quinta-feira, 27 de maio de 2010

“One Goal” será lançado a 19 de Junho


A British Council e o DFID em Moçambique em coordenação com a Liga Moçambicana de Futebol lançam no dia 19 de Junho, no Estádio da Machava, um projecto de sensibilização para o acesso à educação escolar de crianças denominado “One Goal”, tendo como cartaz o capitão dos “Mambas”, Tico-Tico, que tal como outras “estrelas” mundiais aderiram à iniciativa.

O anúncio foi feito terça-feira pela Directora da British Council, Lisa McManus, que se fazia acompanhar do assessor do programa, Chababe Amade Chababe, ex-futebolista moçambicano.

O projecto, que terá a duração de aproximadamente dois meses, será lançado trinta minutos antes do encontro do Moçambola entre os Ferroviários de Maputo e da Beira, pelo Ministro de Educação, Zeferino Martins, que na ocasião transmitirá curtas mensagens de sensibilização para que crianças moçambicanas tenham acesso à educação escolar.

A iniciativa vai escalar três pontos do país. Depois de Maputo seguir-se-á Lichinga, no dia 27 de Junho, quando o Futebol Clube local, representante do Niassa no Campeonato Nacional, receber o Matchedje, e finalmente Beira, a 11 de Julho, no confronto entre o Sporting e a HCB, no caldeirão.

Crianças de várias escolas circunvizinhas dos campos por onde o projecto passará, serão mobilizadas para os campos, onde, para além de assistirem aos jogos da prova máxima do futebol nacional, receberão bonés, camisetes, cadernos, canetas e outro material escolar, que servirá igualmente de incentivo para a sua educação escolar.

A British Council e o DFID querem, através do desporto, aproveitando-se do Moçambola e numa altura que decorrerá o Mundial na África do Sul, sensibilizar toda sociedade a aderir ao projecto, uma vez que faz parte das metas do milénio.

O presidente da FIFA, Joseph Blater, aplaudiu a iniciativa e encorajou os seus promotores a prosseguirem com muita força, pois, na sua óptica, não há desporto são, futebol, sem educação escolar.

OS PROPÓSITOS DO “ONE GOAL”

A campanha “1Goal”, liderada pela Campanha Global para Educação e apoiada por diversos Governos procura usar os preparativos do Mundial de Futebol para mobilizar dezenas de milhares de assinaturas a nível planetário. Estas apelam aos doadores a disponibilizarem mais recursos para a educação e maior cometimento à educação a nivel nacional, procurando gerar maior consciência nas pessoas nos países em desenvolvimento da necessidade de mandar os seus filhos à escola.

A concretização desta campanha só será possível criando-se oportunidades com políticos de alto nivel e com a imprensa através de eventos que possibilitem a mobilização de massas.
O objectivo geral desta actividade é ligar Moçambique ao esforço internacional e assegurar que eventos em Moçambique chamem a atenção a fazedores de políticas de alto nivel e faça um uso eficaz dos meios de comunicação nacionais para aumentar o conhecimento e entendimento da mensagem do “One Goal” em Moçambique.

Portanto, esta campanha irá impulsionar esta consciência e mobilizar o apoio de milhares de “fãs” de futebol em Moçambique através do registo dos seus nomes numa petição, apelando aos líderes mundiais para assegurarem que todas as crianças moçambicanas tenham uma oportunidade para frequentarem a escola ora através da página (http://www.join1goal.org), popularizando um símbolo de apoio para a campanha (um chapéu, uma caneta, um caderno, etc).

Sem comentários: