quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

“Mambas” em missão espinhosa diante do Malawi: Óptima disposição bom resultado à vista


NÃO é ainda o desafio da sensacionalmente aguardada derradeira fase de qualificação para o CAN e Mundial de 2010, porém, trata-se de uma partida de capital importância e encarada com muita seriedade pela Selecção Nacional de Futebol.



O adversário chama-se Malawi e apresentar-se-á, esta tarde, no Estádio da Machava, a partir das 15.00 horas, também com todo o seu arsenal, pois, à semelhança dos Mambas, encontra-se a aquilatar a sua forma, tendo em vista os compromissos programados para Março próximo, altura em que, no dia 29, a turmamoçambicana receberá a visita da Nigéria.


Depois de terem iniciado o ciclo de preparação na segunda-feira, os comandados do holandês Mart Nooij observaram ontem um treino matinal, após o primeiro ter sido no período da tarde. Segundo testemunhámos, a entrega dos jogadores é total e a disposição é óptima, reinando no seio do grupo uma forte motivação pela vitória.

À excepção do guarda-redes Kampango, impedido pelo seu clube, alegadamente porque ontem tinha um jogo, todos os elementos convocados encontram-se à disposição da equipa técnica, tendo o último a chegar sido o gregoSimão, que desembarcou a meio da tarde de ontem.

O tempo de ensaio colectivo foi pouco, mas tal não constitui grande preocupação, uma vez que os jogadores conhecem-se perfeitamente, excluindo algumas unidades novas ora chamadas à experiência, como é o caso do jovem alvi-negro Isac. Acima de tudo, o que o treinador pretendia era o desenho de certos esquemas tácticos e a movimentação da equipa na globalidade, cuidados que estão os aspectos físicos nos respectivos clubes.

No Vale do Infulene, espera-se uma formação bastante ousada do ponto de vista ofensivo e que faça golos, aliás, o principal óbice dos Mambas. Os jogadores estão conscientes de que, a despeito de não se tratar de uma partida pontuável para uma prova, é imperioso que ganhem, uma plataforma para a elevação dos seus índices de confiança, numa altura em que se aguarda a visita dos nigerianos, cuja selecção tem uma cotação internacional acima da nossa.

Em função daquilo que pudemos observar, com Kampango indisponível, o dono da baliza, esta tarde, deverá ser Binó, que este ano se transferiu do Chinada para a Liga Muçulmana. Trata-se de uma estratégia visando experimentar outras pedras novas susceptíveis de substituir Kampango, depois de Marcelino, ora regressado ao Desportivo, ter dado boas indicações na época passada quando foi chamado a ocupar os postes.

Na retaguarda, e com Paíto ausente devido a uma lesão, o lado direito será ocupado por Dário Khan e o esquerdo por Miro, cabendo a Fanuel e Mano a zona central. À frente destes estará Simão e, ligeiramente adiantados, Nelinho, Carlitos e Dominguez. Os pontas-de-lança serão os inevitáveis Tico-Tico e Dário Monteiro. 

A equipa técnica acredita que inicialmente irá fazer alinhar este onze e, caso haja alguma mudança, ocorrerá na zona nevrálgica, sacrificando-se um médio defensivo (Carlitos ou Nelinho) por um atacante, no caso, Josimar, a apresentar uma boa forma.

No banco estarão Marcelino, Zé Luís, Mexer, Ruben, Alvarito, Josimar, Nito e Maninho. Foram dispensados Sonito, Campira, Payó e Isac.

ATENÇÃO AO MALAWI! 

A selecção malawiana efectuou, ontem à tarde, um treino de adaptação ao relvado do Estádio da Machava. Tanto quanto se sabe, são um grupo muito forte e bem estruturado fisicamente. A equipa técnica dos Mambasacredita que será uma partida extremamente difícil para ambos os contendores, cujo objectivo é vencer, até porque os nossos vizinhos do noroeste estão também na fase de qualificação para o CAN e Mundial de 2010.

Porque interessa aos treinadores ir observando mais jogadores, razão da abrangente convocatória para o embate frente aos malawianos, assim como dotar o time de mais competitividade, está previsto um outro jogo no dia 18 de Março, provavelmente contra a África do Sul, em Maputo.

Em relação ao encontro desta tarde, o árbitro virá da Suazilândia, tendo como assistentes juízes locais. Os bilhetes de ingresso estarão à venda ao preço único de 50 meticais.

Sem comentários: