quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Desporto motorizado na cidade Maputo: Directores de prova mais actualizados


OS directores de prova e comissários de pista do Automóvel Touring Clube de Moçambique (ATCM) estão mais actualizados em matéria de gestão e controlo de competições do desporto motorizado, depois que foram há dias submetidos a mais um curso sobre a matéria na vizinha África do Sul, concretamente em Miderand, na cidade de Joanesburgo, onde está situada a pista de Fórmula 1 de Kyalami.


Para o curso, o ATCM fez deslocar sete directores de prova e 14 comissários, alguns dos quais exercem estas actividades há mais de 10 anos. Enquanto os directores de prova aperfeiçoavam o domínio sobre a gestão de competições, os comissários foram submetidos ao curso para dirigirem postos de delegados de pista, cuja responsabilidade é de controlar as pistas durante as provas. 


De referir que o último curso de directores de prova e comissários de pista teve lugar em 2007. O primeiro realizou-se em 1991, do qual saíram alguns dos melhores gestores de provas da agremiação, casos de Paulo Gumende e Marino Somá.

O presidente do ATCM, António Marques, salientou que a capacitação dos directores de prova e comissários de pista tem em vista fazer face às responsabilidades que vão se acrescendo com o desenvolvimento das actividades do clube, que resulta da reabilitação das pista principal (de automóveis) e a construção de pistas de karts e de motocross.

MOTOCROSS REAPARECE

A presente época do desporto motorizado ao nível da cidade de Maputo, que abre a 8 de Março, com o início da I Prova do Campeonato de Karts, traz algumas novidades de vulto, nomeadamente o reaparecimento do motocross, que não se realiza há sensivelmente 12 anos.

O relançamento do motocross resulta da construção de uma pista de raiz para este desporto, no âmbito da reabilitação do autódromo do ATCM. Paralelamente a esta prova, que se realizará a partir de 29 de Março até 3 de Outubro, destacam-se o Quads prova de motas de quatro rodas e o Triangular Séries, de karts.

Esta última prova, que será organizada pela Motor Sports da África do Sul e o ATCM, escalará as pistas sul-africanas de Durban e Zwardkosina, em Agosto e Setembro, respectivamente, antes de chegar a kartódromo do ATCM, em Dezembro. 

Será o evento internacional mais importante, uma vez que participarão nele pilotos de países da região austral, e que apurará uma espécie de campeão regional. Das provas previstas internamente destaca-se igualmente a Taça Moçambique de karts, que terá lugar entre Abril e Junho.

Sem comentários: