O INTERNACIONAL camaronês Samuel Eto'o juntou-se à luta contra a xenofobia e o racismo na África do Sul, ao tornar-se em embaixador de boa vontade do "Movement One", segundo um comunicado da Organização Internacional das Migrações (OIM) distribuído em Lusaka.
O “Movement One” é uma campanha de mudança social patrocinada pelo arcebispo Desmond Tutu visando promover a unidade e os direitos humanos na África do Sul e em África.
Esta iniciativa da OIM segue-se às violências xenófobas que fizeram 62 mortos e milhares de deslocados em Maio de 2008 na África do Sul.
Durante a sua estada na África do Sul, Samuel Eto'o deverá realizar uma conferência de imprensa, visitar as zonas afectadas pela violência xenófoba e assistir a uma cerimónia de mobilização de fundos em Joanesburgo.
Eleito três vezes Melhor Futebolista Africano do Ano, duplo vencedor do Campeonato Africano das Nações (CAN) e da Liga dos Campeões Europeus com o seu clube, o Barcelona, várias vezes campeão de Espanha, Samuel Eto'o é sem dúvida uma das personalidades mais influentes para a juventude africana.
Os recentes ataques racistas de que ele foi vítima na Europa não lhe impediram de se impor como um dos melhores goleadores do mundo. Ele é neste sentido considerado como um actor importante da luta contra o racismo no mundo.
Nos próximos anos a Fundação Samuel Eto'o trabalhará em colaboração com o Movement One e com parceiros, dos quais a OIM e as outras agências das Nações Unidas, para lutar contra o racismo e a xenofobia por intermédio dos desportos e do diálogo na África do Sul e em África.
Sem comentários:
Enviar um comentário