quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Daúto Faquirá recebe Prémio “kanimambo”


 

O categorizado técnico moçambicano Daúto Faquirá, ao serviço do Vitória de Setúbal, que milita na primeira Liga Lusa, foi homenageado pela Casa de Moçambique em Portugal que atribuiu um galardão denominado Kanimambo, ao técnico pelo facto de o treinador promover o bom nome do nosso país por cá. 

Faquirá junta-se assim a outras individualidades moçambicanas ligadas ao desporto e não só que foram agraciadas por ocasião da realização da primeira edição do Torneio Mário Coluna, que fez deslocar os Mambinhas sub-20 a Lisboa em Setembro último. 

Eusébio, Mário Wilson, Hilário da Conceição, Ricardo Chibanga e Chichoro são algumas figuras que foram homenageadas nessa ocasião. Daúto Faquirá, natural da província de Inhambane, concretamente do distrito de Homoíne, é certamente o moçambicano que mais se destaca na actualidade do futebol português, através do seu trabalho que tem estado a crescer a olhos vistos. 

Faquirá concedeu uma entrevista ao “O País online” na qual manifestou a sua disponibilidade em contribuir para o desenvolvimento do desporto moçambicano, com particular destaque para o futebol modalidade onde o professor tem estado a triunfar desde que abraçou a carreira de treinador do Sintrense, passando pelo Estrela da Amadora e agora no Vitória de Setúbal. 

Manunteção na Liga e chegar longe na Taça

Nos sadinos, a meta de Faquirá passa por não descer de divisão e melhorar o posicionamento na tabela classificativa na Liga portuguesa, bem como ir mais longe possível na Taça de Portugal.  

Nesta última prova dizer que a equipa de Daúto Faquirá apurou-se para os oitavos-de-final na última quinta-feira ao derrotar por 4 bolas sem concorrência ao Torre de Moncorvo, uma equipa da 3a divisão.  

Com este desfecho, fica agendada para a próxima etapa um duelo entre Vitórias, pois os sadinos recebem o Vitória de Guimarães. Nos últimos quatro anos os minhotos desceram três vezes ao Sado para dizer adeus à prova rainha do futebol português.

Sem comentários: