quarta-feira, 17 de março de 2010

“Elefantes” continuam sem treinador : Holandês Guus Hiddink recusa Costa do Marfim


DEPOIS de vários dias de reflexão, o treinador holandês decidiu recusar o convite para orientar a Costa do Marfim no Mundial da África do Sul. A decisão de Guus Hiddink foi anunciada sábado, através de uma coluna de opinião que o técnico mantém no jornal “De Telegraaf”.



O compromisso assumido com a selecção da Turquia (futuro empregador do holandês) foi o motivo apontado para a recusa. Em especial, devido ao facto de os turcos terem já agendado três jogos amigáveis no final de Maio. “Se assinasse pela Costa do Marfim iria perder estes jogos e, para dizer a verdade, acho que isso é algo que não devo fazer”, escreveu Hiddink.

A selecção marfinense, que na primeira fase do Mundial terá como adversários Brasil, Portugal e Coreia do Norte, terá, agora, de procurar um novo técnico, figurando na lista o francês Philippe Trousier, apontado como um dos mais fortes candidatos.

Enquanto isso, o técnico bósnio Vahid Halilhodzic esclareceu que a razão de ter sido despedido do comando da Costa do Marfim está ligada às autoridades políticas locais.

“O nosso objectivo era vencer o CAN, mas os políticos começaram a colocar muita pressão na equipa. Essa era a mensagem do presidente: tínhamos de vencer. Não percebi bem porque fui despedido, mas alguém tinha de ser sacrificado e nunca seriam os jogadores ou dirigentes”, afirmou Vahid Halilhodzic.

O treinador bósnio apenas sofreu uma derrota em 24 jogos pela Costa do Marfim. No CAN Angola-2010, os “Elefantes” perderam frente à Argélia, numa partida onde chegaram a estar a vencer por 2-1, mas o adversário alcançou a reviravolta e triunfou por 3-2.

Sem comentários: