quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Saiba um pouco do futebol comoriano




Comores registou um progresso gigantesco desde que se filiou à FIFA, em 2005

Comores registou um progresso gigantesco desde que se filiou à FIFA, em 2005. Desprovida de infra-estruturas há quatro anos, a Federação Comoriana de Futebol (FCF) avançou a ponto de embarcar nas tecnologias da informação e comunicação em 2009, com a instalação de um sistema informatizado de registo de jogadores
.

Apesar das dificuldades económicas vividas pelo país, o futebol comoriano está a desenvolver e a oferecer aos jovens um campo de expressão fundamental. Quando se fala em futebol comoriano, logo vem à mente uma imagem parecida com um cartão postal: uma partida de futebol num campo à beira-mar.

Mas a realidade é que os jogadores precisam de lidar com terrenos irregulares, com muita pedra, terra e barro, e pouca relva. No entanto, o novíssimo relvado artificial instalado em Moroni veio corrigir a situação, oferecendo aos atletas um campo adequado para a prática e o desenvolvimento do futebol. A mudança de cenário foi possível graças aos esforços conduzidos pela FCF.

Mas é claro que ainda há muito por fazer. “É preciso continuar a melhorar os campos e as condições do futebol comoriano, e é preciso oferecer aos talentos das Ilhas Comores a possibilidade de se exprimir”, observa o presidente da FCF ao “site” da FIFA, Salim Tourqui, eleito para o cargo há dez anos. Há quatro anos os comorianos multiplicam as iniciativas e os projectos com a ajuda da entidade, simbolizando da melhor maneira possível o lema “se você faz, a FIFA também”, que caracteriza a sua filosofia de desenvolvimento.

Assim, a FCF, agora, conta com uma sede administrativa em pleno funcionamento, um centro de treinamento nacional, um campo artificial com arquibancadas que atendem às normas internacionais, e comités que administram os campeonatos locais em cada uma das ilhas que compõem o país, além de vários relvados adaptados às necessidades do torneio da primeira divisão.

A FIFA também disponibilizou mais de 120 mil dólares em equipamentos, e a adidas oferece bolas para os jogos regularmente, através do programa “adidas Goal balls”.

Sem comentários: