O PROFESSOR Cremildo Gonçalves tem a dura missão de conduzir o processo visando juntar a família de natação para que dentro de seis meses se constitua uma direcção credível para dirigir os destinos da modalidade, com a realização de eleições para novos corpos gerentes da federação.
Cremido Gonçalves foi indicado pelo Ministério da Juventude e Desportos (MJD), na qualidade de membro do Conselho Nacional de Desportos (CND), para apaziguar os ânimos que se seguiram à impugnação dos resultados das últimas eleições da Federação Moçambicana de Natação (FMN), na sequência das irregularidades detectadas no processo que conduziu Yolanda Mussá para o cargo de presidente. A impugnação foi feita pela comissão criada para as eleições, a pedido da Associação de Natação da Cidade de Maputo (ANCM).
De salientar que o CND é o órgão criado para arbitrar situações de clivagens que possam eventualmente surgir nas federações ou associações desportivas, bem como aconselhar para que sigam um caminho pelo qual o desporto é regido do país.
OUTROS OBJECTIVOS DA COMISSÃO
Para além de conduzir o processo com vista à eleição da nova direcção, a comissão tem pela frente a dura tarefa de preparar a documentação para a legalização da federação. Isso passa pela revisão dos actuais estatutos da FMN para se enquadrarem à nova Lei e Regulamento do Desporto, de modo que a nova direcção encontre espaço aberto para realizar as suas actividades dentro da normalidade.
Para que a missão que lhe foi encarregue produza os efeitos desejados, a comissão precisa, primeiro, de ter instalações próprias e seleccionar um director e secretário executivos, para além de um fundo de maneio para o respectivo funcionamento.
DIALOGAR COM ASSOCIAÇÕES CLUBES E PAIS DOS ATLETAS
Uma das estratégias adoptadas pela comissão para concretizar os objectivos para os quais foi criada é a de dialogar com a família de natação, nomeadamente associações, clubes e pais dos atletas, para se encontrarem mecanismos que possam conduzir o processo de mudanças com sucesso.
Para Cremildo Gonçalves, isso vai ajudar para que se encontre uma direcção credível e consensual.
“A missão é de trabalhar com os fazedores da natação para apaziguar o mal-estar que se vive neste momento, juntando toda a família da modalidade”, destacou.
De salientar que a comissão será encarregue pela organização de provas de carácter nacional durante o seu mandato.
Sem comentários:
Enviar um comentário