terça-feira, 9 de março de 2010

Onde estão elas agora: Maria Mutola rainha dos 800m


Sábado aparece como um dia muito grande para a Maria Mutola. Não é como estar escondidos em um call-sala antes de uma final de 800m nos campeonatos do mundo ou as Olimpíadas, mas ainda deve ser um dia sibilante-bum

Mutola de futebol do clube, Luso África - um lado as mulheres Sasol liga baseada em Germiston - face à equipa que apresenta um desafio à sua qualificação para os playoffs da liga.

"Nós estamos em segundo lugar, mas jogando a equipe em primeiro lugar" diz ela. "Se eles vencerem, vão ganhar nossa região e se o fizermos, nós vamos vencer. É um jogo muito grande."

Mutola tem despejado por luso desde 2009, um ano depois que ela se aposentou de dominar a cena 800m internacional para mais de uma década.

Agora vivendo em Bryanston e Moçambique -, depois de passar 16 anos de vida e de formação em Eugene, Oregon - diz o futebol é uma mudança bem-vinda a moagem de mais de 20 anos de meia-distância percorrida.

"É bom ter algo para fazer e da formação não é como era", diz ela. "É mais agradável, porque agora eu posso comer o que quiser. Se o tempo estiver ruim, eu posso dizer que eu não vou treinar. No passado, eu tinha que fazer o que ela diz no livro."

Dito isto, Mutola na melhor nick que a maioria dos 37-year-olds. Ela ainda treina na pista da Universidade Wits, às vezes dobrando a carga de trabalho com uma prática no Luso à noite.

Isto vai de alguma forma para explicar por que seus colegas mais jovens do futebol foram arrastando em seu caminho em seu papel como atacante.

"Nós já jogamos cinco ou seis jogos, e já marquei oito ou nove golos. Marquei quatro golos no primeiro jogo."

Mutola é deu uma volta completa a vida. Era uma jogadora de futebol que foi marcada pelo poeta José Craveirinha, que a convenceu a tentar correr.

O movimento fez Mutola, então com 14 anos, transformou-se nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988 como um dos talentos promissores de Moçambique. Enquanto corria o seu recorde pessoal na distância, ela ainda terminou em último no seu calor.
Mas a semente foi plantada por uma obsessão. "De repente, tudo que eu queria era ganhar uma medalha de ouro olímpica."

Seis Jogos Olímpicos depois (um dos quatro únicos atletas do atletismo ter conseguido que muitos jogos), não Mutola tem apenas executar sua raça, mas ela também teve sua época de ouro no quarto de pedir.

"A Olimpíada é uma daquelas coisas que vêm uma vez a cada quatro anos em sua carreira. Eu tinha que ir até três antes de finalmente ganhar no meu quarto. Vi Sydney como minha última chance de vencer."

Após decepção em Barcelona e Atlanta, Mutola e seu treinador passarão a campanha de Sydney, como uma operação militar.

"Nós tentamos fazer tudo perfeito: eu estava na Austrália, um mês e meio antes dos Jogos Olímpicos e eu mesma não foi considerada a permanecer na vila dos atletas porque eu tinha contraído pneumonia lá em Atlanta."

Surpreendentemente, a medalha de ouro em Sydney foi apenas sua segunda medalha olímpica (de ir com o bronze em Atlanta), em uma carreira em que ela dominou a 800 metros de 1993 a 2007.

Embora houvesse a validação em obter o ouro olímpico, o seu primeiro Campeonato do Mundo medalhas de ouro - interior e exterior em 1993 - eram seus destaques.

"Eu fui a primeira moçambicano a fazer isso e eu era uma campeão pela primeira vez. Os outros realmente não importavam, porque eu tinha feito isso."

Não que eu me aproximei dos outro como se eles não importassem. Ela acumulou 12 medalhas de campeonato do mundo de interiores e exteriores (10 medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze) e duas medalhas de ouro e uma de bronze nos Jogos da Commonwealth.

Dentro de casa, ela colocou em uma corrida incrível de vitórias de 1993 a 2006, perdendo apenas em 1999.

Ela tornour-se a única atleta a ganhar o US $ 1 milhão pote de ouro, depois de ganhar todas as suas corridas na Golden League 2003.

Apesar de seu gosto por carros - ela tem um Cadillac de 1952, e um Hummer H2 estacionado em sua garagem - ela vem como uma surpresa que ela não gastar um centavo do que em si mesma.

Em vez disso, ela colocou algumas delas em sua fundação, a Fundação Lurdes Mutola, de volta para casa e investir o restante em imóveis.

A fundação, que oferece bolsas de estudo para atletas e estudiosos em Moçambique e, geralmente, se concentra em tentar elevar seus compatriotas, é o que ocupa a maior parte de seu tempo.

As maiores exportações de Moçambique, Mutola é aliviado por estar fora dos holofotes.

"As pessoas sempre esperavam que eu ganhasse, eu gostava de receber telefonemas de Presidente (Joaqium) Chissano me desejando boa sorte.

"Tanto quanto foi motivante, ainda com um pouco de pressão, mas desde então tornamo-nos amigos."

Mutola ainda é uma fã de atletismo e se mantém actualizada sobre o que está acontecendo no desporto.

Ela pagaria para ver Usain Bolt correr, enquanto ela deu Caster Semenya um ombro para chorar por seus problemas com a IAAF.

"Ela me ligou depois que ela voltou de Berlim e pediu o meu apoio", diz ela. "Eu disse a ela que eu era totalmente solidária com ela, mas que precisava ser paciente e continuar treinando enquanto aguardava a IAAF a tomar sua decisão. Mas eu estou confusa agora, porque isso levá tanto tempo para se decidir."

Com a Copa do Mundo ao virar da esquina, recebendo bilhetes Mutola para que as suas equipas favoritas, Brasil e África do Sul, porque ela fala Português e passa a maior parte de seu tempo na África do Sul.

Sem comentários: