quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ainda sobre os incidentes contra a Argélia: FIFA sanciona Egipto


A FIFA obrigou ontem o Egipto a jogar as suas próximas duas partidas de qualificação para o Mundial 2014 a mais de 100 km do Cairo, devido aos incidentes ocorridos aquando da recepção à Argélia, na fase de apuramento para o Mundial 2010.

"O Comité de Disciplina decidiu interditar a realização dos dois primeiros jogos em casa num recinto situado a menos de 100 km do Cairo", lê-se num comunicado do organismo internacional, que decidiu ainda penalizar a Federação Egípcia de Futebol com uma multa de cerca de 70 mil euros.

A FIFA considera, portanto, que os responsáveis egípcios "não tomaram todas as medidas necessárias para garantir a segurança da delegação argelina, além da segurança e ordem no Estádio Nacional do Cairo", antes, durante e depois do encontro, disputado a 12 de Novembro de 2009.

Recorde-se que o autocarro da equipa visitante foi atacado, no caminho entre o aeroporto e o hotel, e quatro pessoas ficaram feridas, incluindo três atletas.

O encontro foi disputado depois, num clima explosivo, e o Egipto conseguiu um golo, nos derradeiros instantes, garantindo o empate na eliminatória e a disputa de um play off, no Sudão. Contudo, a Argélia garantiu, em Cartum, o apuramento para o Mundial 2010.

Sem comentários: