terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Futebol - “Nacional” de juvenis: Goleadas na abertura

A JORNADA inaugural do campeonato de juvenis em futebol que decorre desde domingo na cidade de Inhambane foi caracterizada por goleadas à moda antiga infringidas pela pequenada que se está a revelar talentosa e que pode ser o viveiro do chamado desporto das multidões no país.

A maior cabazada da abertura foi protagonizada pelos encarnados da capital do norte, Benfica de Nampula, por sete bolas a duas contra o Nova Aliança da Maxixe. Esta partida registou o golo mais rápido da prova até hoje, 54 segundos, a bola nem se quer foi tocada pelo adversário.

Abdul Hanan treinador e presidente do Benfica de Nampula que acompanha pessoalmente os jogadores de palmo-e-meioque evoluem em Inhambane, chamou a si o favoritismo de vencer a prova tendo prometido mostrar grande espectáculo no certame onde participam sete equipas, nomeadamente Benfica de Nampula, Ferroviário da Beira, Ferroviário das Mahotas, Lingamo Futebol Clube da Matola, Atlético de Chingussura da Beira, Escola Secundária de Muelé e Nova Aliança da Maxixe.

Outro resultado volumoso, destra feita por três a zero, pertenceu à turma de Muelé que derrotou os matolenses que não estiveram à altura de contrariar a vaidade dos miúdos da chamada Terra de Boa Gente que aos cinco minutos já estavam em vantagens, situação que serviu de convite aos residentes de Inhambane a assistir a prova que decorre no pelado de Muelé, arredores da cidade de Inhambane.

Pese embora o favoritismo que Abdul Hanan e seus pupilos reivindicam, sobretudo pelo futebol alegre e sincronizado ontem exibido em Inhambane, o Atlético da Beira do relator Desportivo Fernando Dias mesmo com derrota sofrida frente aos locomotivas de Chiveve, mandou recadinhosa outras turmas, pois, manifestaram nas quatro linhas vontade e querer de fazer o melhor. Atlético de Chingussura é produto das escolas de futebol que a cidade da Beira está a introduzir.

Curiosamente, o Campeonato de Juvenis, que abriu último domingo na cidade de Inhambane, é disputado com ausência dos famosos grandes, Ferroviário de Maputo, Desportivo de Maputo, Costa do Sol, Maxaquene, Estrela Vermelha e ainda o Ferroviário, ou seja, apenas um participante de Moçambola é que está representado no certame, o Ferroviário da Beira.

Para a pesquisa de talentos, a FMF enviou àquela cidade, o professor Abdul Abdula que está a seguir atentamente os jogos.

Amandio Macuacua

Sem comentários: