quarta-feira, 14 de outubro de 2009

QUALIFICAÇÃO PARA CAN E MUNDIAL DE 2010 - Recepção calorosa aos “Mambas”

Adepto dos Mambas

A SELECÇÃO Nacional de Futebol já está em Maputo. Desembarcou na manhã de ontem no Aeroporto Internacional de Maputo debaixo de um calor humano intenso proporcionado pelos seus adeptos e simpatizantes, que em reconhecimento à excelente exibição de domingo em Abuja, frente à Nigéria, em partida da penúltima jornada do Grupo B de apuramento para o CAN e Mundial de 2010, não quiseram perder a oportunidade de irem saudar aqueles que a 14 de Novembro poderão ser os “heróis” deste país, carimbando o passaporte para Angola.

Centenas de pessoas erguendo dísticos com alguns dizeres como “Kampango hoye” e dançando ao som de algumas músicas dedicadas aos “Mambas” festejaram de forma eufórica a chegada daqueles que domingo no “inferno” do Estádio Nacional de Abuja rubricaram uma das suas melhores exibições de sempre nestas andança.

GUARDA-REDES Kampango

O público que vem acompanhando esta campanha de qualificação para o CAN e Mundial de 2010 não quis perder a oportunidade e acorreu em massa logo às primierias horas de ontem ao aeroporto para saudar de perto aqueles que pelo mundo fora vão dignificando o nome da “Pátria Amada”.

Mart Nooij, seleccionador nacional, e alguns jogadores foram levados ao ombro pelo simpático e carinhoso público, que inclusivamente acampanhou a trajectória da carrinha dos “Mambas” num ambiente verdadeiramente festivo.

Pelas artérias da cidade de Maputo por onde a carrinha dos “Mambas” passsasse mais pessoas iam-se juntando à caravana. Pena é que Kampango, o verdadeiro “herói” deste jogo com a Nigéria, não tenha desembarcado ontem em Maputo, tendo seguido de Abuja para o Cairo (Egipto) para retomar as actividades normais no seu clube.

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) renovou o contrato com holandês Martinus (Mart) Nooij Ignatius por mais três anos como seleccionador nacional
Outros jogadores, como Genito e Paíto, partiram de Abuja para os países onde jogam, enquanto os que actuam na África do Sul desembarcaram em Joanesbugo. O único “estrangeiro” que veio a Maputo é Dário Monteiro, que aproveitou o dia de ontem e o de hoje (folga na equipa) para rever a família e amigos.

Aliás, Dário Monteiro recebeu ainda em Abuja, logo depois do jogo, uma chamada telefónica da mãe para transmitir os seus parabéns a Kampango pela excelente exibição. Tantas outras pessoas próximas aos “Mambas” haviam telefonado para os jogadores felicitando-os pela coragem e exibição frente a um dos colossos do futebol africano e ainda por cima no terreno deste.

Entretanto, Mart Nooij, bastante emocianado pela recepção, prometeu aos deptos que ontem estiveram em Mavalane uma lição de bem jogar futebol à Tunísia no próximo dia 14 de Novembro.

Gil Carvalho

Sem comentários: