quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Um judoca no Ministério da Juventude e Desportos


PARA muitos, Fernando Sumbana Júnior é apenas aquele Ministro do Turismo que zelosamente vem exercendo o cargo há dois mandatos, procurando na medida do possível exportar a imagem turística do país e fazer com que Moçambique figure por excelência na rota dos grandes pontos turísticos do planeta.


No entanto, para os que o conhecem sabem que desportivamente é também uma referência numa modalidade que em 2008 nos representou nos Jogos Olímpicos de Beijing: o judo. 


Praticante e presidente da Federação Moçambicana de Judo, o novo Ministro da Juventude e Desportos não somente se sentirá como peixe na água no pelouro que ora abraça como também, na qualidade de responsável da comissão interministerial do Mundial de 2010, continuará a dirigir e impulsionar este movimento já na cadeira das duas áreas envolvidas na preparação do certame: turismo e desporto.

Ontem, na sua tomada de posse, ouviu do Presidente da República, Armando Guebuza, as devidas recomendações em torno daquilo que o país deve fazer para obter vantagens do Mundial sul-africano. Fernando Sumbana conhece perfeitamente o dossier e promete trabalhar incansavelmente para o sucesso do mesmo, até porque o Ministério da Juventude e Desportos tem quadros à altura de responder cabalmente a esta missão, parafraseando-o.

Aliás, reconhece que assumir dois ministérios é uma enorme responsabilidade e um desafio que saberá dar continuidade, tendo em conta o trabalho levado a cabo pelo seu antecessor. É um desafio e uma responsabilidade assumir dois ministérios. Mas, acima de tudo, é um sinal de confiança do Chefe do Estado, pelo que vou colocar todas as minhas energias e o meu melhor na direcção destes ministérios. Vou dar continuidade a todo o trabalho iniciado pelo meu antecessor, disse.

UM LEGADO ORGULHOSO

Paralelamente às grandes missões que aguardam o novo titular da pasta da Juventude e Desportos, o Presidente da República teceu rasgados elogios a David Simango, que deixou o cargo para assumir a presidência do município de Maputo, na sequência da sua vitória nas eleições autárquicas de 19 de Novembro passado. Segundo Guebuza, após quatro anos, Simango deixa um MJD com os seus diversos sectores revitalizados e galvanizados e a produzirem resultados de crescente impacto.

O Chefe do Estado enumerou as obras em curso do Estádio Nacional, do novo edifício do ministério, as múltiplas medalhas conquistas por Moçambique em diferentes modalidades, a Declaração de Cheringoma, o crescente movimento dos jovens para os distritos, o reforço da capacidade institucional das associações juvenis para intervirem em acções de educação cívica e patriótica.

Mas o Presidente da República fez também referência às qualidades de Sumbana como ministro, dizendo que, ao longo da sua carreira, ele tem demonstrado capacidade de liderar equipas para produzirem resultados de grande impacto, uma cultura de trabalho que, estamos certos, transportará para o Ministério da Juventude e Desportos .

Temos a certeza que o ministro Fernando Sumbana Júnior, que passa a assumir a Direcção do MJD, irá dar continuidade a esta obra do seu antecessor, nas suas várias vertentes, afirmou, acrescentando: No MJD, encontrará quadros com energias e capacidade e motivados para lhe prestar todo o apoio necessário na prossecução da sua nobre missão. Como temos sublinhado, as melhores soluções resultam quase sempre do diálogo e da participação colectiva, num trabalho e espírito de equipa.

1 comentário:

Anónimo disse...

senhor ministro de juventude e desportos...boa tarde.eu que n entendo nada de desportos ,fiquei triste de saber k temos uma campea mundial d karate,conquistado em 15 deste mes e k nem siquer foi reconhecida e recebida pelo governo...e triste