A ÁFRICA do Sul e os seus parceiros que participam na organização do Campeonato Mundial de Futebol de 2010 garantiram a montagem, em Moçambique, de centros de assistência colectiva do evento, através de ecrãs gigantes em diversos pontos do país.
Segundo o Alto-Comissário sul-africano em Maputo, Dikgang Moopeloa, a iniciativa visa garantir que a maior parte dos moçambicanos possa assistir a competição.
Falando terça-feira, em Maputo, durante uma Conferência de Imprensa que serviu para dar o ponto da situação sobre os preparativos do Mundial-2010, Moopeloa revelou que a iniciativa pertence ao Governo sul-africano e conta com a parceria do FNB-Moçambique, entidade responsável pela venda dos bilhetes, Inter Car Kia Motors e da Coca-Cola-Moçambique, tendo o Director-Geral desta última empresa anunciado a chegada, ao nosso país, do troféu do Mundial, para ser exibido publicamente entre sábado e segunda-feira.
“Recordar que em 2008 a Federação Internacional de Futebol (FIFA) cedeu à Coca-Cola os direitos para transportar o troféu do Mundial, em digressão pelos países de África, para ser exibido publicamente”, disse Moopeloa, que aproveitou a ocasião para manifestar o apoio do seu país à selecção moçambicana (“Mambas”), que em Janeiro participa na fase final do Campeonato Africano das Nações Angola-2010.
No âmbito dos preparativos da festa do futebol, Moopeloa disse que o Governo da África do Sul achou correcto que sejam os Estados vizinhos a tirar mais benefícios desta competição, daí o lançamento, amanhã, em Maputo, do que chamou de “Sexta-feira Oficial de Futebol”.
O segundo evento a ser realizado neste âmbito terá lugar no próximo dia 4 de Dezembro, na África do Sul, data em que terá lugar, na Cidade do Cabo, o sorteio do Mundial, altura em que as 32 selecções participantes no evento saberão o seu emparceiramento e os locais onde estarão baseadas.
“Pretendemos que os moçambicanos façam parte dos cerca de quatro biliões de pessoas que se espera venham a assistir este sorteio, e esperamos que as ligações com as zonas de assistência colectiva sejam feitas ao vivo”, destacou o diplomata sul-africano.
Nestas iniciativas, que têm como pano de fundo divulgar os acontecimentos referentes ao Mundial de futebol, além de actividades informativas sobre o decurso dos preparativos, inclui a realização de eventos culturais, envolvendo artistas sul-africanos e moçambicanos, para além da divulgação de oportunidades turísticas.
Por sua vez, o administrador delegado da FNB-Moçambique, Warren Adams, disse que a empresa de que faz parte está a realizar uma campanha de marketing, cujo primeiro sorteio permitiu que 10 clientes daquela instituição ganhassem 10 bilhetes, estando em preparação a realização de mais quatro iniciativas do género, para disponibilizar 38 direitos de entrada.
Vanessa Vasconcelos, da Inter Car Kia Motors, informou que esta empresa se associa ao evento através da doação de bilhetes de ingresso para o Mundial e do sorteio para a atribuição de uma viatura, numa campanha a ter lugar nos princípios do próximo ano.
publicado por desporto às 11:16
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