quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A SELECÇÃO Nacional de Futebol de Sub-17 fez uma demonstração excepcional e que provocou uma forte curiosidade à sua congénere alemã do Estado da Bavi


A SELECÇÃO Nacional de Futebol de Sub-17 fez uma demonstração excepcional e que provocou uma forte curiosidade à sua congénere alemã do Estado da Baviera, com quem perdeu, ontem, por 1-2, no relvado do Costa do Sol, em jogo amigável inserido no intercâmbio entre Moçambique e Alemanha.

As duas formações voltam a cruzar-se amanhã à tarde, no Estádio 1º de Maio/Standard Bank, para decidirem quem fica com o troféu que a FMF disponibilizou para o vencedor do torneio.

Mesmo confrontados com o calor intenso que se faz sentir em Maputo, em contraste com as temperaturas negativas que se registam na Alemanha, os germânicos empreenderam uma forte resistência e acabaram sendo bafejados pela sorte, no lance que lhes conferiu a vitória.

O porte físico e a elevada capacidade técnica e táctica dos alemães acabaram, de alguma maneira, se sobrepondo aos pequenos “Mambas”, que nem sequer tiveram tempo suficiente de preparação para este intercâmbio, tendo em conta que a época futebolística nos escalões de formação praticamente ainda não está em curso.

Os “Mambinhas” acusaram falta de ritmo e, com um grande esforço, acabaram fazendo um jogo aceitável, tirando vantagem do clima para manietar os forasteiros. Aliás, os alemães, que tinham entrado de forma empolgante, foram gradualmente perdendo forças face à rapidez imposta pelos moçambicanos ao jogo, uma estratégia que tinha como finalidade afectar fisicamente o adversário.

Mesmo assim, coube aos visitantes chegar primeiro ao golo, numa jogada de insistência em que a bola sobrou para o remate forte e bem direccionado de Matthias, que saiu da defensiva para apoiar o ataque, quando estavam decorridos 33 minutos. Mas a reacção dos “Mambinhas” foi pronta, daí o tento da igualdade no minuto seguinte, bem conseguido por Dinis.

Com o empate, a partida ganhou outro interesse e motivação, com os “Mambinhas” mais atrevidos, pois regressaram do intervalo com uma outra orientação, mas havia muitas cautelas defensivas do adversário. E, como a sorte estava do lado dos alemães, a vitória acabou sorrido para si, num lance em que o defensor Ivanildo derrubou Josef, na grande área. Próximo da jogada, o árbitro assinalou grande penalidade, convertida por Christoph.

A equipa de arbitragem, liderada por Estêvão Matsinhe, fez um bom trabalho.

FICHA TÉCNICA

Árbitro: Estêvão Matsinhe, coadjuvado por Francisco Machel e João Paulo. Quarto árbitro: Felisberto José.

MOÇAMBIQUE – Edson I; Albino, Ivanildo, Naftal e Dércio; Dinis, Omar, Yossen e Mateus; Alexandre e Cléusio.

Jogaram ainda Henrique, Alberto, Constantino, Mauro, Vasco e Edson II.

ALEMANHA (BAVIERA) – Alexander I; Matthias, Julian, Tim Allen e Nikolai; Marco, Mirozivkovic, Daniel e Thomas; Alexander II e Valter.

Jogaram ainda Thomas II, Christoph, Josef, Joel e Alexander III.

Sem comentários: