terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Férias Desportivas Escolares: Cape-Cape pequeno para a pequenada


O CAMPO de Cape-Cape, no Chamanculo, tornou-se exíguo para acolher a pequenada daquele bairro da capital do país, um dos principais locais seleccionados para as actividades inseridas nas Férias Desportivas Escolares promovidas pela Direcção da Juventude e Desportos da Cidade de Maputo (DJDCM) nos distritos urbanos da capital do país.


Estima-se que estejam envolvidas mais de mil crianças no evento, que comporta diversas modalidades desportivas, tais como o futebol de onze, minibásquete, atletismo, voleibol e ginástica.


O campo do Cape-Cape é um dos centros das férias desportivas escolares, que pertence ao Distrito Urbano n.º 2 e que ontem foi palco de um movimento mais intensivo, com a visita que o director da Juventude e Desportos, António Munguambe, efectuou àquele recinto com o objectivo de se inteirar das actividades em curso.

A ginástica aeróbica dominou o dia. Toda a pequenada do centro e os nove monitores estiveram envolvidos nas demonstrações. Houve igualmente jogos nas modalidades de futebol e voleibol masculino e feminino.


Falando à nossa Reportagem, a directora da Juventude e Desportos do Distrito Municipal nº 2, Cármen Marrevune, contou que o material existente não chega para atender à aderência da criançada, mas sim suficiente para permitir que o movimento decorra sem grandes sobressaltos.

Dando exemplo, Cármen Marrevune disse que cinco crianças estão para uma corda na modalidade de ginástica. 

Analisando o grau de envolvimento da pequenada comparativamente ao ano passado, a fonte explicou que o movimento é relativamente maior este ano, sobretudo nas modalidades de atletismo e ginástica.

De referir que o Distrito Municipal 2 conta com mais um centro, no bairro do Aeroporto. Trata-se do Centro da Unidade 19, que acolhe as modalidades de futebol de onze, basquetebol e ginástica. 

O movimento das férias desportivas escolares decorre nos dois centros todas as manhas (das 8.00 às 11.00 horas) de segunda a sexta-feira.


Paralelamente ao movimento desportivo, decorrem actividades recreativas, que essencialmente são caracterizadas pela dança moderna, que é orientada pelos animadores destacados para os dois centros.

Sem comentários: