terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Grande noite de estrelas na gala do Moçambola


QUANDO celeremente se aproxima o ansiosamente aguardado momento da verdadeira festa do futebol nacional, o Moçambola-2009, cujo início está programado para 7 de Março, com as peripécias do jogo da bola a percorrerem o país de lés-a-lés, a noite do próximo sábado está reservada às estrelas que mais cintilaram no decurso da prova do ano transacto, numa cerimónia em que a sua consagração constituirá o ponto mais alto da gala promovida pela Liga Moçambicana da modalidade (LMF).


Paralelamente, e tendo em conta o campeonato deste ano, a ocasião servirá, também, para a realização do sorteio, altura em que os 14 clubes conhecerão os seus adversários na maratona de 26 jornadas que se prolongará até ao mês de Outubro.

Se a manhã de sábado está reservada ao frente-a-frente entre os clubes e a Direcção da Liga, encabeçada por Alberto Simango Júnior, com a discussão a gravitar em torno da acta da assembleia-geral passada, relatório e contas de 2008 e plano de actividades e orçamento para este ano, já o período da noite, no Hotel VIP Maputo, será aquele que irrefutavelmente prenderá as atenções dos amantes do futebol, pois, para além do desfile dos artistas que mais se destacaram no campeonato anterior, o sorteio criará, naturalmente, incomensuráveis expectativas.

Na parada de estrelas, o maior destaque irá recair sobre o Ferroviário de Nampula, uma formação que realizou um campeonato atípico, se tivermos em linha de conta que, por exemplo, atravessou alguma temporada no comando, nomeadamente na primeira volta, para depois conhecer um baque extraordinário, tendo chegado, inclusive, a somar incríveis derrotas consecutivas. Pois, a turma treinada em 2008 por Nacir Armando e que este ano tem à cabeça Sérgio Faife Matsolo, foi considerada equipa fair play, ou mais disciplinada, com menos cartões amarelos e vermelhos.

Em relação aos seus atletas, dois subirão ao palco da consagração. Trata-se do keeper tanzaniano Muhamad, guarda-redes menos batido, e do lateral direito Faife, cotado como o jogador mais popular. Coincidentemente e mercê, aliás, da sua magnífica carreira no ano passado ambos os futebolistas já não envergam a camisola dos locomotivas da capital nortenha, ao se transferirem para o Ferroviário de Maputo.

Nesta gala, o campeão nacional terá um jogador premiado: o ponta-de-lança Luís, melhor marcador, enquanto o vencedor do Moçambola anterior, o Costa do Sol, tem em Ruben o jogador mais valioso.

Estêvão Matsinhe, um juiz franzino e que praticamente não dá muito nas vistas, receberá o prémio de árbitro mais regular, tendo superado eminências como Mateus Infante, António Massango, Arão Júnior e Justino Faduco.

Com uma componente cultural a animar a festa, a gala reunirá muitas figuras ligadas ao futebol, entre dirigentes governamentais, da federação, da liga, dos clubes, jogadores, árbitros e jornalistas. Leia mais no DESPORTO

Sem comentários: