sexta-feira, 8 de outubro de 2010

JOGOS DA COMMONWEALTH - Elisa eliminada!


A CORREDORA moçambicana dos 400 metros Elisa Cossa foi ontem eliminada da XIX edição dos Jogos da Commonwealth que decorrem desde domingo em Nova Deli, Índia, ao classificar-se em último lugar na sua série de oito com a marca de 55.72 segundos, no mesmo dia em que a nadadora Mónica Bernardo também terminou a sua participação no evento, sendo afastada na primeira eliminatória dos 50 metros livres, ao posicionar-se em segundo lugar na série com o registo de 28.551 segundos, e em 24° na geral num universo de 47 atletas. Entretanto, hoje é a vez do velocista Kurt Couto entrar em cena nos 400 metros barreiras e do nadador Chaquil Camal nos 50 metros livres.



Na condição de repescada com o segundo quinto melhor tempo, já era previsível que Elisa Cossa não chegasse à final, uma vez que não tem andamento para acompanhar as melhores corredoras destes jogos. Tal como aconteceu na primeira eliminatória, faltaram pernas à atleta moçambicana para aguentar o andamento das opositoras principalmente na ponta final da corrida, acabando mesmo por ficar em último com o tempo abaixo daquele com que foi chamada para esta semifinal (55.62). A primeira classificada da série fez 50.80 segundos.


Hoje é a vez de Kurt Couto entrar em pista. O atleta moçambicano, que se ressentiu de dores musculares dois dias antes desta sua estreia nos Jogos, parece estar recomposto e promete tudo dar para que, no mínimo, consiga transitar para as meias-finais, o que a acontecer seria bom para o país, que já teve nesta etapa dois atletas, nomeadamente Mónica Bernardo, na natação, e Elisa Cossa, no atletismo.

Porém, Kurt Couto vai enfrentar a oposição de ingleses e sul-africanos, estes últimos, alguns dos quais, seus conhecidos, uma vez que competem juntos em alguns “meetings” da terra do Rand, onde tem passado maior parte do seu tempo de preparação.

Quanto a Chaquil Camal, pouco se pode esperar, dado que a modalidade tem sido dominada por australianos, ingleses e sul-africanos. Porém, esperemos que no mínimo consiga transitar à fase seguinte.A participação moçambicana na natação termina hoje e tudo ficará concentrado no Jawaharlal Nehru Stadium, palco da cerimónia de abertura, onde decorrem as provas de atletismo.

Sem comentários: