quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Zidane-Materazzi : Nem um Prémio Nobel da Paz os reconciliou

A HISTÓRIA é contada pelo jornal do Comité Telethon italiano: houve um Prémio Nobel da Paz que tentou conciliar Zidane e Materazzi, mas não o conseguiu.

Materazzi no chão depois da cabeçada de Zidane
O Prémio Nobel em questão é Henry Kissinger, nada mais nada menos que o homem que negociou a retirada das tropas americanas e concluiu o acordo de paz na Guerra do Vietname.

Por isso mesmo recebeu o Prémio Nobel em 1973. Ora Henry Kissinger tentou juntar os dois jogadores na edição de 2006 da Telethon - uma maratona televisiva cujo objectivo é angariar dinheiro para fins beneficentes - que se realizaria nos estúdios da estação televisiva RAI e funcionaria em simultâneo para o público italiano e francês.

A intervenção de Henry Kissinger foi feita a pedido de Susanna Agnelli, fundadora da Telethon italiana e também ela uma conhecida antiga diplomata. O objectivo era juntar os dois jogadores no estúdio, para eles se cumprimentarem, anunciarem a reconciliação depois da cabeçada de Zidane em Materazzi e apelarem à caridade dos compatriotas.

A resposta, porém, foi um rotundo “não”. Zidane não se mostrou disposto a fazer as pazes com Materazzi. “Isto não é a paz do século”, justificou o francês. “Tenho três filhos, amanhã é o dia deles e eu prefiro estar com eles”. Lippi, Moratti, Deschamps, Platini e até Jacques Chirac participaram no evento. Materazzi e Zidane é que não.

Sem comentários: