sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MOÇAMBOLA-2010 - Será que a Liga vai festejar?

A LIGA Muçulmana caminha a passos largos rumo ao título do Moçambola-2010. A três jornadas do fim da prova, precisa apenas de um ponto para se sagrar campeã nacional e isso pode já acontecer domingo, bastando para tal um empate frente ao Maxaquene, seu adversário e concorrente mais directo na luta pelo ceptro. Será que a Liga conseguirá os seus intentos? A ver vamos.



Mas a luta nesta ponta final do Moçambola não se resume apenas ao título, mas também à manutenção, onde a peleja é muito mais renhida, se atendermos que até o Ferroviário de Pemba, lanterna vermelha, com 19 pontos ainda se pode salvar. Pelo que cada um vai usar todas as armas disponíveis para enfrentar os seus adversários.

Para já vamo-nos concentrar no topo tabela da classificativa, onde a ansiedade é maior, porque no domingo a Liga Muçulmana pode suceder o Ferroviário do Maputo, tornando-se no novo campeão nacional, mas acreditamos que o Maxaquene, que não baixa os braços, porque também ainda tem chances de chegar ao trono, vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para adiar a festa dos “muçulmanos”.

Porém, por aquilo que tem sido a prova até ao momento, achamos que a Liga vai mesmo festejar, porque só o empate, com ou sem golos, será suficiente para que o faça. O jogo é domingo, às 15:00 horas, no relvado dos “tricolores”, lá nas bandas da Machava.

O Ferroviário, que matematicamente ainda tem hipóteses de chegar ao título, desloca-se ao terreno escorregadio do Chiveve onde vai defrontar o seu homónimo, num encontro em que os beirenses vão dar o tudo, porque ainda não têm a manutenção assegurada.

O Costa do Sol e o Desportivo, que têm tido prestações para esquecer este ano, vão jogar em frentes diferentes. Enquanto os “canarinhos” recebem o Sporting da Beira, os “alvi-negros” visitam o Vilankulo. Ambos os jogos realizam-se amanhã, data em que ainda teremos o FC Lichinga-Textáfrica e Atlético-Matchedje. Aliás, o FC Lichinga é obrigado a jogar em Maputo em virtude de o seu campo ter sido interdito pela Federação Moçambicana de Futebol na sequência dos distúrbios protagonizados pelos seus adeptos no encontro da Taça de Moçambique. Finalmente, amanhã, a HCB recebe o aflito Ferroviário de Pemba.

A avaliar pelos despiques desta ronda, portanto a 24ª, tudo indica que haverá muitas mexidas na tabela classificativa, principalmente na cauda.

Sem comentários: