quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Olimpíadas Mundiais de Xadrez 2010: Moçambique na cauda


A SELECÇÃO Nacional de Xadrez foi uma autêntica decepção nas Olimpíadas da modalidade, que terminaram ontem em Khanty Mansiysk, cidade siberiana da Rússia, e que sendo disputadas desde 19 de Setembro último. Em masculinos o combinado nacional não foi além do 134º lugar entre 150 países, enquanto em femininos registava a 106ª posição entre 119 concorrentes.



A trágica trajectória moçambicana começou a desenhar muito cedo quando os xadrezistas mais destacados do grupo cederam pontos que depois não conseguiram recuperar afundando-se cada vez mais.

Como era de esperar, o “ex-império soviético” manteve a sua hegemonia, sendo que as selecções da Ucrânia, em masculinos, e a Rússia, em femininos, tomaram as medalhas de Ouro nesta que é a maior prova mundial entre países.




UCRANIA E RÚSSIA




Os registos de participação indicam para 150 selecções masculinas e 119 femininas inscritas ao evento, totalizando 1380 jogadores. Destes, 772 eram atletas com títulos mundiais, dos quais 310 Grandes Mestres, muitos dos quais pertencentes à Ucrânia e Rússia.

Em masculinos a selecção ucraniana ganhou o “ouro” após uma excitante ronda final em que empatou 2-2 com Israel, que foi a grande surpresa do evento. Com este feito, Israel conseguiu a medalha de bronze correspondente ao terceiro lugar. Este empate beneficiou à Rússia, que ficou com a medalha de prata, em segundo lugar, depois de um dramático empate com a também poderosa Espanha.

Em femininos, a maior destaque foi a excelente participação da Rússia (medalha de ouro), que venceu todas 11 jornadas disputadas. A China terminou na segunda posição, tendo conquistado a medalha de prata. O bronze ficou com a selecção da Geórgia
.

Num ambiente em que tudo era perfeito, desde a acomodação ao transporte, passando pela neve siberiana, o presidente da federação turca prometeu corresponder à expectativa organizacional nas 40ª Olimpíadas na Turquia, em 2012.


RESULTADOS DE MOÇAMBIQUE NAS ÚLTIMAS TRÊS JORNADAS:




9ª Jornada


Masculinos – Bolívia, 4 – Moçambique, 0

Femininos - Moçambique folgou

10ª Jornada

Masculinos – Moçambique, 3 – Camarões, 1

Femininos - Seychelles, 0 – Moçambique, 4

11ª Jornada

Masculinos – Palestina, 2,5 – Moçambique, 1,5

Femininos - Moçambique, 1 – Uganda, 3

Sem comentários: