em África, nomeadamente Moçambique, como vencedor do torneio regional envolvendo países membros filiados da ICC, em 2007, em Benoni, e Botswana, na qualidade de segundo classificado numa prova realizada no mesmo ano e que envolveu países membros associados daquela instituição.

Formados 35 professores de ginástica em Pemba

A CIDADE de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, passou a contar este mês com mais 35 novos treinadores de ginástica de Nível I em “Rope Skipping” (Salto Acrobático a Corda) formados no quadro do programa de massificação da modalidade levado a cabo pela Federação de Ginástica de Moçambique (FGYM).

Forão formados em Pemba 35 novos treinadores de ginástica de Nível I em “Rope Skipping” (Salto Acrobático a Corda
Aliás, este curso veio encerrar o programa de capacitação de novos técnicos iniciado em 2007.

O ciclo de formação de novos técnicos teve como objectivo a criação de condições técnicas suficientes para que cada província tenha capacidade de preparar os respectivos representantes para as competições de ginástica, algo que deverá ser uma realidade com a realização dos Jogos Escolares no mês de Julho, em Niassa.

Participaram no curso, que contou com o apoio das Direcções Provinciais da Juventude e Desporto e da Educação e Cultura, do Fundo de Promoção Desportiva e do Gabinete da Primeira Dama, técnicos da Associação Acrobática e de Shukotan de Pemba, professores de educação física de Pemba e Montepuez e estudantes do IFP.

Foram formados desde 2007 em todo o país mais de 400 técnicos de ginástica na categoria de Rope Skipping.

Usain Bolt confirma presença no “Meeting” de Crystal Palace

O TRICAMPEÃO olímpico Usain Bolt anunciou segunda-feira que vai participar do “Meeting” de atletismo de Crystal Palace, a 24 e 25 de Julho, em Londres.

O TRICAMPEÃO olímpico Usain Bolt
“Londres é uma reunião fantástica, com um público que apoia a todos os atletas. Sinto-me bem aqui, é como se fosse a minha segunda pátria”, declarou o velocista jamaicano, que participou em 2008 da Reunião de Crystal Palace na categoria 200m pouco antes do seu triunfo nos Jogos Olímpicos de Pequim, onde conquistou o ouro nas especialidades de 200m, 100m e nas estafetas de 4x100m.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Basquetebol – Torneio de Abertura : Vizinhança e rivalidade à mistura na grande final

AO que tudo indica, a tradição parece estar de volta nas competições basquetebolísticas da capital do país.

Eis o Maxaquene, novamente rei da bola-ao-cesto da capital do país
Tradição envolvendo a nomenclatura mais sonante na história da modalidade, para a grande final do Torneio de Abertura da Cidade de Maputo, a ter lugar no próximo sábado. Pois, Maxaquene e Desportivo, como há muito não o faziam, já que nos últimos anos o surgimento colossal e hegemónico do Ferroviário veio ofuscar estas duas formações, encontrar-se-ão para um embate que se perspectiva bastante interessante, não somente pela velha rivalidade que sempre caracterizou a vizinhança entre estas colectividades como também porque no começo da presente temporada, no mercado de transferências, houve troca de jogadores.

Nas sensacionais meias-finais de sexta-feira, tanto “tricolores” como “alvi-negros” foram de uma eficiência extremamente significativa, ao não oferecer tréguas aos seus oponentes, na conclusão de dois embates muitíssimo bem disputados e que foram uma excelente propaganda ao nosso basquetebol sénior masculino, sobretudo após a meritória qualificação para o Afrobásquete Líbia-2009, em Agosto próximo.

Naquele que foi o encontro de reedição das finais do Campeonato Nacional dos últimos anos, o Maxaquene levou de vencida o Ferroviário pela marca de 80-54, uma vantagem de 26 pontos que não deixa quaisquer dúvidas em relação à supremacia exercida pela turma de Horácio Martins ao longo dos 40 minutos. No entanto, apesar de derrotados, os “locomotivas” contribuíram decisivamente para a grande do espectáculo que se assistiu.

Noutro desafio, o Desportivo também não teve contemplações diante do Costa do Sol, ganhando por 67-51. De uma maneira geral, o jogo foi caracterizado pelo equilíbrio e incerteza quanto ao seu desfecho, facto que prendeu a atenção dos espectadores, ávidos em querer conhecer o finalista entre estes dois conjuntos, que muito prometem nos Campeonatos da Cidade e Nacional.

No que diz respeito aos seniores femininos, o Desportivo, bicampeão africano e campeão nacional, encontrar-se-á com APolitécnica, que este ano, uma vez mais, terá a pesada responsabilidade de representar o Continente Africano nas Universíadas Mundiais, na Sérvia. À semelhança dos masculinos, este será também um despique rodeado de muita expectativa, tendo em conta que coloca frente-a-frente dois dos melhores times da nossa bola-ao-cesto.

Na transição para a final, as “alvi-negras” mostraram todas as suas inquestionáveis credenciais diante do Maxaquene, brindando as vizinhas com a “chapa 100”. O resultado foi extremamente desnivelado: 100-24, relevando a ingenuidade das “tricolores” nos dias que correm, sabido que o clube é uma referência africana, com um título ganho. Por seu turno, no jogo entre duas formações do mesmo timbre, APolitécnica bateu o Ferroviário por 73-66, remetendo-se o tira-teimas para futuros encontros da época.

Entretanto, está programado para o próximo sábado, na sede da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, o sorteio dos Campeonatos da capital do país, cujo início está previsto para o início de Maio.

Uniformização dos processos de licenciamento e inscrição de jogadores: FMF ausculta associações provinciais

vice-presidente da FMF para a Alta Competição, António Chambal
A FEDERAÇÃO Moçambicana de Futebol (FMF) iniciou esta semana a auscultação das associações provinciais e os respectivos clubes a nível da alta-competição para a uniformização dos processos de licenciamento e inscrição de jogadores, tendo em conta as irregularidades que se têm verificado na elaboração da respectiva documentação que é posteriormente enviada àquela instituição para a sua homologação

Os trabalhos iniciaram com a deslocação, esta segunda-feira, de um dos vice-presidentes da FMF, António Chambal, para a província de Sofala, onde permanecerá até hoje. Posto isso, Chambal seguirá para Inhambane, onde trabalhará até sexta-feira.

Os trabalhos prosseguirão em Gaza, para onde se deslocará o secretário-geral daquela instituição, Filipe Johane, para cumprir uma agenda de dois dias.

Para além de abordar os processos de licenciamento e inscrição de atletas, os delegados da FMF irão discutir com as associações e clubes a forma como devem ser organizados os torneios envolvendo as selecções provinciais, iniciados este ano, e que têm como objectivo a descoberta de talentos para os futuros“Mambas”.

Na agenda, constam igualmente os debates à volta da formação, nomeadamente a promoção de curso de treinadores e árbitros.

Estádios para o Mundial-2010 estarão “prontos até Outubro” - garante o presidente do Comité Organizador da prova

DANNY Jordaan, presidente do Comité Organizador do Campeonato Mundial de Futebol de 2010, espera que todos os estádios para o evento estejam concluídos até Outubro. Jordaan está neste momento envolvido numa campanha de promoção para a Taça das Confederações, que se realiza este ano na África do Sul, segundo a BBC PARA AFRICA.com.

Jordaan, entre Tutu e Mandela
Ele disse que este torneio - que será um ensaio para o Mundial de 2010 - vai servir para dissipar quaisquer receios em relação à capacidade dos sul-africanos para organizar a mais importante competição internacional de futebol.

“Para o Mundial teremos seis novos estádios e, até Outubro deste ano, todos os estádios estarão prontos”, garantiu.

Danny Jordaan afirmou também que os estádios para a Taça da Confederações já foram usados antes.

“Esses estádios estão prontos e foram usados em competições como o Campeonato Mundial de Râguebi, em 1995. Trata-se dos estádios de Ellis Park em Joanesburgo, Royal Bafokeng em Rustenburgo, Loftus Versveld em Pretória e Free State em Bloemfontein”, destacou.

Cerca de 450 mil fãs deverão viajar para a África do Sul para assistir ao Mundial de 2010. Em 2006, o Mundial da Alemanha teve dois milhões de visitantes estrangeiros.

Jordaan disse que a segurança será um aspecto altamente prioritário devido ao facto de a África do Sul ter um elevado índice de criminalidade.

“Investimos 138 milhões de dólares no reforço da Polícia. As nossas equipas de segurança trabalharam no Mundial de 2006, no Euro 2008 e nos Jogos Olímpicos de Pequim e temos a certeza que estarão à altura de garantir um ambiente seguro”, prometeu.

Danny Jordaan referiu que não houve quaisquer problemas de segurança em grandes eventos desportivos realizados anteriormente pela África do Sul.

Quinteto partilha liderança do “Provincial” de Nampula

BENFICA, Sporting, Casa Issufo, todas da cidade de Nampula, Desportivo de Nacala e Sporting de Angoche é o quinteto que partilha a liderança do Campeonato Provincial de Futebol da 1ª divisão, em seniores depois de rodada a primeira jornada da prova que conta ainda com a participação de mais sete equipas, nomeadamente Angoche Clube de Desportos e Benfica, ambas de Angoche, Sporting e Benfica do Monapo, Futebol Clube da Ilha de Moçambique e Sporting da Faina e Hospital Central da capital provincial.

Na primeira jornada, que teve lugar no sábado e domingo, nas cidades de Nampula, Angoche e Nacala-Porto, na vila autárquica do Monapo, para além das vitórias conseguidas por aquele quinteto que, em princípio, é constituído por clubes que lutam pela conquista do título “provincial” que dá acesso ao apuramento à “poule” regional da zona norte, o Sporting da Faina impôs um empate a um golo à turma de Angoche Clube de Desportos.

Os resultados mais volumosos da primeira jornada do “provincial” de Futebol de Nampula foram obtidos pelas equipas do Benfica de Nampula e do Desportivo de Nacala que receberam e derrotaram pelo mesmo resultado 3-0, as formações do Futebol Clube da Ilha de Moçambique e do Hospital Central.

Noutros confrontos, o Sporting de Nampula teve que se aplicar a fundo para transpor o seu homónimo de Monapo por um golo, o mesmo resultado conseguido nos confrontos entre Casa Issufo-Benfica de Monapo e Sporting de Angoche e Benfica da mesma cidade.

Com este quadro de resultados, o Benfica, Sporting, Casa Issufo, Desportivo de Nacala e Sporting de Angoche partilham a liderança todos com três pontos, seguidos do Sporting da Faina e Angoche Clube de Desportos, ambos com um ponto, a seguir vem um quinteto constituído pelas equipas do Benfica e Sporting do Monapo, Inguri e Benfica de Angoche, Hospital Central e Moçambique Futebol Clube que ainda não pontuaram.

Campeonato da cidade: Mahafil resist

O MAHAFIL continua a liderar de forma irrepreensível o Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo após no pretérito fim-de-semana vencer no seu reduto o Zixaxa, por 3-0, em desafio da terceira jornada.

A ACADÉMICA, despromovida do último Moçambola
Este triunfo permite ao Mahafil conservar o estatuto de líder a cem por cento vitorioso, visto que somou por vitórias os três jogos realizados. A equipa que de vermelho e amarelo soube assim resistir à pressão da Académica, Estrela Vermelha e 1º de Maio, potenciais candidatos ao título, vencendo a todos.

A Académica e o Estrela Vermelha ganharam, por 1-0, as Águias Especiais e Beira-Mar da Catembe, respectivamente, enquanto o 1º de Maio bateu o União FC, por 2-1, naquele que era o embate mais aliciante da ronda.

No confronto entre as equipas que lutam para fugir dos últimos lugares da classificação, o Nova Aliança ganhou o Cape-Cape, por 1-0.

No próximo fim-de-semana o Campeonato da Cidade sofrerá uma paragem para dar lugar à disputa da primeira eliminatória da Taça de Moçambique a nível da capital do país. Eis os jogos: Mahafil-Académica e Estrela Vermelha-Zixaxa.

CLASSFICAÇÃO ACTUAL

J V E D G P

Mahafil 3 3 0 0 6-2 9

1º de Maio 3 2 1 0 3-1 7

Académica 3 2 1 0 2-0 7

Estrela Vermelha 3 1 2 0 1-0 5

Nova Aliança 3 1 1 1 2-2 4

Águias Especiais 3 0 2 1 3-4 2

Cape-Cape 3 0 2 1 1-2 2

Zixaxa 3 0 1 2 2-2 1

União FC 3 0 1 2 5-8 1

Beira-Mar 3 0 1 2 0-2 1

1http://www.jornalnoticias.co.mz

Em Nampula: Arranca fase regional da Copa Coca-Cola

AS equipas das Escolas Secundárias 12 de Outubro e de Nampula, todas da capital provincial, vão representar a província na fase regional da Copa Coca-Cola em futebol, depois de ocuparem o primeiro lugar nas duas séries daquele evento, juntando-se a mais duas instituições do “secundário geral” que virão de Cabo Delgado e Niassa.

Arranca fase regional da Copa Coca-Cola
Para chegarem a esta fase, a Escola Secundária de Nampula levou de vencida todas as partidas que disputou na série “A” em que esteve inserida, tendo derrotado na primeira jornada derrotado a formação da “Industrial e Comercial 3 de Fevereiro” por cinco bolas sem resposta, e na segunda bateu sem apelo nem agravo a “secundária” de Muatala, por 3-0.

Por seu turno, a “12 de Outubro” que esteve inserida na série “B”, na primeira ronda goleou por 12-0 a turma de Tiacane e na segunda esteve na iminência de comprometer a sua qualificação ao empatar com a Escola Secundária de Namicopo por duas bolas, mas redimiu-se na última jornada ao vencer a turma estudantil da Maparra, por três bolas a zero.

Entretanto, a comissão organizadora da Copa Coca-Cola a nível daquela região do país fez saber que ontem se realizou o sorteio da fase regional norte da competição que hoje inicia na cidade de Nampula com a participação de quatro equipas, nomeadamente as Secundárias de Nampula e 12 de Outubro, Escola Industrial e Comercial de Pemba e uma proveniente do Niassa, cujo nome não conseguimos apurar.

Importa referir que, contrariamente às edições anteriores, a região norte do país será representada na fase nacional da Copa por duas equipas que sairão da presente prova que inicia hoje. A província de Nampula já conquistou três edições, sendo duas pela “12 de Outubro” fora de portas e pela Escola Secundária de Nampula em casa.

Hóquei em Patins – Torneio de Preparação: Ferroviário arrasa Maxaquene (14-1

O FERROVIÁRIO estreou-se em grande no Torneio de Preparação de Hóquei em Patins ao golear, no fim-de-semana, o Maxaquene, por 14-1

Torneio de Preparação para o Mundial de Hoquei
Os “locomotivas” confirmaram assim o seu favoritismo ao vencer o desafio, o que não se sabia era por quantos golos de diferença. Com este triunfo os comandados de Júlio Mungói assumiram a liderança da prova com três pontos, os mesmos do Desportivo, que também entrou com o pé direito ao derrotar o Estrela Vermelha, por 11-4.

O Ferroviário parte assim em vantagem para a segunda jornada visto que tem um melhor “goal-average”, algo que poderá ser precioso, caso esteja no final da prova em igualdade pontual com o Desportivo. Aliás, esta é uma situação que se assistiu na Taça Fernando Duarte com os “alvi-negros” a conquistarem o troféu por terem superado os “locomotivas” no “goal-average”.

Na próxima jornada, a realizar-se no sábado, o Desportivo mede forças com o Maxaquene, enquanto o Ferroviário defronta o Estrela Vermelha.

Afrotaças: ASEC de Abidjan vence Monomotapa do Zimbabwe

O ASEC de Abidjan venceu o Monomotapa do Zimbabwe por 1-0 domingo no estádio Félix Houphouët-Boigny, em jogo pontuável para a primeira mão dos oitavos-de-finais da Liga dos Campeões Africanos.Ao intervalo, as duas equipas estavam empatadas (0-0), apesar das várias oportunidades de golo criadas e falhadas pelo ASEC.

ASEC de Abidjan
Na segunda parte, o ASEC continuou na dinâmica de dominação concretizada aos 48 minutos com uma penalidade marcada por Martial Yao Kouassi.

Contudo, o resultado mais volumoso da primeira mão foi conseguido pelo Primeiro de Agosto, por 3-1, frente ao Al-Hilal, do Sudão.

Ainda no pretérito fim-de-semana rodou a primeira mão dos oitavos-de-final da Taça CAF com o Entente Sétif, da Argélia, e o ENPPI, do Egipto, a golearem o Recreativo do Libolo, Angola, e o Red Arrows, da Zâmbia, pelo mesmo resultado de 4-0.

Eis os resultados dos oitavos-de-final da primeira mão da Liga dos Campeões

- Asec (Costa do Marfim) - Monomotapa (Zimbabwe) 1-0

- Kampala City (Uganda) - Al Merreikh (Sudão) 0-1

- Kano Pillars (Nigéria) - Al-Ahly (Egipto) 1-1

- Al-Ahly Tripoli (Líbia) - Etoile du Sahel (Tunísia) 0-0

- TP Mazembe (RD Congo) - Al Ittihad Khemisset (Marrocos) 1-0

- Primeiro de Agosto (Angola) - Al-Hilal (Sudão) 3-1

- Djoliba (Mali) - Zesco United (Zâmbia) 0-0

- Heartland (Nigéria) - Coton Sport (Camarões) 2-1

Os jogos da segunda mão serão disputados a 1, 2 e 3 de Maio próximo.

RESULTADOS DOS OITAVOS-DE-FINAL DA TAÇA CAF

Mamelodi Sundowns (África do Sul) - Vita Club (RD Congo) 2-2

Entente Sétif (Argélia) - Recreativo do Libolo (Angola) 4-0

JSM Bejaia (Argélia) - Stade malien (Mali) 1-0

ENPPI (Egipto) - Red Arrows (Zâmbia) 4-0

Aigle Royam Menoua (Camarões) - Bayelsa United (Nigéria) 1-0

Union Doualá (Camarões) - Santos Futebol Clube (Angola) 1-1

CS Sfaxien (Tunísia) - JC Abidjan (Costa do Marfim) 2-0

Haras al-Hodoud (Egipto) - EGS Gafsa (Tunísia) 3-0

Os jogos da segunda mão serão disputados a 1, 2 e 3 de Maio próximo.

Maradona deve deixar de pensar como jogador - aconselha o técnico da selecção brasileira, Duga

O TÉCNICO da selecção brasileira, Dunga, disse que o seu colega argentino Diego Maradona deve “deixar de pensar como jogador”, segundo a edição de ontem do diário desportivo italiano “La Gazzetta dello Sport”.

Dunga, seleccionador do Brasil, foi parco em palavras após a derrota da sua equipa frente à congénere portuguesa
“(Maradona, como técnico) Pode funcionar, mas ele deve ter atenção: é preciso que deixe de pensar como jogador, é um processo que levou tempo para mim”, assegurou.

Na entrevista, Dunga também comentou sobre a situação dos jogadores brasileiros na Itália, e disse que Ronaldinho Gaúcho está “um pouco triste” por não ser titular do Milan.

“Os brasileiros não são do tipo que gosta de ficar no banco”, apontou o treinador.

O médico de Maradona diz que a hospitalização não está relacionada com o seu passado de dependência à cocaína
Dunga falou ainda sobre Kaká e Alexandre Pato, companheiros de Ronaldinho na equipa de Milão.

Para o técnico da selecção brasileira, Kaká está num grande clube, que joga quase sempre a Liga dos Campeões, e tem o respeito de todos”.

Alexandre Pato também recebeu elogios de Dunga, que disse que o momento do jovem atacante chegará, mas que agora Luís Fabiano está a jogar “muito bem”.

Apanha-bolas fez assistência para golo

UM caso polémico está a dar que falar em Israel depois de um apanha-bolas ter feito uma “assistência” para golo da sua equipa. Tudo aconteceu no decorrer de um jogo da segunda divisão israelita entre o Hapoel Haifa e o Bnei Lod

Jogadores da Hapoel Haifa de Israel
Com o resultado em branco, a equipa de Haifa ensaiava um ataque pelo flanco esquerdo com uma bola em profundidade, mas o guarda-redes do Bnei Lod antecipou-se e foi até junto da linha lateral cabecear a bola para fora e, assim, anular o lance.

No entanto, assim que a bola saiu, o apanha-bolas, de seu nome Ofek Mizrachi, assistiu o avançado da equipa da casa com uma nova bola, permitindo que o jogador fizesse o lançamento para um companheiro fazer golo, quando o guarda-redes adversário ainda regressava à baliza, convencido que tinha tempo suficiente para recuperar a posição entre os postes.

Um lance legal, mas polémico, que só não deu mais “barulho” porque os visitantes acabaram por virar o jogo e venceram por 2-1, para tristeza do simpático Ofek Mizrachi.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Campeonato de Natação da Cidade de Maputo: Golfinhos Rei do Inverno

O CLUBE de Natação Golfinhos de Maputo (CNGM) conquistou o campeonato da modalidade de Inverno da Cidade de Maputo, evento que produziu 13 recordes nacionais, dos quais dois absolutos (RNA), sendo um individual e outro colectivo, e as restantes de categoria (RNC)

Salto para o mergulho em femininos
O Golfinhos dominou as provas masculinas e femininas, daí que se sagrou vencedor absoluto, arrecadando igualmente maior número de recordes batidos (11). Os restantes dois pertencem ao Clube Desportivo Tubarões de Maputo (CDTM).

O Golfinhos obteve deste modo 99 medalhas de ouro, sendo 64 em masculinos e 35 em femininos. Em segundo lugar ficou, o Ferroviário, tendo amealhado 43 ouros, 26 dos quais em masculinos. O Tubarões conseguiu, por seu turno, 13 ouros, oito dos quais em femininos. Por último, o Grupo Desportivo de Maputo (GDM) somou três ouros, todos obtidos em masculinos.

O triunfo do Golfinhos foi um feito que veio justificar mais uma vez a sua supremacia, sendo o clube que mais campeonatos conquistou nos últimos tempos em que tem estado a dominar a modalidade fruto do investimento que tem feito na formação.

JANNAT Bique, iniciada do Ferroviário de Maputo, fixou, ontem, um novo máximo nos 100 metros costas em 1.30 minuto.
Aliás, é nestes escalões que tem estado a colher frutos, sendo que os dois recordes absolutos acabaram pertencendo ao clube. A juvenil Géssica Stagno fixou o novo recorde absoluto na prova de 200 metros costas, com o tempo de 2.31,67 minutos, contra os anteriores 2.32,58. O recorde absoluto de estafetas foi registado na prova 4x50 metros livres, em seniores masculinos, com o tempo de 1.41,49 minuto, contra 1.43,00.

Géssica Stagno foi a melhor recordista individual com dois máximos nacionais. O outro máximo é de categoria e foi batido na prova de 100 costas, com a marca de 1.10,63 minuto, contra 1.12,21.

Os restantes recordes individuais foram registados pelos irmãos Jannat Bique e Allan Bique, ambos do Clube Desportivo Tubarões (CDTM), e Castro Júnior, também do Golfinhos.

O domínio do Golfinhos nesta prova foi mesmo evidente pois o seu rival, o Ferroviário, não conseguiu sequer um recorde. O Desportivo foi o pior, pois quedou-se em último lugar na classificação geral. Aliás, os “alvi-negros” não têm conseguido assegurar o terceiro lugar que lhes era habitual e que nos últimos anos tem ficado nas “mãos” do Tubarões, desde que este começou a contar com as prestações dos nadadores Gerúsio Matonse (sénior) e os irmãos Jannat e Allan Bique desertados do Ferroviário.

RECORDES DO CAMPEONATO DO INVERNO INDIVIDUAIS

NOME CLUBE CATEGORIA PROVA TEMPO ANTERIOR TIPO

Géssica Stagno CNGM Juvenil 200 C 2.31,67 2.32,58 RNA

Géssica Stagno CNGM Juvenil 100 C 1.10,63 1.12,21 RNC

Jannat Bique CDTM Infantil 400 E 6.6,51 6.6,60 RNC

Castro Júnior CNGM Iniciado 100 B 1.31,57 2.31,79 RNC

Allan Bique CDTM Iniciado 200 B 3.15,98 3.17,07 RNC

COLECTIVOS

CNGM (Masculinos) Iniciados 4x50 E 2.36,10 2.40,89 RNC

CNGM (Masculinos ) Iniciados 4x50 L 2.21,46 2.22,82 RNC

CNGM (Masculinos) Juvenis 4x50 L 1.55,78 1.57,24 RNC

CNGM (Masculinos) Seniores 4x50 L 1.41,49 1.43,00 RNA

CNGM (Femininos) Juvenis 4x50 E 2.16,83 2.23,13 RNC

CNGM (Femininos) Infantis 4x100 E 5.29,38 5.32,11 RNC

Beira vence jogos escolares

A CIDADE da Beira é a grande vencedora da fase provincial dos VI Jogos Desportivos Escolares a nível de Sofala ao obter seis dos 12 primeiros lugares prováveis nas seis modalidades movimentadas no evento que terminou sábado passado. Sendo assim, aquela urbe foi a líder nas modalidades de futebol, voleibol e basquetebol, em ambos os sexos

O Secretário Permanente de Sofala, António Máquina
Enquanto isso, os maiores corredores vieram de Gorongosa e Cheringoma. O primeiro distrito ocupou o primeiro lugar em atletismo em masculinos com quatro medalhas de ouro, uma de prata e igual número de bronze, seguido de Cheringoma e Beira, que ocuparam os segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Em atletismo feminino, Cheringoma conseguiu quatro medalhas de ouro e uma de prata. Os segundo e terceiro lugares foram ocupados por Marínguè e cidade da Beira. Esta modalidade e a de futebol em masculino eram, entretanto, as que não eram conhecidos os seus vendedores até ao meio da tarde da sexta-feira passada, o que significa que os outros líderes foram tornados públicos na nossa edição de sábado.

Outra nota dominante é o facto de a delegação de Marromeu ter sido a mais disciplinada, embora não tenha conseguido algum lugar de relevo nas seis modalidades movimentadas nos jogos em alusão.

O evento serviu, igualmente, para provar que Sofala possui muito talento nas modalidades movimentadas. Aliás, o director provincial de Educação e Cultura, Alves Cangana, reconheceu o facto e apelou aos promotores do desporto para fazerem o respectivo aproveitamento.

Já o Secretário Permanente de Sofala, António Máquina, apelou aos 170 pré- seleccionados à fase nacional, agendada para Julho, no Niassa, para representarem condignamente a província e fazerem do evento um momento para cimentar a unidade nacional.

Entretanto, a cerimónia de encerramento dos VI Jogos Desportivos Escolares a nível da província de Sofala foi caracterizada por um ambiente de festa e muita emoção, sobretudo por parte das delegações que conquistaram alguns troféus e os atletas pré-seleccionados para a fase nacional.

“Estou muito satisfeito pelo facto de participar na fase provincial e ser pré-seleccionado para a fase nacional. Também o meu distrito conseguiu bons resultados em muitas modalidades, isso é muito bom, mas o importante não são as medalhas, é participar”, disse Dionísio Dias, de apenas 13 anos, do distrito do Dondo e pré- seleccionado em voleibol.

Sentimento similar colhemos junto de um adolescente do distrito de Marínguè, que, apesar de não ser pré-seleccionado, reconheceu que o evento serviu de mais um aprendizado pelo facto de ter sido possível trocar experiência com muitos participantes provenientes de outros pontos de Sofala com uma realidade socio cultural bem diferente da sua.

EDUARDO SIXPENCE

Governo italiano impulsiona prática de ciclismo no país

“BICICLETA – Desporto e Saúde em Moçambique” é o “slogan” do programa que uma missão composta por representantes do Ministério Italiano dos Negócios Estrangeiros e da Federação Italiana de Ciclismo pretende implementar no país tendo em vista a revitalização e massificação da modalidade que em tempos foi uma marca do desporto nacional.

Arnaldo Abeti, Carlo Lo Cascio e Aldo Smolizza (C. Bila)
Com efeito, foi sexta-feira lançado em Maputo um projecto que tem como objectivo principal fazer com que o ciclismo venha a ser uma realidade em várias regiões do país. É neste sentido que começarão, ainda este ano, a ser formados instrutores, treinadores, médicos desportivos e organizadores, tanto para as competições, como para dar início a um primeiro núcleo que possa vir a instituir uma federação de ciclismo em Moçambique.

Outro dos principais focos deste projecto é a montagem de uma fábrica de bicicletas. É enquadrado nesta iniciativa que se prevê a formação de técnicos para reparar bicicletas.

O projecto tem como destinatários duas faixas etárias juvenis: as crianças dos 6 aos 11 anos, que terão um acompanhamento dos instrutores no sentido de fazê-los perceber a importância do desporto, contribuindo para um bom crescimento psico-físico, e os jovens dos 14 aos 17 anos, grupo que se pretende venha a ter uma participação mais activa nas competições e que deve se preparar para no futuro desempenhar um cargo de direcção.

Prevê-se que este projecto, que conta com a parceira do Comité Olímpico Nacional, dure três anos.

Aldo Smolizza, representante da Federação Italiana de Ciclismo, disse que numa primeira fase serão formados técnicos nas províncias de Tete, Beira e Zambézia que depois seguirão para um estágio de formação na Itália.

Explicando as razões que levaram a escolha de Moçambique para a implementação do projecto em alusão, disse: “Moçambique é um país com tradição no ciclismo, mas infelizmente caiu no esquecimento. Vivi neste país muito tempo e assisti alguns bons momentos desta modalidade. O facto de não ter uma federação é outra das razões que me motivou a colocar Moçambique como país prioritário”.

Smolizza fez-se acompanhar na visita ao nosso país por dois membros da direcção da cooperativa Quadrifoglio, que se dedica a actividades de carácter social, e que em Julho voltarão a Moçambique para seleccionar o primeiro grupo de aspirantes a técnicos.