sexta-feira, 9 de outubro de 2009

BASQUETEBOL – LIGA NACIONAL VODACOM - Segunda volta abre com jogos decisivos

PERSPECTIVA-SE um soberbo início da segunda volta da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. .

O basquetebol marca presença no aniversário da tragédia de Mbuzini Quatro modalidades assinalam Mbuzini
Um começo rodeado de uma dimensão extraordinária, pois será, seguramente, um grande indicativo daquilo que será o posicionamento final das equipas na tabela classificativa da presente fase regular, com particular realce para a questão da qualificação para as meias-finais, a serem disputadas no sistema de “play-off”O maior chamariz para a dupla jornada a decorrer entre hoje e amanhã tem a ver com o facto de as quatro formações da capital do país se digladiarem, sendo de destacar o Maxaquene que enfrenta, sucessivamente, Desportivo e Ferroviário, os seus principais adversários.

É verdade que na primeira volta não houve contemplações para ninguém, mas agora, na etapa que se segue, dado o carácter decisivo que assume, qualquer interveniente procurará se esmerar ao máximo, de forma a fazer valer o seu estatuto. Curioso o facto de, entre os três da frente – neste momento empatados com 13 pontos, após sete jornadas – ter havido uma divisão equitativa de vitórias e derrotas, cabendo aos “alvi-negros”, segundo a tabela oficial da Liga Nacional de Basquetebol, o primeiro posto com o coeficiente de 1,079101, contra 1,020408 dos “tricolores” e 0,904761 dos “locomotivas”.

Trata-se de uma situação que até pode vir a prevalecer – podendo, ou não, mudar a posição das equipas -, caso na segunda volta se verifique de novo o mesmo cenário de resultados entre estes contendores. No entanto, importa ter-se atenção ao percurso do Ferroviário da Beira, considerado inicialmente um “outsider”, mas que nas quatro linhas tem se revelado uma formação adulta, ambiciosa e verdadeira dona dos seus objectivos.

A turma do Chiveve está a apenas dois pontos do grupo da frente e reúne fortes hipóteses de subir alguns degraus. Tem um adversário directo, o Costa do Sol, que nesta nova página da prova fará tudo de forma a não perder o comboio rumo às cobiçadas meias-finais.

A dupla jornada que abre a segunda volta da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom coloca os “tricolores” num autêntico turbilhão, senão vejamos: esta noite, no seu pavilhão, a partir das 20.00 horas, enfrentam o ora revigorado Desportivo, um vizinho com quem sempre trava embates bastante interessantes e que, neste caso, pode ser um momento de ajuste de contas por parte dos “alvi-negros”; e amanhã, pelas 18.00 horas, no mesmo recinto, terão pela frente o campeão Ferroviário, cuja invencibilidade foi quebrada pelos pupilos de Carlos Ferro.

São, seguramente, partidas que farão as delícias dos adeptos, até porque, a antecedê-las, o prato não é menos aliciante:

Ferroviário-Costa do Sol, às 18.00 horas de hoje, e Desportivo-Costa do Sol, amanhã, a partir das 16.30.
Entretanto, ultrapassada a querela que se vivia em Quelimane em relação ao local de realização dos jogos, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom vai doravante escalar a capital zambeziana, com o Benfica local a receber os dois conjuntos beirenses: hoje o Ferroviário, às 20.00 horas, e amanhã o Desportivo, a partir das 18.00.

PROGRAMA DE JOGOS

HOJE

Pavilhão do Maxaquene

18.00h – Ferroviário-Costa do Sol

20.00h – Desportivo-Maxaquene

Pavilhão de Quelimane

20.00h – Benfica-Fer. Beira

AMANHÃ

Pavilhão do Maxaquene

16.30h – Desportivo-Costa do Sol

18.30h – Ferroviário-Maxaquene

Pavilhão de Quelimane

18.00h – Benfica-Desp. Beira

Sem comentários: