sexta-feira, 28 de maio de 2010

Campeonato da Cidade passa a designar-se Liga GWM


O CAMPEONATO de Futebol da Cidade de Maputo passa a designar-se Liga GWM na sequência dum acordo assinado entre a Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM) e a empresa patrocinadora do evento, a GWM.

O acordo, válido por três anos, vai permitir que a prova futebolística mais importante da capital do país tenha melhor qualidade e que os seus intervenientes sejam estimulados através de prémios. Aliás, no acto da assinatura do entendimento, a GWM procedeu à entrega de cheques no valor de dois mil meticais a cada vencedor da primeira jornada da prova que se iniciou no passado fim-de-semana. O Estrela Vermelha, 1º de Maio e Académica foram os primeiros beneficiários do projecto.

No acto da assinatura do contrato, o presidente da Associação de Futebol da Cidade de Maputo, Victor Miguel, disse que “queremos um campeonato forte e objectivo, por isso os clubes têm que melhorar a sua organização. Este ano o campeonato é disputado por seis equipas, porque fizemos uma purificação e as condições que impusemos foram de que os participantes deviam ter estatutos, sedes e campos. E estes que estão neste momento a competir são os que reuniram esses requisitos”. Apelou igualmente aos clubes para valorizarem o produto que lhes é colocado à disposição.

Baptista Bonzo, responsável da GWM, por seu turno, deixou claro que “para a GWM, com este acordo, estamos a apoiar os clubes e atletas no momento em que mais precisam, antes de ascenderem ao Moçambola e à Selecção Nacional, de forma a melhorarem o seu desempenho”.

Acrescentou que “também estamos cientes de que o apoio vai minorar os custos de operação dos clubes e estimular os atletas para um melhor desempenho e consequentemente, para um futebol de qualidade que atraia mais espectadores aos campos”.

Deixou claro que “para a GWM, este patrocínio representa, por outro lado, a sua participação social numa área sensível que precisa de ser estimulada de forma a desenvolver e satisfazer os anseios dos atletas, treinadores, público e a sociedade”.

A GWM vai apoiar a AFCM na organização do Campeonato da Cidade e na premiação dos que se revelarem. Pela vitória, cada equipa vai receber dois mil meticais, e pelo empate setecentos e cinquenta.

No final do evento, serão laureados o melhor jogador, melhor marcador, guarda-redes menos batido, melhor equipa de arbitragem. O melhor jogador receberá dez mil meticais, o melhor marcador sete mil e quinhentos, o mesmo valor a que terá direito o guarda-redes menos batido. A melhor equipa de arbitragem terá direito a cinco mil meticais.

O campeão vai receber um troféu e 25 medalhas, enquanto o vice só terá 15 mil meticais.

PRÉMIO ESPECIAL PARA O CAMPEÃO

A equipa campeã, para além do troféu e medalhas, vai receber um prémio especial de um estágio na África do Sul, uma semana antes do arranque da “poule” de apuramento para o Moçambola-2011, com todas as despesas pagas, onde deverá realizar no mínimo dois jogos com equipas da terra do “Rand”.

O novo parceiro da AFCM vai ainda comparticipar nas despesas de participação da equipa na fase de apuramento para o Moçambola-2011.

Sem comentários: