sexta-feira, 19 de março de 2010

AFROTAÇAS-2010 - Supersport: o novo gigante sul-africano


O SUPERSPORT United, adversário do Ferroviário de Maputo na Liga dos Campeões, é o novo gigante do futebol sul-africano. Nos últimos três anos ganhou igual número de títulos, destronando os históricos Orlando Pirates e Kaiser Chiefs.



A média de idade desta equipa é de 23 anos, e os três anos de sucesso resultam de um trabalho feito a nível da sua academia virada para a prospecção e formação de novos talentos.

O director de futebol, Stan Matthews, já disse que espera que, até 2012, cerca de metade dos jogadores em formação na academia cheguem à equipa principal, que neste momento tem um plantel de grande qualidade.

O clube tem a sorte de possuir dois guarda-redes de bom nível: Emile Baron e Jacob Mokhasi. Na defesa, os centrais Bongani Khumalo, de apenas 23 anos, e Bongani Zulu, internacional sub-20, são os titulares. O lateral esquerdo Rudi Isaacs, também de 23 anos, e Davies Nkasau, 22, na direita, dão a profundidade ofensiva pelas alas que a equipa precisa quando é para atacar.

No lado direito do meio-campo, Thabo Moleko, de 20 anos, tem um ritmo alucinante e é por isso um jogador a ter em conta. O lado esquerdo é comandado por Daine Klate, mas há também Tebogo Langerman, que, às vezes, tem sido chamado a ocupar o lugar de médio esquerdo.

Thandani Ntshumayelo é, aos 19 anos, considerado o patrão do meio-campo e funciona como ponte entre a defesa e o ataque. É um dos craques do campeonato sul-africano.


No ataque, existem Thabo Mongalo e Thulani Ngcepe, jogadores com um futuro promissor e que concorrem para assumir o lugar de Glen Salmon e Umony Brian.

Com uma estrutura de salários nivelado, o clube não está disposto a quebrar a sua política da academia de jovens, que é uma das suas prioridades principais.

Sem comentários: