terça-feira, 9 de dezembro de 2008

LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS - Panathinaikos de Simão à procura do apuramento


O Panathinaikos, inserido no Grupo B, tem tudo a seu favor não só para se apurar como para terminar em primeiro lugar, já que joga em casa diante do Anorthosis Famagusta do Chipre, umas das equipas mais modestas em prova. O clube grego pode até dar-se o luxo de empatar para seguir em frente.

A equipa de Simão não deverá deixará fugir esta oportunidade, até porque parte supermoralizado depois de na jornada anterior ter ganho o Inter de Milão, por 0-1, num desafio em que defesa-médio moçambicano foi considerado o melhor em campo.

No entanto, uma vitória do Anorthosis apura-os para os oitavos-de-final. Por outro lado, um empate apura o anfitrião, que precisa de vencer se quiser terminar em primeiro lugar do grupo.

Já qualificado, o líder Inter de Milão vai tentar carimbar o primeiro lugar, bastando para isso vencer o Werder Bremen, actual quarto classificado, fora de casa, que, por seu lado, necessita também de vencer se quiser transitar para a Taça UEFA.

Grupo A

Dois pontos separam as três primeiras equipas, sendo que apenas o CFR 1907 Cluj está fora da luta pelo apuramento, sendo certo que vai terminar no último lugar. O clube romeno vai jogar apenas pelo prestígio quando defrontar o Chelsea, enquanto o seu adversário tem a qualificação garantida se vencer. A formação inglesa até pode passar mesmo que perca, mas só se o Bordéus não vencer fora a Roma. A equipa da Série A também pode perder e, mesmo assim, passar à fase seguinte, mas só se o Chelsea não vencer. Em relação ao Bordéus, precisa dos três pontos para se apurar.

Grupo B

Já qualificado, o líder Inter de Milão vai tentar carimbar o primeiro lugar, bastando para isso vencer o Werder Bremen, actual quarto classificado, fora de casa, que, por seu lado, necessita também de vencer se quiser transitar para a Taça UEFA. Mas até mesmo esse objectivo pode não ser cumprido, caso o Anorthosis Famagusta derrote o Panathinaikos, resultado que apuraria o clube cipriota para os oitavos-de-final, naquela que é a sua estreia na prova. Por outro lado, um empate apura o anfitrião, que precisa de vencer se quiser terminar em primeiro lugar do grupo.

Grupo C

No Grupo C está tudo resolvido, com o Barcelona confirmado como o primeiro classificado e procurando aumentar o seu pecúlio para 16 pontos, na recepção ao Shakhtar Donetsk, na terça-feira. Os ucranianos garantiram o terceiro lugar e a respectiva presença nos 16-avos-de-final da Taça UEFA depois de vencer o Basileia, por 5-0, na quinta jornada, e o detentor do título suíço espera agora terminar a sua participação da melhor forma, conseguindo a primeira vitória no grupo frente ao Sporting, segundo classificado, fora de casa.

Grupo D

O Atlético de Madrid e o Liverpool têm a qualificação garantida, faltando decidir qual deles será o primeiro classificado. Com 11 pontos cada, o clube espanhol está actualmente em vantagem, devido à melhor diferença de golos - por apenas um tento -, e vai tentar confirmar a vantagem fora de casa, contra o Olimpique de Marselha, que, por seu lado, só a vitória lhe interessa, já que garante um lugar na próxima fase da Taça UEFA. Entretanto, o Liverpool desloca-se até ao terreno do PSV Eindhoven, com o clube holandês a precisar de suplantar o resultado do Marselha de modo a arrebatar o terceiro lugar.

Grupo E

O Manchester United, actual campeão europeu, está em excelente posição no grupo, tendo já garantido a qualificação e ocupando a primeira posição, à frente do também já apurado Villarreal, devido à diferença de golos. O Manchester recebe o Aalborg, que tem segura a passagem para a Taça UEFA. O Manchester sabe que a vitória coloca a questão do primeiro lugar arrumada, a menos que o Villarreal derrote o Celtic FC, quarto classificado, por dois golos ou mais.

Grupo F

O Olimpique Lyon e o Bayern Munique podem já estar com o pensamento nos oitavos-de-final, mas resta saber quem será primeiro, decisão a ser tomada em França. Uma vitória dos anfitriões ou um empate a zero mantém o Lyon no topo, enquanto outro resultado garante essa posição ao Bayern. Mais atrás, o Steaua Bucureste tem que vencer a Fiorentina, isto se quiser negar ao conjunto italiano o terceiro lugar, bem como a passagem à Taça UEFA.

Grupo G

O líder Arsenal visita o FC Porto em busca do ponto que certifica a sua liderança, para lá do alcance do adversário português, com ambas as equipas já apuradas, independentemente do resultado do desafio. Entretanto, o Fenerbache, último classificado, precisa de vencer o Dínamo Kiev para subir ao terceiro lugar.

Grupo H

A líder Juventus tem dois pontos de avanço sobre o Real Madrid , desfrutando também de vantagem no confronto directo, o que significa que apenas precisa de empatar frente ao BATE Borisov, em casa, para garantir o primeiro lugar, frustrando as intenções do campeão espanhol. O Real precisa de vencer o visitante Zenit St. Petersburg para ter uma hipótese de ultrapassar a Juve na tabela classificativa, enquanto o seu opositor viaja até Espanha, sabendo de antemão que lhe resta cumprir calendário, uma vez que já garantiu o terceiro lugar, transitando para a Taça UEFA, onde vai defender o troféu conquistado a época passada.

CALENDÁRIO DE JOGOS (SEXTA E ÚLTIMA JORNADA)
HOJE 

Grupo E: Manchester ; Aalborg e Celtic-Vilarreal; Grupo F: Steaua-Fiorentina e Lyon-Bayern; Grupo G: F.C Porto-Arsenal e Dínamo de Kiev-Fenerbache; Grupo H: Juventus-BATE e Real Madrid-Zenit;

AMANHà

Grupo A: Chelsea-Cluj e Roma-Bordéus; Grupo B: Panathinaikos-Anorthosis e Werder Bremen-Inter de Milão; Grupo C: Basileia-Sporting e Barcelona-Shakhtar Donestk; Grupo D: PSV-Liverpool e Marselha-Atlético.

Sem comentários: