sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Desporto zambeziano de luto

MORREU na madrugada de terça-feira última o treinador principal do Vila Pita de Quelimane, José Manuel, vítima de doença. O finado já não gozava de boa saúde nos últimos dias, facto que o impossibilitava de se entregar de corpo e alma na preparação da sua equipa que participa na “poule” de apuramento da zona centro.


A morte de José Manuel ou simplesmente “Tuca Maia”, como carinhosamente era tratado em Quelimane, deixa um vazio para todos os desportistas ou pessoas com quem o finado privava.





O funeral de José Manuel será ainda esta semana na cidade da Beira, terra que o viu nascer em 1958.

Tuca Maia iniciou a prática do futebol no Ferroviário da Beira nos escalões de iniciação. Em 1974 ingressou no Ferroviário de Maputo no mesmo escalão e mais tarde nos seniores.





Depois de frequentar vários níveis de cursos de treinador futebol seguiu para Niassa onde desempenhou o papel de treinador principal do Matchedje e Aeroportos de Lichinga. Na Zambézia começou por treinar a equipa da AMODEG após a assinatura do Acordo Geral de Paz, Benfica, Ferroviário, Sporting, FC Gumula e Vila Pita.





José Manuel era igualmente o coordenador provincial do Fut-21, um projecto do Governo que visa a prospecção de talentos.

Em 2008, concluiu com sucesso o curso de treinadores na Universidade de Brasília.

Sem comentários: