A pista carecerá de muito trabalho de manutenção, atendendo que o terreno é lamacento e escorregadio quando chove, tornando-se desse modo inutilizável.
Agostinho João realçou que a infra-estrutura foi construída concretamente para acomodar a modalidade de atletismo durante os Jogos Escolares, mas salientou que, pela sua grandeza e importância, estão a aparecer novas ideias, nomeadamente a instalação de serviços sociais para o seu apetrechamento e vedação para a sua protecção. “Vamos mobilizar recursos para actividades subsequentes, porque vimos nesta pista uma grande e importante infra-estrutura desportiva para Niassa e toda a zona norte”, frisou.
Aliás, o engenheiro da obra, António Agostinho Chaora, afecto à Direcção Provincial da Educação e Cultura do Niassa, foi ao pormenor, ao afirmar que o projecto da pista é evolutivo, sendo que para além da vedação constam outras intervenções, nomeadamente o arrelvamento, paisagismo, parque de estacionamento em pavet, construção de mais duas bancadas. Quanto à sua manutenção, Chaora disse que este é um assunto que será discutido ainda ao nível do governo provincial.
A pista encontra-se numa zona pouco habitada e distante da cidade de Lichinga.
De salientar que a pista de atletismo de Lichinga tem oito corredores, uma bancada e tribuna e foi construída com fundos do Governo provincial, tendo custado 16 milhões de meticais. Ocupa uma área de seis hectares.
Para a sua inauguração, a organização dos Jogos fez provas de demonstração nas diversas especialidades, nomeadamente corridas de 100 metros masculinos e femininos, 1500 metros femininos, salto em comprimento e de peso, que decorreram em simultâneo e testemunhados pelo Chefe do Estado.
Para a surpresa de muitos, Niassa fez valer a premissa de que em casa mandamos nós ao liderar quase todas as provas. Isso foi um sinal de que o favoritismo na modalidade de atletismo não será apenas partilhado por Tete e Manica, como a tradição manda dizer, sendo que Niassa será um adversário a contar com ele. Aliás, a construção da pista no Niassa veio para aproveitar as potencialidades que, como Tete e Manica, esta província oferece.
Para a sua utilidade, as entidades ligadas ao desporto no Niassa esperam, para além de acolher eventos locais, acomodar a zona norte para promover o desenvolvimento da prática da modalidade localmente, sendo que é a única pista existente na região. A grande novidade é que a pista vai receber este ano o campeonato nacional de juniores.
Sem comentários:
Enviar um comentário