terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

MOÇAMBOLA-2009 - Deslumbrante noite de estrelas!

AO desfile de estrelas entrelaçou-se o sorteio do Campeonato Nacional de Futebol da época em curso. Um cocktail que acabou resultando numa noite de sábado deslumbrante, meritoriamente oferecida pela Gala do Moçambola-2009.

Luís, melhor marcador do moçambola 2008

No mesmo palco e sem quaisquer olhares de soslaio juntaram-se dirigentes governamentais, desportivos e de clubes, treinadores e jogadores de diferentes clubes que a partir do próximo dia 7 de Março serão adversários, quando se der o pontapé de saída da nossa grande prova.

Árbitros, sem o apito nem os ameaçadores cartões, jornalistas e patrocinadores da Liga Moçambicana de Futebol também foram figuras activas deste evento, que teve o condão de mobilizar tudo e todos para a mesma causa: olhos postos para um campeonato que proporcionará uma interessante e escaldante derradeira jornada, com os quatro colossos da capital do país a cruzarem-se, ou seja, Ferroviário-Desportivo e Costa do Sol-Maxaquene.

O dia reservado à Liga Moçambicana de Futebol começou com a realização da Assembleia-Geral, durante a qual os clubes aprovaram por unanimidade a gestão do Moçambola e deram o seu voto de confiança ao elenco dirigido por Alberto Simango Júnior.

É que tanto o relatório de contas, essencialmente este, dado que se trata de gerir fundos injectados por parceiros que seguramente não querem ver o seu esforço financeiro para apoiar o futebol cair em saco roto, como o de actividades foram do agrado dos associados da Liga, mesmo reconhecendo alguns constrangimentos que foram surgindo ao longo da temporada transacta.

Deste modo, para o Moçambola deste ano, que conheceu a entrada de novos clubes, nomeadamente Matchedje de Maputo, HCB de Songo e Ferroviário de Nacala, bem como de novos patrocinadores, que deste modo se juntaram à nata do futebol nacional, o desejo dos clubes aponta para uma gestão ainda melhor e que a transparência por que prima a LMF seja continuada.

No entanto, como não há bela sem senão, chamou-se a atenção para uma atitude mais profissional e isenta por parte dos árbitros, pois, como se sabe, em 2008 surgiram muitas polémicas e suspeições de corrupção, embora em nenhuma ocasião tenham sido provadas. Aliás, no final do dia tivemos um campeão nacional, o Ferroviário de Maputo, que não somente foi de uma regularidade extraordinária como também provou no terreno, de jornada em jornada, a sua superioridade em relação aos adversários.

DESFILE DE ESTRELAS

Muhamad, guarda-redes menos batido

Cada prova tem os seus melhores artistas. E as estrelas do Moçambola-2008 cintilaram na noite de sábado, no Hotel VIP, numa cerimónia testemunhada pelo Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana – que se confessou maravilhosamente agradado por se juntar à grande família do futebol, desde que foi chamado a responder por este novo pelouro, em acumulação com o do Turismo – pelo Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, coincidentemente, anterior titular da pasta da Juventude e Desportos, e pelos Presidentes da Federação, Faizal Sidat, e da Liga, Alberto Simango Júnior.

O desfile abriu com a entrega do prémio de 100 mil meticais ao guarda-redes menos batido, o tanzaniano Muhamad, então do Ferroviário de Nampula e agora envergando o jersey dos locomotivas da capital do país. O lateral direito Faife, que também brilhou na equipa treinada por Nacir Armando e hoje à procura do mesmo no time do brasileiro Paulo Camargo, foi o jogador mais popular, tendo sido contemplado com 50 mil meticais.

Luís, o ponta-de-lança que teve uma contribuição decisiva para a conquista do título pelo Ferroviário de Maputo, ao assinar 15 golos, foi o melhor marcador da prova, cabendo-lhe 100 mil meticais. O médio atacante Ruben, do Costa do Sol, eleito jogador mais valioso (MVP), recebeu 50 mil, o mesmo valor que coube a Estêvão Matsinhe, árbitro mais regular, e ao Ferroviário de Nampula, equipa fair play.

Faife, jogador mais popular
DEFESA DO TÍTULO INICIA NA MACHACA

Tal como era de esperar, o sorteio foi a etapa que mais atenção despertou. Notava-se algum nervosismo nos presentes, mesmo sabendo que o destino é sempre se cruzarem, seja na primeira como na última jornada.

Deste modo, quando as bolas rolaram, ao campeão Ferroviário ditou o início da defesa do título no Estádio da Machava, perante o seu homónimo de Nampula. Curioso referir que será um encontro entre uma equipa que foi buscar unidades nucleares ao seu oponente da ronda inaugural do Moçambola-2009 e uma outra que para este e outros clubes perdeu jogadores de vulto.

Na primeira jornada, realce ainda para a deslocação do Maxaquene a Tete, para defrontar o Chingale, naquilo que será a repetição do sucedido no ano passado. Este embate, aliás, acabou sendo escolhido pela Liga Moçambicana de Futebol para o epicentro do arranque da competição, numa festa do pontapé de saída em que se combinarão o desporto e a cultura, no campo do Desportivo de Tete.

Costa do Sol-Textáfrica, Ferroviário da Beira-Matchedje, Liga Muçulmana-HCB de Songo, Ferroviário de Nacala-Atlético Muçulmano e Desportivo-FC Lichinga completam a jornada.

Entretanto, no que diz respeito aos encontros entre os quatro grandes da capital do país, saliência para a derradeira ronda, que contempla os jogos Ferroviário-Desportivo e Costa do Sol-Maxaquene. Mas o primeiro cruzamento verificar-se-á logo na segunda jornada, envolvendo Maxaquene e Ferroviário. Os outros desafios são: Maxaquene-Desportivo (4ª jornada), Desportivo-Costa do Sol (9ª) e Ferroviário de Maputo-Costa do Sol (11ª).

ALEXANDRE ZANDAMELA

Sem comentários: