sexta-feira, 28 de maio de 2010

MOÇAMBOLA-2010 - Do clássico no sul, aos duelos pelo trono no centro e norte


A DÉCIMA jornada do Moçambola será de fortes atracções. Os olhares dos amantes do desporto-rei, em particular, estarão postos nas três regiões do país, algo que não acontece sempre.

É que nesta ronda estão programados três desafios susceptíveis de prender atenções, ou seja no sul, o Desportivo desloca-se ao ninho do “canário” para medir forças com o Costa do Sol; no centro, o Ferroviário de Maputo visita a Beira para defrontar o Sporting local, enquanto no norte, Lichinga irá “parar” para receber a Liga Muçulmana. Todos os jogos realizam-se domingo a partir das 15:00 horas.

Se na capital do país se assistirá a uma partida em que o Costa do Sol e o Desportivo procurarão a todo custo vencer para não verem fugir ainda mais o pelotão da frente, por outro lado, nas cidades da Beira e Lichinga, jogam o Ferroviário e Liga, respectivamente, o primeiro e segundo classificados do Moçambola, que, separados apenas por um ponto, vêm travando uma árdua luta pelo trono.

Nesta ronda, “locomotivas” e “muçulmanos” terão vida difícil e um deles poderá mesmo sofrer um “desaire”. Tanto o Sporting da Beira como o FC Lichinga já demonstraram qualidades para “roubarem” pontos aos grandes. Tal ficou vincado, por exemplo, quando o FC Lichinga venceu o Costa do Sol, por 1-0, na terceira jornada, e o Sporting da Beira bateu fora o Matchedje, por 1-0, e vendido caro a derrota diante do Maxaquene e o Desportivo.

Assim sendo, antevêem-se jogos muito complicados para “locomotivas” e “muçulmanos”.

Outro embate a ser seguido atentamente é o do Maxaquene e Ferroviário da Beira. Após um início fulgurante, “tricolores” e “beirenses” têm defraudado as expectativas nas últimas rondas. O confronto acontece numa altura em que ocupam o quarto e quinto lugares, respectivamente, com o mesmo número de pontos (15).

A HCB, que ocupa a terceira posição, recebe o Matchedje, e procura regressar às vitórias após o empate frente ao Textáfrica. Os “militares” também procuram refazer-se da improvável igualdade, em casa, com o Vilankulo FC.

O Vilankulo FC, que tem sido a sensação da maior prova do panorama futebolístico nacional, recebe no seu terreno o Ferroviário de Pemba, num embate entre recém-promovidos. O representante de Inhambane está na sétima posição em frente de um potencial candidato ao título, o Costa do Sol.

O Atlético Muçulmano, a jogar em casa diante do Textáfrica, procura fugir aos lugares de despromoção. Os “muçulmanos” ocupam a 13ª e penúltima posição, mas em caso de vitória ficarão para além da “linha vermelha”, enquanto os “fabris” cairão se o Lichinga também vencer.

Sem comentários: