terça-feira, 31 de março de 2009

QUALIFICAÇÃO PARA O CAN E MUNDIAL-2010 - FIFA coloca “Mambas” como equipa-surpresa da 1ª jornada

O “SITE” FIFA.com coloca a Selecção Nacional como a equipa-surpresa da primeira jornada da terceira fase de qualificação para os Campeonatos Africano e Mundial de 2010, que arrancou no pretérito fim-de-semana.

Adepto dos Mambas
Para a FIFA.com, Moçambique protagonizou o resultado mais inesperado da ronda, ao empatar com a Nigéria sem abertura de contagem, algo que é visto como um feito extraordinário. Segundo o “site”, as “Super Águias” pareciam imparáveis, após seis triunfos na fase anterior, o que deixava indicações para um início fulgurante frente aos “Mambas”.

Numa análise daquilo que foi o jogo, o FIFA.com afirma que a suposta diferença de nível entre ambas as formações não se notou. Apesar da presença dos seus melhores elementos e do regresso de Obafemi Martins, os pupilos de Shaibu Amodu foram incapazes de abrir brecha numa valiosa defesa moçambicana e que se portou de forma categórica não dando espaços ao ataque contrário.

Acrescenta que os “Mambas” puseram fim a uma sequência de oito vitórias consecutivas na fase preliminar de apuramento para o “Africano” e “Mundial”, provas que se realizam em 2010, em Angola e África do Sul, respectivamente.

A avaliar pela prestação dos “Mambas” nos últimos jogos, nos quais não perdeu com nenhum dos colossos africanos no Estádio da Machava - empates com Senegal (0-0), Costa do Marfim (1-1) e Nigéria (0-0) – pode-se afirmar de boca cheia que a luta pelo único lugar que dá acesso ao Campeonato do Mundo e pelos três que permitem estar presente no CAN continuará acesa, até porque a derrota do Quénia, em casa, diante da Tunísia, no sábado, favorece os “Mambas”.

Há que reconhecer que a Selecção Nacional, pelo menos no seu terreno, Estádio da Machava, tem se assumido como verdadeira cobra venenosa, faltando traduzir esse domínio em golos.

No jogo de domingo, com ajuda do público, que encheu por completo a nossa casa de visitas, os “Mambas” demonstraram, mais uma vez, que pertencem ao leque das 20 melhores selecções africanas e que a sua presença nesta fase decisiva de apuramento é fruto de um trabalho que a equipa técnica vem realizando, principalmente no capítulo psicológico.

As imagens de Carlos Bernardo ilustram a alegria que se viveu na Machava.

Sem comentários: