quinta-feira, 26 de março de 2009

A sensivelmente quatro dias do embate com a Nigéria: “Mambas” aceleram o ritmo

QUANDO faltam sensivelmente quatro dias para o tão aguardado embate com a Nigéria, a Selecção Nacional intensifica a sua preparação, sem ainda poder contar, a cem por cento, com o avançado Tico-Tico e o defesa Paíto (ambos a recuperarem de lesão).

Mambas” intensificam preparação
Todavia há indicações de que ambos deverão estar operacionais para o duelo de domingo na Machava a contar para a primeira jornada do Grupo “B” de qualificação para os Campeonatos Africano e “Mundial” de 2010.

O treino de ontem trouxe uma cara nova, a do médio Simão, que realizou a sua primeira sessão de treino, após ter desembarcado na capital do país na manhã de terça-feira, proveniente da Grécia, país onde joga pelo Panathinaikos. Com a integração de Simão, o grupo ficou completo (23 jogadores) e treinou a um ritmo mais dinâmico, puxando pelo físico.

Miguel Chau, encarregue de cuidar da condição física, pedia insistentemente aos jogadores que fizessem sucessivas mudanças de velocidade como forma de testar a capacidade de reacção de cada um.

Foi um período rotineiro e suado durante o qual todo o grupo, num ambiente alegre, evidenciou uma excelente determinação e empenho, enquanto Tico-Tico e Paíto faziam corrida à parte e iam alternando com exercícios físicos, sendo que o último ainda fez treino com bola.

A sessão preparatória incidiu na marcação de livres directos e indirectos e cruzamentos para área. Todos os jogadores foram chamados a marcar livres, tendo Mano, Carlitos e Miro se destacado nesse aspecto.

No que diz respeito aos cruzamentos, Danito Parruque foi o escolhido para o fazer pela esquerda, enquanto Dominguez o fazia pela direita.

Os centros eram quase bem executados, mas já não se pode dizer o mesmo no que toca à finalização, já que Dário Monteiro, Luís e Fanuel, alguns dos jogadores que foram colocados na posição de finalizadores, não tiveram a pontaria afinada, por vezes, por mérito dos guarda-redes (Kampango, Binó e Marcelino), que demonstravam notáveis reflexos.

Esta sessão foi orientada pelo seleccionador nacional, Mart Nooj, que se mostrou muito exigente com os seus pupilos quando estes executavam mal o remate. Foram várias as vezes que o técnico holandês interrompeu o treino para explicar aos jogadores como deviam rematar.

Mart deixou indicações de que quer os “Mambas” muito bem na finalização. Aliás, este aspecto tem sido uma das lacunas do combinado nacional. Por isso, não é de estranhar que o seleccionador nacional tenha privilegiado, no treino de terça-feira e de ontem, os remates à baliza, de todas as formas.

Entretanto, espera-se que nos treinos de hoje e de amanhã, Mart comece a desenhar a estratégia e a equipa que alinhará de início contra a Nigéria.

Tico-Tico e Paíto ainda treinam à parte
CONVOCATÓRIA FINAL SÓ NO SÁBADO

Prevê-se que Mart Nooij divulgue os 18 atletas só no sábado. Neste momento, são 23 os que compõem a selecção, pelo que cinco serão dispensados. Difícil é dizer qual será o quinteto que deixará de fazer parte dos planos da equipa técnica, visto que todos se têm empenhado nos treinos.

Recordar que, para além da Nigéria, os “Mambas” terão como adversários, no Grupo B, a Tunísia e o Quénia.

Sem comentários: