terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

APONTAMENTO - Vergonhoso!


NÃO há e nem deve haver justificação para tamanha vergonha. O futebol nacional está trajado de preto desde domingo, não porque tenha morrido um atleta, dirigente, treinador ou outra pessoa auxiliar.


Mas sim porque as equipas moçambicanas do Ferroviário e Atlético Muçulmano mancharam as cores da Bandeira Nacional nas Afrotaças, onde tinham a missão de nos representar a todos nós.


A avaliar pelos resultados nesta pré-eliminatória, não se compreende que as equipas moçambicanas tenham sido afastadas prematuramente destas competições continentais. O Ferroviário no acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes

Campeões de África e o Atlético na Taça CAF.

Não se compreende e nem cabe na cabeça de ninguém que as nossas equipas tenham ficado pelo caminho e de que maneira? De forma bastante horripilante, humilhante e desprestigiante.

Não compreendo até hoje como é que o Atlético foi eliminado por uma equipa da Suazilândia, que a priori era tida como das mais fracas desta fase, ainda por cima por humilhantes 5-2, no agregado das duas mãos e com o 5-1 no embate de domingo, da segunda mão. Quem é o culpado deste afastamento?

Já antes, no sábado, o Ferroviário, campeão nacional, que havia ganho também em casa, por 2-1, foi a Uganda colocar a nu as suas fragilidades, perdendo frente ao Kampala City, por 2-0. Um afastamento que deixou os moçambicanos com uma lágrima no canto do olho e que não será tão cedo esquecido.

Estes maus resultados vão, até certo ponto, manchar a boa imagem dos Mambas no continente, onde com muita dedicação estão entre as 20 melhores selecções de África.

Temos que encontrar explicações para este fenómeno pouco usual entre nós, partindo de alguns pressupostos fundamentais:

1- O nível de preparação das nossas equipas para as Afrotaças com enfoque para o regime da época desportiva ora vigente.

2- A qualidade dos nossos atletas e o investimento que é feito no nosso futebol.

3- A veracidade dos resultados internos com que as nossas equipas se qualificam para as Afrotaças.4- O nível de organização do clube desde a direcção até ao balneário.

GIL CARVALHO

Sem comentários: