sexta-feira, 27 de março de 2009

Preparação dos “Mambas” para o duelo com a Nigéria: Maninho chamado Nito dispensado

OS “Mambas” voltaram ontem à carga tendo em vista a preparação para o desafio frente à Nigéria agendado para domingo, no Estádio da Machava, a contar para a primeira jornada do Grupo “B” de qualificação para os Campeonatos Africano e Mundial, provas que se realizam em 2010, em Angola e África do Sul, respectivamente.

Ensaio de marcação de livres
A sessão de treino de ontem contou a com presença do avançado da Liga Muçulmana, Maninho, que foi chamado à última hora para substituir o atacante, Nito. A razão principal para esta alteração tem a ver com o facto de Nito não estar a render o desejável para a equipa técnica. Aliás, foi notório nos treinos que o avançado do Costa do Sol não atravessa o seu melhor momento de forma e por isso era um potencial concorrente a não constar da lista final dos 18 jogadores convocados. O que não se previa é que seria tão cedo, visto que a divulgação da convocatória final será, em princípio, conhecida amanhã.

Foi assim dada a Maninho a oportunidade de provar que mereceu esta chamada, embora Dário Monteiro, Luís e Tico-Tico partam em vantagem, visto que estão integrados na Selecção Nacional há mais tempo.

No caso de Dário e Tico-Tico pode-se dizer que estes são mesmo intocáveis na frente de ataque do combinado nacional, embora este último tenha treinado com limitações (segunda, terça e quarta-feiras) devido a uma lesão contraída no clube onde milita, o Jomo Cosmos da África do Sul.

O certo, porém, é que ontem viu-se um Tico-Tico mais solto e a treinar com botas, algo que até então não tinha se verificado.

O “capitão” vinha trabalhando de sapatilhas e limitava-se a fazer corrida à volta do campo e a fazer outros exercícios físicos, mas sem muito esforço por forma a não comprometer a sua presença neste desafio de capital importância para a turma moçambicana. Pelo que ver Tico-Tico calçar as “chuteiras” foi já um sinal satisfatório que deixa boas indicações no que toca à sua utilização para o embate com a Nigéria.

Em relação àquilo que foi o treino da selecção, destacar a “peladinha”, assente na definição do modelo táctico a usar, sendo que hoje este aspecto deverá ser trabalhado ao pormenor na parte de manhã e de tarde.

No sábado os “Mambas” realizam a última sessão, no campo do Costa do Sol, visto que a selecção da Nigéria, que chega esta noite, fará o treino de adaptação ao Estádio da Machava.

Sem comentários: