sexta-feira, 14 de outubro de 2011

JÁ teremos campeão este fim-de-semana? Pode ser que sim, mas também pode ser que ainda não. É que, embora seja uma verdade insofismável o facto de a Liga dificilmente poder desperdiçar o ensejo da renovação, se calhar agora mesmo, no Songo, o matematicamente possível ainda vai animando o ego “tricolor”.


À semelhança do ano transacto, por estas alturas, a discussão entre Liga Muçulmana e Maxaquene estava mais acentuada, porquanto a diferença pontual permitia aos “tricolores” ainda fazerem as contas com alguma certeza. Desta vez, à entrada para a 22ª jornada do Moçambola-2011, os 11 pontos de vantagem fazem com que os campeões nacionais gozem de uma magnífica tranquilidade na caminhada para a revalidação, a menos que aconteça um cataclismo do tamanho do mundo.





E, jogando ambos no domingo, a partir das 15.00 hortas, não haverá quaisquer possibilidades de actuar em função do desfecho do adversário, no dia anterior. Apesar de tudo, a Liga Muçulmana, caso vença no Songo, para onde se desloca parta enfrentar a HCB local, e o Maxaquene perca na visita ao Atlético Muçulmano, aí, sim, Artur Semedo e seus pupilos regressarão de Tete com o título na bagagem.





Mas estas são as conjecturas gerais, pois, especificamente, não resta a menor dúvida que a HCB, a actuar no Estádio 27 de Novembro, não pretenderá ser o trampolim para a festa muçulmana, daí se encontrar preparado para uma grande partida de futebol, diante de um oponente cuja característica é realmente jogar bem. Apesar de não se achar pressionada em nada, para a Liga Muçulmana, quanto mais cedo arrumar a questão do título, melhor.



Sobrevivendo agora na base do “se”, após ter desaproveitado os bons momentos que registou, o Maxaquene é, “a priori”, candidato a ganhar na visita ao Atlético Muçulmano, em jogo marcado para o campo da Liga, na Matola. Mesmo assim, porque ameaçada pela despromoção, a turma muçulmana vai se empertigar e discutir de peito aberto.



Neste momento com o horizonte virado para a melhoria da classificação, Desportivo, Ferroviário e Costa do Sol têm missões distintas.



Enquanto os “locomotivas” recebem amanhã, no Estádio da Machava, um Incomáti com menos possibilidades de ficar com os três pontos em disputa, a não ser que aconteça uma surpresa, os “alvi-negros” vão se travar de razões com um Matchedje que procura desenvencilhar-se dos lugares da despromoção. Já em relação aos “canarinhos”, a visita ao Ferroviário de Nampula deve ser encarada com máxima precaução, uma vez que os nortenhos estão a realizar um óptimo campeonato.





No Chiveve, o “derby” local já começou a mobilizar as atenções dos adeptos beirenses, que desde semana passada se digladiam em intermináveis prognósticos, mas com ambas as partes temendo a derrota, dada a situação periclitante em que se encontram. Sporting e Ferroviário encontrar-se-ão no relvado dos “locomotivas”, certamente com as bancadas a abarrotarem.





Em Vilankulo, o sossego ainda não é total, mas já se caminha para a tranquilidade. A recepção, amanhã, ao Chingale será mais uma prova à capacidade de reacção da equipa sob as ordens de Chiquinho Conde.

Sem comentários: