quinta-feira, 7 de outubro de 2010

JOGOS DA COMMONWEALTH - Vamos assistindo os outros a passearem a sua classe


OS Jogos da Commonwealth entram hoje no seu quarto dia de competição. Os atletas moçambicanos continuam longe das suas melhores prestações, ou por outra, não estão a conseguir impor o seu potencial diante de um batalhão de estrelas que se deslocou a Nova Deli, proveniente de vários quadrantes do mundo inglês, para arrecadarem o maior número de medalhas das já denominadas olimpíadas da “Nação Inglesa”.



Ontem, por exemplo, no período da manhã, Géssica Stagno regressou às águas e, nos 100 metros mariposa, não nadou para além de 1.14.36 minuto, tendo ficado em segundo na sua série, uma série bastante fraca, porque na geral quedou-se em 20º lugar, num universo de 23 participantes. O que significa, em outras palavras, que o seu tempo só superou o de três atletas, por isso ficou logo eliminada
.

A primeira classificada na geral (só para o leitor ter a ideia da diferença de tempo) qualificou-se para as meias-finais com o registo de 1.06.84 minuto. Aliás, é necessário referenciar que muitos atletas, sobretudo aqueles que sabem que têm a fase seguinte garantida, não se esforçam nas primeiras eliminatórias, reservando-se para as finais, algumas das quais – na natação – têm sido disputadas de forma espectacular.

Géssica Stagno já tinha entrado em acção na terça-feira, nos 100 metros livres, na companhia da compatriota Mónica Bernardo, mas caiu fora logo à primeira e com o modesto tempo de 1.05.46 minuto, em 36º lugar.

Chaquil Camal, que também regressou ontem às águas da piscina, foi aparentemente bestial na série. Ocupou o primeiro lugar, mas a sua série era tão fraca que na geral caiu para o 35º lugar, com o tempo de 55 segundos, num total de 48 participantes.

O nadador moçambicano já havia sido afastado prematuramente, na terça-feira, nos 50 metros mariposa, com 28.11 segundos (34º lugar em 42 participantes).
Para hoje, teremos a aparição, mais uma vez, de Mónica Bernardo nos 50 metros livres, o que encerra o seu desempenho neste evento.

Gil Carvalho, em Nova Deli

Sem comentários: