segunda-feira, 1 de março de 2010

MOÇAMBOLA-2010 - Campeão apadrinha estreia do Vilankulo



O FERROVIÁRIO de Maputo, detentor do título, vai apadrinhar a estreia do Vilankulo FC no Campeonato Nacional de Futebol, quando na jornada inaugural se encontrarem, no Estádio da Machava, segundo ditou o sorteio da prova, realizado sábado à noite, no decorrer da Gala da Liga Moçambicana de Futebol.

O Moçambola-2010 conhecerá o seu pontapé-de-saída no dia 20 de Março e o primeiro “derby” acontecerá somente na segunda ronda, a 4 de Abril, colocando frente-a-frente os vizinhos Desportivo e Maxaquene.

Numa cerimónia bastante concorrida e com uma operação de charme digna da ocasião e acima de tudo do alto profissionalismo hoje evidenciado pela Liga, a tribo do futebol se encontrou para, juntamente com os dirigentes governamentais e patrocinadores, testemunhar uma oportunidade que é sempre aguardada com muita expectativa, tendo em conta que é o momento em que cada interveniente da prova conhece os adversários que enfrentará ao longo das 26 jornadas.

Com os clubes distribuídos por potes, em função da sua proveniência – temos formações de Maputo, Inhambane, Manica, Sofala, Tete, Niassa e Cabo Delgado –, os representantes de cada um foram tirando as bolas da sorte, isto é, o seu número correspondente, já que a grelha dos jogos, por jornada, é a mesma em todos os anos. Pelos extremos, o número 1 coube à Liga Muçulmana e o 14 ao Vilankulo FC.

Na primeira jornada, para além do embate entre Ferroviário de Maputo e Vilankulo FC, terão lugar em Maputo mais três desafios, designadamente Liga Muçulmana-Textáfrica, Maxaquene-Ferroviário de Pemba e Atlético Muçulmano-Sporting da Beira. Como se pode depreender, curiosamente, os três novos primodivisionários, nomeadamente Vilankulo FC, Sporting da Beira e Ferroviário de Pemba, fazem a sua estreia na capital do país.

Desportivo, Costa do Sol e Matchedje iniciam o Moçambola-2010 fora de portas. Os “alvi-negros” vão ao terreno do FC Lichinga, os “canarinhos” visitam a HCB de Songo e os “militares” vão ao encontro do Ferroviário da Beira.

O campeonato começa a 20 de Março, mas no fim-de-semana seguinte terá uma paragem, de modo a dar lugar ao embate entre Moçambique e Malawi. Regressa a 3 e 4 de Abril, para a segunda jornada, altura em que teremos o sensacional Desportivo-Maxaquene.

Os outros jogos são: Textáfrica-Ferroviário de Maputo, Matchedje-Liga Muçulmana, Ferroviário de Pemba-Ferroviário da Beira, Sporting da Beira-FC Lichinga, Costa do Sol-Atlético Muçulmano e FC Vilankulo HCB de Songo.

Sem comentários: