quarta-feira, 14 de outubro de 2009

QUALIFICAÇÃO PARA MUNDIAL DE 2010 - África do Sul quase no horizonte

A ZONA europeia de qualificação para o Mundial de 2010 conclui hoje o preenchimento das duas vagas de acesso directo e com a composição final das equipas participantes no "play-off" ainda por finalizar.

selecção de futebol da africa do sul
Nos jogos de sábado, a Itália, campeã do mundo em título, Dinamarca, Alemanha e Sérvia juntaram-se à Espanha, campeã europeia, Inglaterra e Holanda na lista dos representantes europeus já apurados para a fase final, que decorrerá entre 11 de Junho e 11 de Julho do próximo ano. Contudo, ainda há muita coisa por decidir.

Os nove vencedores dos grupos seguem directamente para o sorteio de 4 de Dezembro, na Cidade do Cabo, enquanto os oito melhores segundos classificados com melhor registo frente às cinco equipas melhor posicionadas nos respectivos grupos encontrar-se-ão, a 14 e 18 de Novembro, num “play-off” a duas mãos, que apurará os vencedores para a fase final.

ESLOVÁQUIA PERDE APURAMENTO DIRECTO

A Itália é a selecção com a média
A Eslováquia perdeu no sábado a oportunidade de se qualificar directamente para a primeira grande fase final desde que se tornou independente, ao perder em casa, por 2-0, com a Eslovénia, reduzindo a sua vantagem na liderança do Grupo 3 para dois pontos.

Caso a Eslováquia não vença hoje a Polónia, a Eslovénia pode qualificar-se com um triunfo em San Marino. Entretanto, a Suíça precisa de um ponto na recepção a Israel para vencer o Grupo 2. De outra forma, a Grécia poderá levar a melhor na diferença de golos derrotando o Luxemburgo em Atenas.

INCÓGNITAS PARA O "PLAY-OFF"

 Ronaldo e Quaresma:os siameses do “show”
Já confirmados no sorteio de segunda-feira do "play-off" estão a Bósnia-Herzegovina, França, República da Irlanda e Rússia. Portugal juntar-se-á a este lote caso vença Malta em casa no Grupo 1. A Ucrânia pode ultrapassar a Croácia no Grupo 6 com uma vitória em Andorra. Eslováquia e Suíça têm presenças asseguradas no "play-off" mesmo que não vençam os respectivos grupos. De outra forma, as suas vitórias abrirão vagas à Eslovénia e Grécia. A Noruega, segunda classificada no Grupo 9, de apenas cinco equipas, poderá ser uma das oito melhores segundas posicionadas caso Portugal perca em casa por quatro golos de diferença com Malta e a Suécia empate com a Albânia.

JOGOS

Grupo 1: Portugal-Malta; Suécia-Albânia e Dinamarca-Hungria

Grupo 3: San Marino-Eslovénia; República Checa-Irlanda do Norte e Polónia- Eslováquia;

Grupo 5: Estónia-Bélgica

Grupo 6: Inglaterra-Bielorrússia

Grupo 8: República da Irlanda-Montenegro; Itália-Chipre e Bulgária-Geórgia

Sem comentários: