quarta-feira, 17 de março de 2010

LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS - Futuro do Barça em Camp Nou


O BARCELONA entra em campo, esta noite, para defrontar o Estugarda, que esta época ainda não perdeu fora de casa nas provas de clubes e quer corrigir, em Camp Nou, o resultado de 1-1 verificado na Alemanha. O actual campeão europeu venceu os derradeiros nove desafios em que recebeu equipas da Bundesliga e impôs-se nos dois embates (casa e fora) frente ao Estugarda, na fase de grupos de 2007/08, ao passo que os germânicos nunca venceram na Espanha.



O Barcelona procura a terceira presença consecutiva nos quartos-de-final. Já o Estugarda nunca passou dos oitavos-de-final e a última presença nos “quartos” de uma competição remonta a 1998.

Os catalães venceram os últimos oito embates em casa frente a adversários alemães, incluindo uma goleada por 4-0 frente ao Bayern Munique, nos quartos-de-final da época passada. O Bayern foi a última equipa da Bundesliga a sair vitoriosa em Camp Nou, quando, em Novembro de 1998, triunfou por 2-1 para a fase de grupos. O Barcelona derrotou os alemães do Fortuna Dusseldorf e venceu a Taça dos Vencedores das Taças de 1979.

Os detentores do troféu ganharam dois dos três jogos realizados em casa para a fase de grupos desta época, tendo batido Dínamo de Kiev e Inter de Milão, antes e depois de uma surpreendente derrota frente ao Rubin Kazan.

O Estugarda nunca venceu na Espanha, mas, esta temporada, já conseguiu três empates (um deles, em Novembro, na visita ao Sevilha, 1-1) e uma vitória fora de casa.

No total, as formações da Bundesliga venceram apenas um dos 12 encontros frente a equipas espanholas: triunfo por 1-0 na recepção à Real Sociedad, para a primeira “mão” dos quartos-de-final da Taça UEFA de 1988/89. Foi o seu primeiro encontro diante de adversários da Liga espanhola e os germânicos viriam apurar-se para as meias-finais no desempate por grandes penalidades, após terem perdido a segunda “mão” pelo mesmo resultado.

Noutro desafio desta noite o Olympiakos tenta ser a segunda equipa na história da “Champions League” a superar a derrota no jogo da primeira “mão”, no seu estádio, para eliminar o Bordéus, vencedor por 1-0 no Pireu. Como se não bastasse a tradição, também é importante destacar que a equipa treinada por Laurent Blanc venceu os três jogos da fase de grupos disputados no Stade Chaban-Delmas, triunfou nos últimos seis desafios e não sofre golos na prova há quatro jogos, enquanto o Olympiakos não conseguiu marcar qualquer tento nos três jogos do Grupo “H” disputados em terreno alheio.

A final desta edição realiza-se no dia 22 de Maio, um sábado, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.

CALENDÁRIO DE JOGOS

Camp Nou, em Barcelona

Barcelona-Estugarda

Stade Chaban-Delmas, em Bordéus

Bordéus-Olimpiakos

Sem comentários: