quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

FMF projecta "zonais" entre selecções provinciais



A FEDERAÇÃO Moçambicana de Futebol (FMF) projectou torneios zonais envolvendo as selecções provinciais de Sub-20 e 17 a partir de Abril próximo para a observação de talentos que constituirão os futuros combinados nacionais das categorias, mais conhecidos por Mambinhas.


O vice-presidente para a Alta/Competiçao na FMF, António Chambal, sublinhou que esta é uma estratégia encontrada visando manter estes escalões em actividade durante todo o ano, por forma a assegurar a sustentabilidade das selecções de Sub-20 e 17, sobretudo neste momento em que terão um envolvimento muito limitado a nível de competições internacionais, após a queda precoce nas fases de qualificação para os Campeonatos Africanos das Nações (CAN) deste ano. 



A FMF está a articular com as associações provinciais para que os torneios em perspectiva tenham lugar em Pemba, Quelimane e Xai-Xai, respectivamente nas zonas norte, centro e sul. A final terá lugar em Outubro ou Novembro num local a indicar. A FMF pretende fazer o mesmo em relação aos Sub-20, mudando apenas de sedes das zonais. 

Chambal salientou adiante que os custos para a organização das provas será da responsabilidade das associações.

SUB-20 NOS TORNEIOS DA CPLP EM LISBOA E BRASIL 

A selecção de Sub-20 ainda safa-se porque participará em duas competições de vulto, nomeadamente a participação no Torneio da CPLP em Lisboa, em Junho, no âmbito do movimento para as Olimpíadas de 2012, em Londres.

Os Sub-20 vão estagiar duas semanas na Alemanha antes de partirem para este torneio, isto no âmbito do acordo com a federação alemã. 

Os Sub-20 estão a ser projectados para este torneio atendendo que maior parte dos jogadores que neste momento fazem parte da equipa subirão de escalão, passando a constituir a selecção de Sub-23, ou seja Olímpica. Os Sub-23 disputarão ainda o Torneio da CPLP no Brasil, entre Junho e Julho, que é uma iniciativa daquele país latino-americano, para em Dezembro participarem no Torneio da COSAFA, na vizinha África do Sul.

Enquanto isso, a selecção de Sub-17 aguardará apenas pelo Torneio da COSAFA, que se realizará num lugar ainda por indicar. Este será o pior ano para esta selecção, pois a sua rodagem vai depender muito dos convites que surgirem, dada a falta de capacidade da própria FMF de promover jogos amigáveis envolvendo as selecções nacionais. 


De salientar que o próximo CAN de Sub-17 terá lugar na Argélia, em Março que se aproxima. Os CAN de Sub-20 teve, por seu turno, lugar em Janeiro último, em Luanda, e foi ganho pelo Gana, que bateu Camarões por 2-0, na final.


CHABABE E JOSÉ AUGUSTO À FRENTE DOS "MAMBINHAS"

Entretanto, Chababe Amade Chababe continua como aposta da FMF no comando dos Mambinhase será auxiliado por José Augusto, assim como aconteceu nalguns jogos envolvendo as selecções de Sub-20 e 17 no ano passado.

A FMF continua à procura de um treinador estrangeiro de campo. Uma vez encontrado, Chababe passará a assumir o cargo de seleccionador nestes escalões de formação

Sem comentários: