quarta-feira, 25 de março de 2009

Assim vai a preparação dos “Mambas” para o embate com a Nigéria: Afinar a pontaria e aprimorar a técnica

FOI a um ritmo mais acelerado que os “Mambas” realizaram ontem o segundo treino da semana tendo em vista o jogo frente à Nigéria a realizar-se domingo a partir das 15.00 horas no Estádio da Machava.

Muita entrega e dedicação nos treinos dos “Mambas” (C. Bila)

O grupo passou a estar mais composto com a integração de Genito e Paíto, embora este último, a recuperar de uma lesão, tenha feito apenas corrida para apurar o físico. Só ficou a faltar o médio Simão, que chegou ontem da Grécia, país onde joga ao serviço do Panathinaikos, mas que hoje deverá realizar a primeira sessão de treino.

A sessão de ontem trouxe ainda uma novidade agradável: Mano, que na segunda-feira tinha trabalhado à parte, fazendo apenas corrida de manutenção física, treinou sem limitações. Já o “capitão” Tico-Tico realizou apenas corrida, já que vem de uma lesão, e por uma questão de precaução a equipa técnica optou por não pô-lo a treinar com o restante grupo que ontem aprimorou o remate à baliza e a técnica de passe.

Com efeito, Mart Nooij, seleccionador nacional, dividiu a equipa em dois grupos. Um trabalhou com Amade Chababe, que instruía os jogadores para rematarem à baliza de diversas formas (remates cruzados e pelo centro) sempre de fora da grande área.

Privilegiou os remates em jeito. Neste capítulo, nota positiva para o defesa esquerdo Miro, que esteve com a pontaria afinada. Kampango, Binó e Marcelino, que iam trocando de lugar na baliza, tinham dificuldades em suster os remates do esquerdino.

Miro deixou boas indicações e deu mostras de que pode repetir aquele golo contra a Costa do Marfim, que deu o empate aos “Mambas” a uma bola. Kampango, visivelmente com menos quilos, esteve bem entre os postes. Mas Binó e Marcelino não ficaram para trás, pois fizeram boas defesas.

Um cenário que remete a equipa técnica para uma difícil escolha para a baliza, embora Kampango esteja em vantagem pela experiência que acumulou no futebol profissional.

O apuro técnico sobretudo a nível do passe foi igualmente um dos aspectos em foco no treino de ontem. Os jogadores concentraram-se e num curto espaço iam trocando a bola e quase sempre ao primeiro toque.

Uma sessão de treino que vai de encontro com aquilo que o técnico holandês implementou na equipa moçambicana: trocar a bola sempre rente ao relvado e evitar pontapear a bola para cima.

Outro dos objectivos deste treino é fazer com que a equipa saia a jogar mesmo quando se vê pressionada pelo adversário. São portanto diversas situações que o “staff” técnico está atento e pretende ver aplicadas em consonância com as circunstâncias do jogo.

Hoje a selecção moçambicana volta a realizar treinos bidiários no Estádio da Machava, sendo que a preparação deverá ser mais intensa.

Já amanhã, é provável que comece a desenhar-se a táctica do jogo e possa dar para ver qual poderá será a equipa que entrará de início para o jogo ante a poderosa Nigéria.

Sem comentários: