quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Taça UEFA está de volta


AS atenções voltam-se hoje e amanhã para o regresso das competições europeias, com o arranque da primeira mão dos dezasseis-avos-de-final da Taça UEFA, onde o Sporting de Braga, a única equipa portuguesa ainda em prova, defronta o R. Standard de Liège.


É de salientar ainda as partidas entre o Zenit, detentor do título, e o Estugarda; Werder Bremen - AC de Milão e 
Fiorentina Ajax, sendo que este último realiza-se amanhã.


O REGRESSO DO ZENIT

Para vários conjuntos, estas eliminatórias a duas mãos constituem os primeiros jogos oficiais do ano, mas tal não impediu o Zenit St. Petersburg de, na época passada, ter chegado à final e vencido o seu primeiro troféu da UEFA.

Após ter terminado a participação na Liga dos Campeões, ao ficar em terceiro no Grupo H. O Zenit está de volta para defender o título, mas, como há 12 meses, quando se superiorizou ao Villarreal através de golos marcados fora de casa, a equipa russa defrontará o novo adversário complicado, o Estugarda.

A AMEAÇA DO MILAN

O Estugarda é uma das quatro equipas alemãs ainda em prova e, enquanto Hamburgo e Wolfsburg terminaram os respectivos grupos na primeira posição, originando deslocações na primeira mão aos terrenos do NEC Nijmegen e do Paris Saint-Germain, o Werder Bremen defronta o AC Milan depois de ter transitado da Champions League.

Esta competição europeia de clubes é a única que falta ao palmarés dos rossoneri e, com uma equipa recheada de estrelas, incluindo Paolo Maldini, Andrea Pirlo, David Beckham, Kaká, Ronaldinho, Andriy Shevchenko, Alexandre Pato e Clarence Seedorf, os milaneses estão apostados em conquistar o troféu.

CSKA ESCOLHE ZICO

Outros encontros em destaque são os que opõem a Fiorentina ao quatro vezes campeão europeu Ajax ou o duelo entre especialistas em taças internas, Shakhtar Donetsk e Tottenham, que se encontram na Ucrânia num dos cinco jogos agendados para amanhã.

Várias equipas do mesmo país poderão encontrar-se nos oitavos-de-final e o Tottenham é precisamente uma delas, embora somente se levar a melhor sobre o Shakhtar e o Aston Villa se superiorizar ao CSKA de Moscovo, vencedor da prova em 2004/05 e que, no Inverno, escolheu o brasileiro Zico como o novo treinador da equipa.

POSSÍVEL DUELO UCRANIANO

Ao passo que as equipas inglesas já se encontraram por duas vezes na Taça UEFA, os conjuntos ucranianos jamais se enfrentaram nas provas europeias. Isso, no entanto, poderá mudar esta época, caso Dínamo de Kiev e Metalist Kharkiv passem à fase seguinte. Antes, porém, terão de eliminar respectivamente o Valência e a Sampdória.

REPRESENTAÇÃO DINAMARQUESA

Pela primeira vez em cinco anos, o campeonato da Dinamarca terá dois representantes em prova após a pausa invernal Aalborg e København , enquanto o Bordéus e o Galatasaray defrontar-se-ão pela quarta vez em três épocas, num duelo em que o conjunto turco espera alcançar o primeiro triunfo sobre o anfitrião francês.

JOGOS DE HOJE

Dínamo de Kiev - Valência

Zenit - Estugarda

Olimpiacos - St Etienne

Aston Villa - CSKA de Moscovo

Werder Bremen - AC Milan

Sampdória - Metalist

NEC -Hamburg

PSG - Wolfsburg

Bordéus - Galatasaray

AaB - Deportivo

Braga - Standard

JOGOS DE AMANHÃ

Lech - Udinese

Shakhtar - Tottenham

København - Man. City

Marselha - Twente

Fiorentina - Ajax

Sem comentários: