POSITIVO! Este é o balanço que se pode fazer da preparação da Selecção Nacional de Hóquei em Patins que há cerca de três semanas iniciou a sua preparação tendo em vista a sua preparação para o Campeonato do Mundo do Grupo A a ter lugar em Espanha (Vigo e Pontevedra) de 4 a 11 de Julho.
O treino começou com os jogadores a elaborarem jogadas ofensivas que culminavam com fortes stickadas à baliza que, diga-se de passagem, estava bem guarnecida ora por Lucas, ora por Stélio. Os “petardos” de Kiko, Siga, Ilídio, Maninho, Mafamba, Nelson Costa ou de Bruno Pimentel, o “capitão”, contavam uma boa intervenção dos “keepers”, facto que aquecia os treinos, até porque a noite estava fria.
Pedro Pimentel, seleccionador nacional, e Júlio Mungói, adjunto, privilegiaram as jogadas ensaiadas com os jogadores (dois a dois) a avançarem em velocidade em direcção à baliza com sucessivas trocas de bola e depois tentarem fazer o golo de meia ou curta distância.
Foi também com alguma insistência que Pedro Pimentel pedia a cada jogador que ficasse atrás da baliza para num movimento repentino sair daquela posição e aparecer na área a finalizar. Uma jogada que mereceu muito destaque por parte da dupla técnica e que mereceu uma boa resposta dos jogadores já que souberam interpretar com mestria os ensinamentos.
No entanto, quando a jogada não saísse bem Pimentel mandava repetir até que a exactidão viesse ao de cima. Aliás, o desejo da equipa técnica em querer ver as coisas saírem com maior precisão foi evidente na sessão de treino que encerrou a preparação de segunda-feira. Pimentel dividiu o grupo em duas equipas de quatro jogadores de cada lado.A equipa dos coletes verde florescente era composta por Stélio; Bruno Pimentel, David Pimentel, Siga e Kiko, enquanto a trajada de vermelho era formada por Lucas; Ilídio, Nelson Costa, Maninho e Mafamba. Hélder Costa e Mercê Mungoi ficaram de fora das primeiras opções, mas entraram depois para os lugares de Siga e Ilídio, respectivamente tendo dado boa conta de si.
Foi uma sessão muito competitiva e que decorreu a um ritmo alucinante. Não parecia um treino, mas um jogo em que estava em disputa um troféu. A equipa de vermelho, que teve o guarda-redes Lucas em bom plano, acabou vencendo, por 5-2 com os golos a serem apontados por Maninho (2), Nelson Costa (2) e Mafamba (1).
Marcaram para a formação “verde-florescente” Hélder Costa e Bruno Pimentel.
Todavia, o resultado foi o que menos importava neste jogo. O mais importante e o que deixou o corpo técnico satisfeito no final do treino eram a determinação, seriedade e, acima de tudo, o profissionalismo que os internacionais moçambicanos haviam demonstrado.
LOTE FINAL PARA O ESTÁGIO DIVULGADO PARA SEMANA
Durante o estágio, a condição física, técnica, bem como a integração táctica dos jogadores serão analisadas ao pormenor e só depois serão escolhidos os dez que irão seguir para a cidade de Vigo, local onde Moçambique vai disputar o “Mundial”.
O término do estágio, que contará com o auxílio do técnico espanhol José Barbarez, está previsto para o dia 30 do mês em curso, quatro dias antes do início do “Mundial”.
De recordar que Moçambique está inserido no Grupo “A” juntamente com a Espanha, equipa anfitriã, Angola e Colômbia.
Eis a composição dos grupos: Grupo “A” (Vigo): Espanha, Angola, Moçambique e Colômbia; Grupo “B” (Vigo): Suíça, Brasil, Andorra e Holanda; Grupo “C” (Pontevedra): Argentina, Portugal, Chile e EUA e Grupo “D” **(Pontevedra): Itália, França, Alemanha e Inglaterra.
Sem comentários:
Enviar um comentário