quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Árbitros de futebol do norte capacitam-se em Nampula


INICIOU-SE segunda-feira, na cidade de Nampula, um curso de reciclagem dos árbitros que vão dirigir os jogos do Moçambola da presente época e não só, como aqueles que se filiaram nas comissões provinciais de árbitros da zona norte, incluindo a Zambézia, num total de 30.
 

Segundo Alfredo Chirindza, antigo árbitro e agora instrutor e representante regional da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF), o curso tem como objectivo capacitar alguns juízes por forma a melhorar o seu desempenho durante o campeonato. 

Entretanto, Chirindza aponta alguns constrangimentos na formação destes e outros árbitros que, apesar de demonstrarem a sua vontade e capacidade de aprender, se deparam com problemas de ordem logística, nomeadamente a falta de material didáctico. Porém, essas dificuldades poderão ser ultrapassadas durante a reciclagem, que durará quatro dias.

“O que nós queremos como instrutores é que os nossos colegas que estão no activo assimilem a parte técnica e a condição física, sem olharem para as dificuldades que estamos a enfrentar. Como pode observar, os árbitros provenientes do Niassa, Cabo Delgado, Zambézia e alguns distritos de Nampula, como Nacala e Angoche, vieram para a reciclagem às suas expensas”, anotou Alfredo Chirindza.

Sem comentários: