quarta-feira, 3 de março de 2010

Brasil : Maracanã modernizado para acolher o Mundial-2014

O MAIOR estádio do mundo, o Maracanã, no Rio de Janeiro, vai ser modernizado para acolher o Mundial de 2014 e, esta semana, começam os trabalhos de sondagem para a construção de quatro novas rampas de acesso.

O projecto da obra atenderá a todos os requisitos de exigência da FIFA sem descaracterizar o estádio, que está classificado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prazo para a conclusão das obras é Dezembro de 2012. O estádio só será fechado no segundo semestre deste ano.

Orçadas em 100 mil reais (40,7 mil euros), as novas rampas facilitarão a acessibilidade e a segurança. Com estes novos acessos, o estádio poderá ser totalmente evacuado em oito minutos no caso de se verificar uma emergência, tal como determina a FIFA.

Nos próximos dois anos e meio, o “templo” mundial do futebol passará por uma ampla reforma, mas a sua fachada, um espaço classificado, será preservada.

Do custo total estimado para a obra, 600 milhões de reais (cerca de 245 milhões de euros), 75 porcento serão financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES).

O Maracanã é considerado uma das “maravilhas” do Rio de Janeiro e é também um importante património turístico e cultural do país.

Considerado como o “Templo dos Deuses”, o estádio foi construído em 1950 como sede do Campeonato Mundial e projectado para receber mais de 166 mil pessoas.

Hoje, após ter passado por reformas, tem capacidade para 114 mil pessoas.

O estádio é um grande ponto turístico e é visitado por muitos turistas que vão ao Rio de Janeiro, apenas perdendo em popularidade para o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

O estádio já foi palco de grandes espectáculos musicais como os de Frank Sinatra, Madonna, Rolling Stones, Tina Turner e Paul McCarthney.

O complexo desportivo do Maracanã ocupa uma área total construída de mais de 300 mil metros quadrados.
O seu nome oficial, Estádio Jornalista Mário Filho, é uma homenagem a um jornalista brasileiro.

Sem comentários: