terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

AFROTAÇAS - SuperSport de Dominguez em alta


O SUPERSPORT United da África do Sul, onde alinha o internacional moçambicano Dominguez, venceu o Curepipe Starlight das Ilhas Maurícias por 5-2 em casa deste, domingo à tarde, em jogo da segunda mão de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos disputado no estádio George V.

Ao intervalo, as duas equipas estavam empatadas (2-2).


Com esta vitória, o SuperSport United qualificou-se para a segunda fase das eliminatórias da Liga dos Campeões Africanos, visto que tinha ganho também o jogo da primeira mão, por 3-0, há 15 dias na África do Sul.


Contrariamente às equipas moçambicanas, nomeadamente Ferroviário de Maputo e Atlético Muçulmano, que foram afastadas precocemente das afrotaças, os conjuntos angolanos do 1º de Agosto e Petro de Luanda qualificaram-se para a fase seguinte de acesso à liga dos clubes campeões e Taça CAF, respectivamente.

O 1º de Agosto venceu o Cara do Congo, em Brazzaville, por 2-1, em desafio da segunda mão das preliminares. Alberto marcou um dos tentos da formação angolana, enquanto o segundo golo foi apontado por um defesa do Cara na sua própria baliza.

No primeiro encontro, disputado no passado dia 31 de Janeiro no estádio da Cidadela, em Luanda, os "militares" haviam ganho, por 5-2, perfazendo assim 7-3 no cômputo das duas "mãos".

Com este triunfo, o grupo liderado pelo ucraniano Viktor Bondarenko vai defrontar nos dezasseis-avos de final o Canon de Yaounde, dos Camarões, que afastou o Inter Star do Burundi. 

Enquanto isso, o Petro Atlético de Luanda, outro representante angolano nesta competição, vai jogar com o TP Mazembe da RD Congo, depois de eliminar o Royal Leopards da Suazilândia.

Nas duas mãos, saliente-se, os comandados do português Bernardino Pedroto triunfaram por 6-0, sendo três em cada confronto.

As formações do Zimbabwe seguem também a cem por cento nas Afrotaças depois do Monomotapa e do Caps United, outros representantes da zona austral, terem transitado para a próxima eliminatória na Liga dos Campeões Africanos e Taça CAF, respectivamente.

O Monomotapa, campeão zimbabweano, venceu o Miembeni de Zanzibar, por 2-0, anulando assim a desvantagem de 2-1 que trazia do jogo da primeira mão, enquanto o Caps United ganhou ao Victors FC do Uganda, por 1-0. No primeiro embate a equipa zimbabweana havia triunfado, por 2-0.

Entre as equipas da zona austral, nota de destaque ainda para o Zesco United da Zâmbia, que eliminou o Mathare do Quénia de forma convincente da Liga dos Campeões. Os zambianos venceram, por 2-0, após terem ganho fora no primeiro desafio, por 3-1. 

Mas nem tudo foi um mar de rosas para as formações da zona austral, a de Moçambique, já que o Prisons da Tanzania perdeu frente o Khalij Sert da Líbia, por 4-0.

RESULTADOS

LIGA DOS CAMPEÕES (2ª mão)

Zesco United (ZAM) 2-0 Mathare Utd (KEN), qualificado Zesco

Ports Authority (S. LEOA) 0-1 AS Douanes (SEN), qualificado AS Douanes

Elect Sport (CHA) 0-0 Kano Pillars FC (NGR), qualificado Kano Pillars

KCC (UGA) 2-0 Ferroviário (MOÇ), qualificado KCC

SC Praia (C. VERDE) 1-0 AS FAR (MAR), qualificado AS FAR

Monomotapa (ZIM) 2-0 Miembeni (ZANZIBAR), qualificado Monomotapa

TAÇA CAF (2ª mão)

Caps United (Zim) 1 - 0 Victors FC (Uga), apurado Caps United

SO Armée (C. Marfim) 2-1 Mighty Barolle (S. Leoa), apurado SO Armeé

APR (Ruanda) 1-0 Gor Mahia (Quénia), apurado APR

ASV Vacoas Phoenix (Maur) 1-0 AS Adema (Madag), apurado ASV Vacoas Phoenix

Diaraf (Sen) 1-1 US Ouagadougou (B. Faso), apurado US Ougadougou

ASC Yakaar (Senl) 1-0 Benfica (G.Bissau), apurado ASC Yakaar~

Vital'O (Buri) 1-0 Tourbillon (Chade), apurado Tourbilon~

Malanti Chiefs (Suaz) 5-1 Atlético Muçulmano (Moç), apurado Malanti

Ahly Benghazi (Líbia) 3-2 Hay El Arab (Sudão), apurado Ahly Benghazi

Club 57 Tourbillon (Chade) 1-1 OC Bukavu Dawa (RDCongo), apurado Bukavu Dawa

Khalij Sert (Líbia) 4-0 Prisons (Tanzania), apurado: Khalij Sert

Sem comentários: