O FUNDO de Promoção Desportiva (FPD) reforçou a Comissão Administrativa da Federação Moçambicana de Natação (FMN) com 237 mil meticais, para cobrir as despesas de participação no Campeonato Africano de Juniores, que decorre nas Maurícias, e para garantir o seu funcionamento enquanto não se realiza a Assembleia-Geral que culminará com a eleição dos novos corpos gerentes.
Aliás, a deslocação às Maurícias foi graças à contribuição de parceiros, que disponibilizaram apoios para cobrir os encargos de participação dos 15 elementos da delegação, nomeadamente 11 atletas, dois técnicos, um dirigente e uma médica.
Entretanto, a Assembleia-Geral para a eleição dos novos corpos gerentes da FMN ficou, definitivamente, marcada para o dia 19 de Novembro próximo. Esta promessa foi feita pela comissão, aquando da despedida da Selecção Nacional para as Maurícias. A assembleia tem, igualmente, como agenda a aprovação dos estatutos e do regulamento geral que vai guiar o funcionamento da federação, bem como do regimento eleitoral. A comissão completou um ano em Outubro sem, contudo, ter conseguido cumprir com todas as missões que lhe foram incumbidas.
A outra grande missão que havia sido atribuída à comissão é a formalização da federação, que vinha funcionando ilegalmente desde a impugnação das últimas eleições, realizadas em 2007, devido a irregularidades detectadas no processo. Aliás, a FMN não tem, tal como sucede outras federações, personalidade jurídica que confere a sua existência legal, visto que ainda não conseguiu regularizar e publicar os seus estatutos no Boletim da República. A legalização caberá à direcção que for eleita no escrutínio do próximo mês.
Segundo o presidente da comissão, Cremildo Gonçalves, caberá à Direcção Nacional dos Desportos (DND) convocar a assembleia e será ela que vai presidir a mesa da assembleia que orientará o processo eleitoral, bem como a aprovação dos estatutos, regulamento geral e eleitoral. Ajuntou que toda a documentação já está pronta e foi entregue à DND para apreciação e correcção de alguns aspectos.
Sem comentários:
Enviar um comentário