terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Jornalistas de televisão beneficiam de formação



A REALIZAÇÃO, pela primeira vez, do Campeonato do Mundo de Futebol no Continente Africano, o África do Sul-2010, a decorrer entre 11 de Junho e 11 de Julho, está a ser motivo da efectivação de uma série de acções de formação para jornalistas, numa iniciativa da Federação Internacional da modalidade (FIFA), visando dotar os profissionais da Comunicação Social de África de técnicas de cobertura de um evento desta envergadura.

Com efeito, a cidade de Maputo tem sido um dos pólos de realização destas formações, tendo em Junho do ano transacto e agora em Fevereiro sido contemplada com sessões viradas para os profissionais de Imprensa, sob a orientação do jornalista brasileiro Aldo Gamboa.

Na mesma esteira, teve início ontem, no Centro de Conferências das TDM, um curso dirigido a jornalistas, comentadores e técnicos de televisão, com a organização a cargo da Televisão de Moçambique, na qualidade de membro da União Africana de Radiodifusão (UAR).

A decorrer até sábado, esta sessão constitui uma etapa do circuito de treinamento da Academia da FIFA e da UAR, e vem escalando diversos países africanos, numa missão desenhada com o objectivo de elevar os conceitos e níveis de produção e transmissão televisiva de espectáculos desportivos. Esta será a primeira acção a decorrer num país africano de expressão portuguesa.

Estrutura de comentários, filosofia de produção e conceitos de montagem constituem os módulos a serem desenvolvidos ao longo de seis dias de formação, ministrada por instrutores da FIFA oriundos da França, Brasil e Portugal.

Os três módulos estão repartidos do seguinte modo: sessões de directos para uma equipa inteira de produção com realizadores, produtores, operadores e técnicos; comentários ao vivo dirigido a jornalistas e comentadores; captação de imagens e montagem dirigido a jornalistas e operadores de câmara (reportagem).

A sessão de abertura do evento foi dirigida pelo Presidente do Conselho de Administração da TVM, Bernardo Mavanga, tendo contando com a presença do Presidente do Comité Olímpico de Moçambique, Marcelino Macome, e do Vice-presidente da FMF para o Marketing, Baptista Bonzo.

Sem comentários: